A postura ideal para fazer um bebê dormir

· 20 de dezembro de 2018
A mãe adota diversas posturas para que o bebê concilie o sono mais rápido com o objetivo de que consiga um descanso de qualidade.

Neste artigo, vamos falar sobre a postural ideal para fazer um bebê dormir.

O segredo: combinar comodidade com segurança

Existem posturas que o seu bebê vai preferir em relação a outras. Isso você notará instantaneamente. Quanto mais cômodo o bebê se sentir, menos movimentos fará para tentar mudar a postura.

“É preciso estar atento à ‘linguagem’ do bebê. Se ele começar a se contorcer, gemer, empurrar ou chorar, significa que não está cômodo ou que não se sente seguro. O melhor, nesses momentos, é não perder a calma e tentar outra postura, para que ele perceba que tudo está bem e que o entendemos.”

Também é importante que você, como mãe, se sinta confortável, para que não se canse enquanto tenta fazer o seu bebê dormir.

O segredo é combinar a comodidade com a segurança dos dois. Se você levar em conta esses fatores, pouco a pouco irá perceber que tanto o bebê como você saberão se adaptar facilmente.

Agora apresentamos a postura ideal para fazer o seu bebê dormir:

Barriga para cima: a postura ideal

A posição clássica de barriga para cima tem sido uma das mais populares para fazer o bebê dormir.

Houve um tempo em que muitas mãe tinham um receio dessa postura. Hoje em dia, encontra-se novamente entre as preferidas e recomendadas pelos pediatras. Essa é a postura ideal para o bebê.

Hoje em dia, sabe-se que essa é uma das posições mais seguras contra a regurgitação. Isso porque, estando na horizontal, o bebê fica com a boca descoberta e pode expulsar o vômito completamente.

“Dormir de barriga para cima é a melhor posição para o bebê porque também previne o risco de morte súbita”

O campo visual do seu filho é maior estando de barriga para cima. Assim, ele pode te observar, receber carinhos, se movimentar e chutar em resposta aos estímulos do ambiente que o rodeia.

Nessa postura, ele se sentirá mais cômodo, já que se sente mais livre para esticar as mãos e tocar o que quiser. Mas cuidado, abusar dessa postura pode provocar a síndrome da cabeça chata.

um bebê dormir

Outras posturas possíveis

De lado

Colocar o bebê de lado é outra das posições recomendadas para fazê-lo dormir. Nela o bebê ficará mais cômodo e poderá expulsar suas regurgitações sem o perigo de engolir e se afogar.

De lado, a criança também tem a oportunidade de se mover e olhar ao redor se acordar. Além disso, nessa postura, os bebês não se sentem sufocados se estiver calor.

Alguns especialistas dizem que a postura de lado, imita a posição fetal na qual os bebês se encontravam dentro do ventre materno. Portanto, essa pode ser a razão pela qual se sentem tão confortáveis.

Embalar

Muitos bebês não sabem dormir se não for nos braços das mães. Geralmente, as mães tendem a colocar o bebê nos seus braços, de barriga para cima, balançando suavemente enquanto apoiam sua bochecha contra sua cabeça até que o bebê durma.

Por ser uma postura aquecedora, cria um vínculo amoroso muito bonito e estável. Por outro lado, é possível que o bebê fique mal-acostumado com ela.

Nosso conselho é que o bebê não se acostume a ter uma única postura para conseguir pegar no sono. Já que, assim, a experiência será mais fácil tanto para você como para ele.

Devemos ter em mente que em nenhum momento o bebê precisa aprender a dormir por conta própria. Se o embalamos muito, a longo prazo, não estamos fazendo nenhum bem.

Por outro lado, algumas mães colocam seus filhos em berços, colchões ou, inclusive, em redes onde podem ninar suavemente o seu até que ele feche os olhos. Essa é uma boa técnica, mas deve ser realizada com moderação.

As posturas para induzir o sono são muito boas para o bebê, sobretudo porque aumentam o vínculo afetivo com a mãe e proporcionam a proximidade que tinham com ela quando ainda se encontrava no ventre materno. 

um bebê dormir

Outras posturas

  • Nos braços da mãe, de barriga para cima enquanto a mãe acaricia, beija e vela seu sono.
  • Deitado sobre o peito da mãe. Estará bem confortável e vigiado a todo momento.
  • Abraçado com a mãe. Ou seja, com a cabecinha apoiada no ombro da mãe, apoiando o peso do corpo nela. (Essa é a postura ideal para o bebê)
  • De barriga para cima sobre o colo da mãe com a cabecinha apoiada nos seus joelhos (sempre é bom colocar uma manta ou cobertor debaixo da cabeça para que fique mais macio e confortável)

E de barriga para baixo?

Hoje em dia, quando se trata de fazer o bebê dormir, é desaconselhável usar essa posição até o primeiro ano de vida do pequeno.

No entanto, algumas mães, por mais que tentem fazer o seu bebê não adotar essa postura uma vez que tenha dormido, encontram o seu bebê de barriga para baixo. Inclusive, é possível encontrá-lo dormindo de barriga para baixo, cabeça para o lado e semi ajoelhados.

A posição de barriga para baixo geralmente é a menos recomendada por conta do temor que se tornou conhecido sobre o possível aumento do risco de morte súbita nos bebês.

A American Academy of Pediatrics afirma que se o bebê dormir de barriga para baixo, que seja sob supervisão.

Ficar de barriga para baixo ajuda a fortalecer a musculatura do bebê, permite também que ele alcance o seu controle cefálico e possibilita uma melhora das habilidades psicomotoras mais rápido. Mas é melhor não fazer o bebê se acostumar a dormir nessa posição sozinho.