O que condiciona o sexo do bebê
Muitos pais querem que o filho seja de determinado sexo, principalmente quando já têm um ou mais filhos. É por isso que às vezes eles se perguntam o que condiciona o sexo do bebê a fim de concretizar a realização dos seus desejos. Felizmente, existem vários métodos com muita probabilidade de acerto.
O que condiciona o sexo do bebê que você quer ter?
O sexo de um bebê é condicionado desde o momento da concepção, devido ao fato de que é determinado pelo cromossomo do espermatozoide.
Ou seja, os espermatozoides contêm dois cromossomos, um identificado com a letra X – feminino – e outro com a letra Y – masculino. Nas mulheres, no entanto, os óvulos têm dois cromossomos femininos, XX.
A união de um óvulo X com um espermatozoide que contenha cromossomos X origina um zigoto com dois XX, razão pela qual nascerá uma menina. Pelo contrário, a união de um óvulo X com um espermatozoide com cromossomo Y, gera um zigoto XY, isto é, masculino.
Tratamentos de fertilidade e seleção do sexo
Os tratamentos de fertilidade permitem saber o que condiciona o sexo do bebê. Portanto, essa é uma boa opção se você quiser escolher o sexo do seu filho. Existem dois tratamentos: a inseminação artificial – IA – e a fertilização in vitro – FIV.
Através dessas técnicas, apenas os embriões do sexo escolhido são implantados. Por meio da FIV, por exemplo, é realizado o diagnóstico genético pré-implantacional, com o qual o sexo do embrião pode ser estabelecido.
Cabe destacar que esses tratamentos têm quase 100% de eficácia. No entanto, você precisa investir tempo e dinheiro, pois eles são muito caros. Além disso, requerem o uso de medicamentos de fertilidade de alto custo.
Na Espanha, escolher o sexo do futuro bebê é legal apenas para fins terapêuticos. Em especial, para evitar doenças de transmissão genética relacionadas ao sexo. Por outro lado, em países como Bélgica, México e Estados Unidos, por exemplo, a seleção do sexo devido a uma preferência pessoal é legal.
Método da relação sexual para escolher o sexo do bebê
Para saber o que condiciona o sexo do bebê, existem outros métodos pelos quais você pode optar se quiser escolher o sexo do seu futuro filho. No entanto, eles são menos confiáveis.
Programar as relações sexuais
Esse método é baseado na velocidade do espermatozoide, já que os cromossomos Y são pequenos e velozes, mas morrem rapidamente. Por outro lado, os cromossomos X são maiores e mais lentos, mas vivem mais.
Outro fator que é levado em conta é a vida do óvulo em condições de fertilização, que é de aproximadamente 12 horas. Da mesma forma, é vital saber quando a mulher está ovulando.
Portanto, se você quiser ter uma menina, você e seu parceiro devem ter relações sexuais vários dias antes da ovulação. Dessa forma, os espermatozoides X vão chegar ao óvulo, enquanto os Y vão morrer na tentativa.
Se optarem por um menino, vocês devem ter relações sexuais exatamente no momento da ovulação. Isso é feito para que os espermatozoides Y viajem mais rapidamente e fecundem o óvulo.
“O sexo de um bebê é condicionado desde o momento da concepção, devido ao que é determinado pelo cromossomo do espermatozoide”
Razões pelas quais muitos pais querem um determinado sexo
Isso acontece com muita frequência quando o casal já tem filhos e deseja ter um filho do outro sexo. Também há a influência das diferentes culturas, determinadas posições sociais, questões patrimoniais e a intenção de preservar o sobrenome paterno.
Além disso, muitas pessoas têm crenças relacionadas ao sexo. Nesse sentido, pensar que o sexo feminino é mais fraco as leva a querer apenas meninos. Por outro lado, existem aqueles que pensam que os homens são menos carinhosos, por isso querem apenas meninas.
É normal se sentir decepcionado quando não é o sexo esperado?
Quando você tem uma ideia de uma criança específica e o ultrassom mostra o contrário, é normal sentir decepção e tristeza por um curto período. Na verdade, é como passar por um processo de luto.
No entanto, para algumas gestantes, a decepção é mais forte e as afeta de forma psicológica. Isso pode até mesmo pôr em perigo a vida do bebê que vai nascer.
Os sintomas desse mal são o prolongamento do período de tristeza, o estado de humor afetar a sua vida e o relacionamento com os outros.
Também pode haver rejeição da gravidez e do bebê que vai nascer e sentimentos de culpa por não ser do sexo desejado. No entanto, diante dessa situação, é aconselhável que o casal vá a um psicólogo.
Enfim, independentemente do que condiciona o sexo do bebê, você deve aproveitar essa experiência tão maravilhosa de ser pai ou mãe. No final das contas, esse detalhe não vai afetar o amor que você vai sentir em relação ao pequenino ou pequenina que você trouxe ao mundo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Costa, R. G. (2002). Reprodução e gênero: Paternidades, masculinidades e teorias da concepção. Revista Estudos Feministas. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000200005