O que é preciso considerar ao viajar com um bebê?

· 17 de fevereiro de 2019
Quase todo mundo é fascinado por viagens. No entanto, quando se trata de viajar com os pequenos da casa, para alguns acaba sendo uma odisseia sem fim. Entretanto, se você souber o que deve considerar ao viajar com um bebê, estará melhor preparada.

É a primeira vez que você vai viajar com um bebê? Muitos pais se perguntam o que devem considerar quando vão viajar com os pequenos.

De fato, é bastante compreensível. Afinal, levar o filho em uma viagem significa carregar muito mais malas, o que pode ser cansativo. Mas não se desespere. A seguir, você vai encontrar algumas sugestões para fazer a viagem sem problemas, de forma tranquila e relaxada.

Recomendações úteis ao viajar com um bebê

Nas viagens em família, os bebês não precisam ser um obstáculo. Se o bebê for saudável, conseguirá se adaptar às mudanças rapidamente. A fim de ter um passeio tranquilo, anote as seguintes ideias:

Viajar de carro

A viagem de carro costuma ser muito cansativa e bastante desconfortável, por isso é melhor não programar viagens muito longas. Ademais, tente evitar os horários de pico ou os dias com muito tráfego.

Viajar de avião

Nas viagens de avião, os bebês com menos de 2 anos de idade não têm assentos próprios. No entanto, devem portar o bilhete de embarque e pagar o seguro de viagem. Durante o voo, o bebê deve permanecer no colo de um dos pais, com um cinto de segurança especial.

Viajar de trem

Se você estiver em um lugar onde o sistema de trens é bem estabelecido, pode ser muito vantajoso. Em alguns países a viagem de trem é mais confortável, tranquila e prática para você e para o bebê.

Inclusive, você pode entrar com o carrinho no vagão e dobrá-lo sem problemas. Caso você decida viajar à noite, alguns trens tem até camas.

Os pais devem saber o que manter em mente quando viajam com bebês.

Em todo caso, é recomendável levar em todas as viagens:

  • Algo para comer, como papinha ou purê, e algo para tomar, como água, suco e leite.
  • Um livro de histórias, músicas infantis, alguns brinquedos ou lápis de cor para entreter.
  • Lenços umedecidos, para facilitar a troca de fralda.
  • Um kit de primeiros socorros.
  • Uma troca de roupa, um cobertor, fraldas, mamadeira, chupeta e uma almofada.

Vantagens de viajar com um bebê

Algumas das vantagens de realizar uma viagem com os bebês são as seguintes:

  • Como eles ainda não andam, é mais fácil de controlar.
  • Eles ainda não pagam bilhete em nenhum transporte.
  • O encanto dos pequenos pode ajudar a quebrar o gelo com pessoas de qualquer lugar.
  • Eles ainda não são exigentes quanto ao destino. É preciso apenas cobrir as suas necessidades básicas.
  • Eles dormem facilmente durante o dia.
  • Famílias com bebês são as primeiras a embarcar.
  • Se você viajar de avião, os comissários de bordo estarão disponíveis para o que você precisar.

“Se forem saudáveis, os bebês se adaptam às mudanças rapidamente”

Lembre-se da documentação na hora de viajar com um bebê

Há certos documentos que você não pode esquecer quando for viajar com um bebê, pois pode precisar deles. Para isso, planeje a sua viagem com antecedência e informe-se sobre os documentos que precisa levar. Isso é essencial, já que pode levar algum tempo para certos documentos ficarem prontos.

Os mais frequentes costumam ser: plano de saúde, carteira de vacinação, certidão de nascimento ou qualquer outro documento legal que certifique que você é responsável pela criança. Além disso, é claro, você pode precisar de um passaporte e visto, dependendo para onde você estiver indo.

Há muitos detalhes que você deve ter em mente quando for viajar com um bebê.

Últimas dicas para considerar ao viajar com um bebê

Adicionalmente, vamos listar outras questões a serem consideradas ao viajar com um bebê. Em primeiro lugar, se você for viajar para um lugar com um clima muito diferente do ambiente ao qual seu bebê está acostumado, é essencial consultar um especialista.

Esse profissional dará conselhos relevantes sobre a proteção contra a exposição ao frio ou ao sol, bem como sobre a hidratação e alimentação. Tenha em mãos os números de telefone de hospitais e serviços de emergência locais, além do número do seu pediatra habitual.

Além do mais, tente fazer com que o tempo de viagem coincida com o sono do bebê. Da mesma forma, observe a criança constantemente durante a viagem e fique atenta no caso de algum desconforto.

É importante lembrar que, no caso de uma viagem de avião, o bebê deve ir no colo durante a decolagem e aterrissagem. Procure escolher os assentos próximos ao corredor para ter mais espaço. Dessa forma, ambos viajarão mais tranquilos.

Em suma, viajar pode ser uma experiência de aprendizado muito agradável. O que você deve sempre lembrar na hora de viajar com um bebê são: documentos, comida e brinquedos. Enfim, se você seguir as recomendações básicas ao pé da letra, certamente o seu bebê vai se sentir à vontade.