Os melhores animais de estimação para as crianças

Os melhores animais de estimação para as crianças são aqueles cuja natureza é ser paciente, dócil e amável com os pequenos. Essa é uma garantia de segurança na hora de cuidar do bem-estar dos nossos filhos.

As crianças que têm animais de estimação fortalecem seu sistema imunológico, desenvolvem valores como a responsabilidade, diminuem os níveis de estresse e praticam a empatia com outros seres vivos.

Se a decisão de que as crianças vão ter um animal de estimação tiver sido tomada, ainda falta escolher o animal ideal. Essa é uma decisão que deve ser tomada em conjunto e requer a consideração de vários aspectos.

Entre os fatores a se analisar está o espaço disponível na casa e o tempo livre disponível para dedicar ao animal. Além das atenções e dos cuidados que os animais de estimação exigem, há ainda outro tema importante. O da responsabilidade de ter um ser vivo em casa.

Na hora de escolher animais de estimação…

Na hora de escolher os melhores animais de estimação para as crianças, existem alguns conselhos básicos que devemos considerar para ter certeza de que vamos escolher a melhor opção:

  • A criança pode ser responsável e se comprometer a cuidar do animal de estimação, mas os adultos precisam ter consciência de que não vai ser assim o tempo todo. Em muitos momentos, a responsabilidade do cuidado com o animal de estimação vai recair sobre nós.
  • Por que escolher exatamente esse animalzinho de estimação? É importante ter certeza de que não se trata de um capricho momentâneo do nosso filho. Mas como saber isso? Uma boa técnica é analisar o tempo que a criança está pedindo para ter especificamente esse animal.
  • Devemos ser tolerantes. Com certeza o animal escolhido, seja qual for, em algum momento vai quebrar ou sujar alguma coisa.
  • É preciso saber a opinião das outras crianças da casa. Em muitos momentos elas terão que se responsabilizar pelo animalzinho de estimação. Assim, será muito melhor se estiverem de acordo com a escolha.
animais de estimação

É muito importante que os pais e/ou responsáveis pelas crianças saibam considerar quais são os melhores animais para crianças, a fim de garantir o bem-estar de ambos e evitar problemas.

Os melhores animais para crianças de acordo com a idade

  • Bebês até 3 anos de idade. Nessa idade, as crianças não são capazes de assumir nenhum responsabilidade. E menos ainda a responsabilidade de cuidar do animal de estimação da casa.
  • Quando completarem quatro anos, as crianças podem começar a se responsabilizar por algumas tarefas. Esse é o caso de limpar a casa do animal de estimação, as necessidades alimentares, etc. Quais animais são ideias? Aqueles que não precisam de muitos cuidados. Esse é o caso da tartaruga, dos pássaros, dos hamsters e até mesmo dos gatos.
  • Quando a criança pode ter um cachorro? O ideal é esperar até os seis anos de idade. Um cachorro, independentemente da raça, exige diferentes tipos de atenção. É preciso passear, brincar, dar banho, etc.

Filhotes ou cachorros adultos

Após ter tomado a decisão de integrar um cachorro ou um gato na família, é preciso considerar a idade do animal. O mais recomendado é que o animal tenha entre um e cinco anos.

Nessas idades, os cachorros e os gatos convivem bem com crianças. Por um lado, não são tão dinâmicos quanto quando eram filhotes. Mas, por outro lado, ainda não têm doenças como artrite ou outras patologias.

animais de estimação

Se a escolha foi pela adoção, é preciso perguntar aos cuidadores do local sobre o temperamento do animal em questão. Além de saber sobre o temperamento, podemos procurar saber dados úteis sobre suas preferências, necessidades, etc.

Outro dado interessante, no caso dos abrigos de animais, é a possibilidade de testes. Muitos locais admitem a realização de testes entre o cachorro e as crianças para ver como o animal e o ser humano se comportam ao se conhecer.

Nos abrigos para animais, normalmente é possível consultar as informações sobre os animais disponíveis para adoção. Assim, caso seja possível, pode-se solicitar um animal de estimação que já tenha vivido em casas com crianças.

Algumas dicas

Podemos tentar perceber se o animal vai se sentir à vontade em casa com nossos filhos com algumas dicas. Por exemplo, analisando o temperamento. Ou seja, observando como o animal responde a ruídos repentinos, se ele deixa ser tocado constantemente, se gosta de brincar, etc.

Uma boa ideia para crianças inquietas é a adoção de um cachorro que tenha sido adestrado para ser cão-guia. Após o adestramento, nem todos os animais se encaixam nos padrões para acompanhar pessoas com deficiência. Mas são uma excelente opção para lares com crianças.

Algumas raças de cachorros

Apesar da influência do temperamento do animal em questão ser grande, existem raças mais propensas que outras para interagir com crianças. Os Labradores e os Golden Retriever são conhecidos por serem dóceis. E os Terriers pela rebeldia. Mas, no fim, o mais importante é o temperamento do cachorro em questão.

Para tentar perceber o temperamento, podemos prestar atenção no temperamento dos pais do nosso futuro animal de estimação se isso for possível e estiver ao nosso alcance.

Resumindo, os animais de estimação para crianças devem ser preferivelmente animais domésticos cujo temperamento seja tranquilo, dócil e carinhoso com as crianças. Dessa maneira, podemos ficar tranquilos sempre que nossos filhos estiverem acompanhados pelo animal de estimação da casa.

Recomendados para você