O que fazer com as roupas que não servem mais para o bebê?

22 de março de 2019
As roupas que não servem mais para o bebê podem ter usos diferentes. Você pode usar essas peças para dar de presente a alguém que você conhece, doar para instituições de caridade, entre outros fins. Alguns pais, por sua vez, preferem manter essas roupas como uma lembrança dessa fase.

As primeiras roupas do bebê costumam dar aos pais um sorriso e um suspiro de amor. Ao ver essas peças tão pequenas é inevitável que se emocionem. À medida que as crianças crescem, as roupas começam a não ter mais utilidade. Assim, muitos pais e mães se perguntam: o que fazer com as roupas que não servem mais para o bebê?

Em seguida, compartilhamos algumas ideias sobre o que fazer com essas peças, seja reutilizando ou descartando de vez.

Dificuldade de dizer adeus às roupas dos bebês

Muitas vezes, os pais têm dificuldade em se desapegar das roupas dos filhos, mesmo quando já não serve mais. Assim, muitos casais decidem guardar as roupinhas como lembrança em uma caixa ou gaveta no fundo do armário.

Inclusive, quando os pais têm a oportunidade de arrumar as roupas mais antigas da criança, sentem uma certa nostalgia e colocam tudo de volta em seu lugar. Certamente, essas roupas têm um enorme valor emocional para eles.

Apesar disso, chega um momento em que as crianças crescem. Também por uma questão de manter a casa arrumada, finalmente os pais decidem não guardar as roupas que não servem mais para o bebê. Algumas ideias que propomos a seguir incluem a possibilidade de guardar e reutilizar para algo especial, assim como desapegar de vez.

O que fazer com as roupas que não servem mais para o bebê?

Dê de presente a bebês da família ou de amigos

Muitas vezes, há um casal na família ou no grupo de amigos que logo vai entrar para o mundo da paternidade. Uma boa maneira de desapegar das roupas das crianças é dar de presente a esses futuros pais. É uma excelente maneira de transmitir o amor que é depositado naquela peça, tornando-a, assim, muito especial.

Dar roupas que não servem mais para o bebê a futuros pais da família é uma boa forma de desapegar.

Doe para instituições de caridade

Essa é uma boa opção para os pais que não sabem o que fazer com as roupas que não servem mais para o bebê. Além de prolongar a vida útil das roupas, é uma ação de solidariedade. Dessa forma, você ajudará alguém que realmente precise dela.

Crie roupas para animais de estimação

Outra opção para reciclar roupas que não servem mais para o bebê é usar para criar roupinhas para os animais de estimação.

Se você tem um animal de estimação de pequeno porte, pode fazer casaquinhos ou capas para cobrir os bichinhos na época do frio.

Reutilize as roupas para construir brinquedos

As roupas de bebê costumam ter diferentes texturas e estampas. Por isso, é uma excelente opção para construir brinquedos para bebês.

Sem dúvida, a maneira perfeita de reutilizar as roupas do bebê que ficaram muito pequenas é transformar em algo que a criança desfrutará muito. Algumas ideias de brinquedo que podem ser criados são: bonequinhos, figuras de animais, cubos cheios, bolas, etc.

Os pais têm dificuldade em se desapegar das roupas dos filhos quando o tempo passa. Muitos casais decidem guardar como lembrança em alguma caixa ou gaveta no fundo do armário.

Vender roupas em bom estado

Se você tiver roupas que foram usadas apenas algumas vezes, como é o caso das roupas dos primeiros dias, ou ainda, se você tem roupas que não foram usadas, vender é uma boa opção.

Revenda essas roupas que não servem mais para o bebê, mas que estão praticamente novas, por um preço mais baixo.

Dessa forma você resolve dois problemas. De um lado, desapega da roupa que não serve mais, de outro, recupera parte do dinheiro gasto nessas peças.

Faça uma boa ação doando roupas que não servem mais para o bebê para as pessoas que mais precisam delas.

Decorar o quarto do bebê

Para pessoas criativas, não há limites na imaginação. Assim, não deixe de usar isso a seu favor. Uma ideia é usar as roupas que não servem mais para o bebê para decorar o quarto.

Por exemplo, você pode criar um quadro ou painel com pedaços de estampas diferentes, ou ainda criar almofadas com essas peças. Dessa forma, você decora o quarto com uma pitada de nostalgia.

Em conclusão, qualquer uma dessas opções acima é válida. Se possível, faça uma boa ação doando roupas que não servem mais para o bebê passando para pessoas que precisam delas.

Se, por outro lado, você deseja manter essas roupas, transforme-as em acessórios para o seu bebê. Com certeza será muito útil no dia a dia ao mesmo tempo que trará boas lembranças.