O que devo colocar na mochila da escola?

· 13 de outubro de 2018
O que devo colocar na mochila da escola para que meu filho não vá sobrecarregado para a aula? Vamos te ajudar com essa dúvida a seguir.

O que devo colocar na mochila da escola é uma das perguntas que os pais costumam se fazer ao preparar seus filhos para a escola.

Acontece que, apesar do fato de que a maioria das escolas fornece uma lista de materiais que a criança deve levar, cabe a nós, como pais, escolher os mais práticos e que não gerem desconforto para as crianças ao transportá-los.

Por isso, a seguir te daremos algumas alternativas para que você saiba exatamente o que colocar, mas também que tipo de mochila é a mais adequada.

Esse é um aspecto que muitas vezes passa despercebido. Mas tem um impacto considerável no bem-estar da criança.

A escolha da mochila da escola

Devemos começar analisando qual tipo de mochila é ideal para que nossos filhos levem seu material.

Os pediatras consideram que, na maioria dos casos, as crianças que têm dor nas costas carregam peso demais nas suas mochilas, ou não usam o modelo adequado.

“Os tipos de mochilas disponíveis no mercado são as de duas alças, de uma alça ou as mochilas com rodinhas. Entre as três opções, os ortopedistas recomendam a mochila de duas alças”

Estima-se que com este modelo as cargas de peso se distribuem melhor nas costas das crianças, evitando ferimentos.

Se este modelo for escolhido, é importante que as alças de apoio sejam largas e acolchoadas para proporcionar maior conforto nos ombros da criança.

Embora possa parecer que a mochila com rodinhas é a ideal, o fato é que a ação de arrastar com um braço só provoca uma curvatura nas costas.

Por outro lado, a criança também terá em dificuldade quando precisar levantá-la para subir degraus, passar por bueiros ou subir escadas.

A disposição do material escolar dentro da mochila

Ao preencher a mochila para ir à escola, a premissa deve ser esta: sempre se deve incluir apenas o que for necessário.

Para atingir este objetivo, você deve ter em mãos o calendário de aulas com as matérias. Assim, poderá reorganizar os objetos necessários todas as noites.

mochila da escola

Uma vez sabendo quais são os cadernos, livros e materiais que nosso filho precisará para as aulas do dia seguinte, nós devemos colocá-los na mochila na seguinte ordem:

1. Os livros e cadernos devem ser colocados na mochila na área mais próxima da parte de trás. Ou seja, devem ser os primeiros itens a serem inseridos na mochila.

2. Objetos pesados como o estojo ou o tablet (no caso de serem usados) devem ser colocados em seguida.

Deve-se lembrar de que os melhores estojos são aqueles feitos com tecidos resistentes porque sua versatilidade permite que comportem o maior número de itens em um único espaço.

No estojo, deve-se incluir: lápis, borracha, cores, tesoura (sem ponta), marcadores, uma régua e uma cola bastão pequena.

3. Se você colocar o lanche da criança dentro da mochila, ele deve vir em seguida.

O ideal é que seu filho tenha uma mochila com bolsos laterais, na parte interna e também na parte da frente, para que você possa colocar a garrafa de água à prova de vazamentos, o recipiente para o sanduíche e o recipiente de água ou suco.

4. Por fim, colocaremos os objetos pequenos ou leves. Como, por exemplo, toalhas umedecidas, álcool gel, papel higiênico ou trocas de roupa para uma atividade recreativa.

Isto é muito importante se o seu filho estiver na pré-escola porque é muito normal que se suje facilmente.

mochila da escola

Considerações finais

Se possível, pese a mochila da escola. Nós te damos esta indicação porque os pediatras e ortopedistas recomendam que o peso da mochila nunca exceda 15% do peso total da criança.

Portanto, o intervalo total de quilogramas a serem transportados deve fica entre 2 e 5 quilogramas, no máximo, para crianças entre os 5 e os 11 anos de idade.

Deixe seu filho escolher as cores e os padrões de sua mochila. Mas é você quem determinará a forma e o peso.

Certamente, isso garantirá que não volte para casa com uma lesão nas costas por usar o modelo errado.

Pronto! Agora, você não vai mais se perguntar o que deve colocar na mochila da escola. Pois já te fornecemos as ferramentas de que você precisava.

Corra para preparar essa mochila! E desejamos muito sucesso ao seu filho.