O que é o pote da calma?
É muito útil que os pais saibam do que se trata o pote da calma. Eles podem usar esse método como ferramenta de apoio em situações em os filhos que têm que canalizar os momentos de ansiedade e irritabilidade.
As crianças aprendem mais pelo exemplo do que pelas palavras, seja dos pais ou de outros responsáveis.
Elas imitam o otimismo, o bom humor e a alegria de seus pais. Portanto, aqueles que lhe deram a vida não podem exigir nada do que eles mesmos não possam demonstrar.
Conforme a criança cresce, ela vai expressando mais as suas alegrias ou as amarguras. Os pais serão os guias para tornar o desenvolvimento dos filhos mais agradável.
A criança vive a vida exercendo a sua própria soberania. Ela é inocente por natureza e incapaz de fazer o mal de propósito.
Porém, se mesmo assim elas acabarem tendo um ataque de birra, não se preocupe.
Existem métodos e ferramentas educacionais que são úteis para ajudar a canalizar as emoções negativas que podem surgir nesses momentos.
Afinal, o que é o pote da calma?
O pote da calma é um método educacional e é basicamente um recipiente transparente com uma tampa.
O conteúdo do pote consiste em: corante não tóxico de cor clara, cola branca, água e purpurina.
Esse objeto foi criado para ajudar as crianças a liberar as emoções negativas como o estresse, a raiva, o choro, entre outras.
É um método muito eficaz e você pode perceber excelentes resultados em pouco tempo.
Muitos pais usam o método do pote da calma para auxiliar a criança a controlar certas emoções.
Além de ajudar a acalmar, contribui para a concentração. Às vezes, as crianças não sabem como lidar com emoções negativas.
Por esta razão, é preciso educar minuto a minuto de uma maneira natural, sem a necessidade de punir ou reprimir.
Quando os pais compreendem o uso do pote da calma, eles sabem que podem contar com esse aliado.
Afinal, ele pode ser usado em qualquer momento que criança estiver prestes a fazer um escândalo ou expressar as emoções de maneira negativa.
Para este método funcionar, a criança deve ter o pote da calma sempre ao seu alcance.
Assim, ela pode agitar quando ficar com raiva ou se sentir impaciente. É claro, o pote deve ser feito de plástico e não de vidro, a fim de evitar qualquer incidente.
“O pote da calma foi criado para ajudar as crianças a liberar as emoções negativas, como o estresse, a raiva e o choro”
Benefícios do pote da calma
Quando as crianças experimentam estados de inquietação, raiva e estresse, expressam através do choro e, consequentemente, todo o corpo fica desequilibrado.
A respiração e os batimentos cardíacos ficam acelerados, os vasos sanguíneos se dilatam e ela começa a suar. Nesse estágio, a concentração é completamente perdida.
O pote da calma funciona da seguinte maneira: a criança agita o pote da calma e, depois de parar, ela deve observar o brilho caindo lentamente.
Com essa imagem, o seu cérebro envia sinais para diminuir qualquer estado de aceleração em todo o corpo. Então, todo o corpo vai relaxar.
Além de saber do que se trata o pote da calma, os pais precisam entender que cada criança tem uma personalidade diferente.
Portanto, a resposta a este método pode variar muito de uma criança para outra.
No entanto, é preciso lembrar que nem todas as crianças vão aceitar o método. O pote da calma tem melhor efeito em crianças entre 2 e 6 anos.
Passos para fazer o pote da calma em casa
Veja algumas sugestões úteis para preparar essa ferramenta:
- O tamanho do pote deve variar de acordo com o tamanho da criança.
- É recomendável usar um recipiente de plástico transparente. Coloque água limpa até completar 1/8 dele.
- Depois, adicione três colheres de sopa de cola branca. A função da cola é tornar a mistura mais densa e, consequentemente, o brilho vai levar mais tempo para descer. Isso vai fazer com que seja mais relaxante.
- Em seguida, adicione um corante não tóxico de cor clara à essa mistura, apenas três ou quatro gotas são suficientes. Misture bem até que tudo esteja uniforme.
- Coloque duas colheres de chá de glitter ou purpurina. A cor dos brilhantes deve ser parecida com a cor do corante.
- Adicione um pouco mais de água se achar necessário.
- Feche muito bem o pote. Lembre-se de que a criança vai usar o pote da calma chacoalhando, então é melhor evitar o risco de derramar a mistura.
Como você viu, o fazer o pote da calma em casa é muito simples.
É conveniente deixá-lo em um lugar visível e acessível da casa. Dessa forma a criança pode pegar e usar no momento certo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Romera Marín, C. (2017). Mindfulness en el aula: un proyecto para educar niños conscientes. http://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/168801/TFG_2017_RomeraMarin_Carmen.pdf?sequence=5&isAllowed=y
- Díaz-Caneja, P. (2015). Un bosque tranquilo. Madrid, España: Ediciones Argentina.
- Kabat-Zinn, J. (2013). Mindfulness para principiantes. Numancia, Barcelona: Kairós
- Mañas, I., Franco, C., Gil, D. & Gil, C. (2014).Educación consciente: Mindfulness (Atención Plena) en el ámbito educativo. Educadores conscientes formando a seres humanos conscientes. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4859791
- Wernicke, C. G. (1994). Educación holística y pedagogía Montessori. Educación Hoy, 10. https://www.holismo.org.ar/images/articulos/37%20EdHolPedMont%20(1).pdf