6 livros para adolescentes

24 de fevereiro de 2018
Apesar de a crença popular dizer o contrário, os adolescentes podem se tornar ávidos leitores. Só precisam de um pouco de motivação e incentivo. Vamos apresentar a você neste artigo 6 livros que com certeza os adolescentes vão adorar.

A adolescência é uma fase complicada. O corpo produz mudanças que não podem ser controladas, aparecem os primeiros instintos sexuais e os hormônios estão a todo vapor. Nesse contexto, os livros para adolescentes desempenham uma importante função.

É verdade que, à primeira vista, pode parecer um pouco irrelevante. O que os livros para adolescentes têm a ver com o desenvolvimento físico e psicológico? Por acaso eles se interessam por leitura? Não seria melhor dialogar com os jovens através de meios mais tecnológicos?

Para responder a essas perguntas, primeiro precisamos desfazer o estereótipo sobre a falta de ambições dos jovens. Não é verdade que eles são apáticos, superficiais ou que só se importam com a diversão. São seres humanos em um processo de mudança constante que, às vezes, só precisam ser escutados.

Quando abandonamos essa visão subjetiva, devemos oferecer a eles todo o apoio e a informação possíveis. Graças aos já mencionados livros para adolescentes, parte do trabalho está feito.

6 livros para adolescentes

livros para adolescentes

Momo e o Senhor do Tempo

A fábula Momo e o Senhor do Tempo foi escrita por Michael Ende, autor de A História Sem Fim. A protagonista é uma menina que aparece do nada em um anfiteatro romano abandonado. Rapidamente, ela se torna amiga de todos os habitantes do povoado, que vão descobrir nela o grande valor de saber escutar.

Embora possa parecer um típico conto infantil, Momo e o Senhor do Tempo é muito mais que isso. É uma ode à compreensão, à empatia e ao agradecimento. Os vilões, os “homens cinzentos”, representam a crítica ao consumismo.

O Apanhador no Campo de Centeio

O protagonista, Holden Caufield, é um personagem raro. Ele foi expulso do colégio e se acha incapaz de enfrentar seus pais. Assim que volta à Nova Iorque se hospeda em um hotel. Lá, ele vai viver uma série de experiências que vão nos permitir conhecê-lo melhor.

Na época do seu lançamento, esse livro causou controvérsias por incluir informações sobre o sexo e a ansiedade adolescentes. Sua linguagem é clara, divertida e intimista.

“Há mais tesouros nos livros do que no saque pirata de A Ilha do Tesouro
–Walt Disney–

O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank é o livro para adolescentes por excelência. Esse diário foi escrito entre 1942 e 1945 e retrata a vida da escritora, assassinada posteriormente em um campo de extermínio.

Anne e sua família tiveram que se esconder em um sótão de Amsterdam durante a invasão nazista. Durante os anos, eles conviveram junto com outra família até que, infelizmente, a Gestapo os descobriu.

Hoje em dia, esse livro é um dos mais fortes que existem, mas consegue fazer algo muito importante: não nos deixa esquecer.

livros para adolescentes

Drácula

Bram Stoker revisa e edita a figura de Vlad Tepes, um nobre eslavo que realizou verdadeiras atrocidades. No livro, sua figura é a de um vampiro que consegue viajar para Londres a fim de realizar suas maldades. Uma de suas vítimas é Mina Harker, a jovem namorada de um advogado.

Ele será o responsável, junto com uma série de amigos, por enfrentar Drácula e seus capangas. O mistério e a ação estão garantidos.

A Volta ao Mundo em 80 Dias

Essa obra-prima da literatura é uma obra de Julio Verne. Conta a história de Phileas Fogg e seu ajudante, que aceitam o desafio de percorrer o mundo em 80 dias. Eles viveram inúmeras aventuras em diferentes países e vão ter que lutar contra as adversidades.

Um livro como esse permite que os jovens vão mais além e investiguem tudo por conta própria. Quem, alguma vez na vida, já não desejou percorrer o mundo com seus amigos?

Otelo

Otelo é um dos melhores livros para adolescentes já escritos. Embora sua aparência seja a de uma trágica obra de Shakespeare, sua base pode se encaixar perfeitamente na educação dos jovens: o tema tratado neste livro é o ciúmes.

É uma boa forma de explicar aos jovens que as pessoas não são posses. Em uma relação deve prevalecer a confiança e o respeito. Se isso não existir, a conexão vai desmoronar. O ciúmes, por sua vez, envolve muitos perigos que podem destruir tudo.

Para entender nossos filhos devemos mudar a percepção que temos sobre eles. Seus gostos não se baseiam exclusivamente em conteúdos comerciais e pouco significativos.

Os livros para adolescentes envolvem muitas temáticas. Conhecer um pouco mais sobre o mundo dos jovens vai ajudar a nos aprofundar mais ainda na visão de vida que têm.