A maioria dos pais falham ao instalar a cadeirinha para carro

· 26 de setembro de 2018
A cadeirinha para carro é a melhor proteção para uma criança quando ela está em um veículo. É uma exigência da lei e uma necessidade de segurança básica.

A instalação desse sistema é determinante porque o fato de não saber utilizá-lo pode deixar seus filhos sem proteção. No entanto, a maioria dos pais falham ao instalar a cadeirinha para carro.

Quanto à segurança dos filhos, não há discussão. Isso é algo que os pais sempre devem levar em consideração.

É normal informações sobre como proteger nossos filhos em situações de risco. Por isso, além de ser uma obrigação, faz parte dos instrumentos mais solicitados pelos pais.

Os sistemas de retenção infantil são muito importantes no carro, seja em uma viajem longa ou em um pequeno passeio. Esse sistema pode ajudar a salvar a vida de seu filho em determinadas situações.

Assim, é indispensável por muitas razões. Por exemplo, permite à criança estar em um assento confortável, adequado ao seu peso e seu tamanho. Para isso, é primordial que os cintos estejam bem ajustados, sem o risco de saírem facilmente.

Falhas na instalação da cadeirinha para carro

O uso da cadeira para carros reduz 75% das lesões produzidas por acidentes de trânsito. No entanto, 62% dos pais não a instalam corretamente, segundo uma pesquisa da BMW.

Ou seja, 6 de cada 10 pais não sabem instalar o sistema de retenção infantil. Isso acontece porque não temos suficiente informação e não sabemos lidar com as instruções gerais sobre o sistema.

As principais falhas estão na fixação, na escolha de modelo adequado ao peso e tamanho, na colocação e correta instalação.

Aparentemente, é muito fácil. Mas, na hora de instalar, vem a complicação. E, às vezes, os pais preferem não utilizar a cadeirinha. Isso coloca em risco a criança, que pode sofrer alguma lesão durante a viagem, seja curta ou longa.

cadeirinha para carro

É muito importante que essa cadeira esteja firme e que a criança esteja presa aos cintos, evitando que possa sair facilmente.

No entanto, às vezes se nota a falha ao ver casos de crianças que colocam o braço para fora da janela. Igualmente é possível que somente coloquem o cinto do abdômen, deixando soltas as de cima, o que também é perigoso.

Pode-se falhar de muitas maneiras ao instalar a cadeirinha para carro. Por exemplo, ao colocar a cadeirinha no assento ou ao fixar o bebê, podemos cometer falhas, inclusive, em ambos os casos.

A respeito disso, os pesquisadores afirmam que a maior falha é não ler as instruções de uso.

Como instalar corretamente a cadeirinha?

Recentemente, descobriu-se que a maneira ideal de instalar a cadeirinha para carro é no sentido oposto do movimento do carro.

No entanto, uma cadeira colocada corretamente da maneira tradicional deve proteger muito bem a criança. Para proceder ao colocar esse sistema, os especialistas recomendam seguir estes passos.

  1. Leia as instruções
  2. Coloque-a no banco traseiro do carro
  3. Fixe o cinto de segurança na cadeira firmemente
  4. Verifique o ângulo adequado da cadeira
  5. Vista o bebê com uma roupa justa
  6. Coloque o cinto do ombro adequadamente
  7. Coloque almofadinhas nas laterais da criança
  8. Ajuste os cintos
cadeirinha para carro

É muito importante levar em consideração que cada cadeira é diferente quanto a orientação, sistema de fechos, correias e almofadinhas. Portanto, ler as instruções é primordial.

Igualmente, deve-se instalar firmemente no assento, ajustando os cintos adequadamente para que a criança fique fixa. Também é conveniente assegurar-nos do conforto da criança, especialmente que ela possa respirar bem.

O tipo de cadeira adequada para uma criança depende de seu tamanho, peso e idade. Alguns pais desconhecem que há cadeirinhas que se adaptam às comodidades dependendo do tamanho da criança.

Nesse caso, o mais importante é o peso e a estatura, em vez da idade. Por exemplo, o peso determina a resistência que deve ter a cadeira, e a estatura serve para que a criança esteja confortável. Não deve nem ser grande, nem pequena, mas ideal para uma viajem segura e confortável.

Vantagens do uso da cadeirinha para carro

  • Além de dar segurança, também oferece conforto para a criança
  • A cadeira é acolchoada para que a criança esteja confortável
  • Garante uma boa retenção em caso de acidente
  • Permite manter uma boa posição na hora de viajar