O que fazer com os desenhos do meu filho?

26 Junho, 2018
Há uma fase em que as crianças começam a desenhar e desenhar. Realmente, elas se tornam uns artistas produtivos. Logo, essa fase (que dura alguns anos) junta-se ao tempo de aprender a ler e escrever mensagens e cartinhas para cada membro da família. Então, elas se tornam também escritores prolíficos!

Você já teve essa experiência? Seu filho já passou por essa fase? Se sim, você sabe que acabamos cheios de cartinhas, papéis e desenhos em todos os lugares. Mas a questão é: o que fazer com todos esses desenhos do meu filho?

A casa-galeria

Alguns desenhos são realmente lindos ou têm um significado muito especial. Certamente é difícil se livrar de muitos deles (vamos ser honestos, a maioria deles!). Então, começamos a colocá-los na geladeira, no espelho do banheiro,  na porta do quarto, atrás da porta do quarto, etc. Em um piscar de olhos nossa casa vira uma galeria de arte muito especial.

Se considerarmos que algumas crianças têm vários anos de criatividade pictórica e literária, você pode imaginar o que acontecerá em casa. Se você é uma mãe que têm vários filhos, o assunto já está previsto.

O problema com essa estratégia da casa-galeria é o seguinte: os desenhos acabam se deteriorando e se o objetivo era conservá-los, isso acaba não sendo possível, logo ficam amarelados e começam a rasgar nas bordas. Outra desvantagem é que eles realmente “afetam” a decoração da casa, pois não há casa que possa ficar limpa e arrumada quando está lotada de desenhos colocados improvisadamente em todas  as partes.

O que fazer com os desenhos do meu filho?

Dê uma olhada nessa variedade de opções que você tem para manter os desenhos do seus filhos em boas condições e sem afetar a ordem de sua casa. Isso não quer dizer que você tem que parar de exibi-los. De forma alguma! Sempre haverá lugares especiais para obras de arte especiais em casa, não se prive desse prazer. Aqui estão algumas respostas para a pergunta “o que fazer com os desenhos do meu filho?”.

Digitalizar

Escanear os desenhos e as cartinhas que seu pequeno escreveu é uma ótima maneira de conservá-los. Você poderá desfrutar deles e mantê-los em perfeito estado. Isso também permite que você os compartilhe com outros membros da família.

Tenha em mente que você deve fazer um backup desses arquivos  para não poder em caso de “acidentes eletrônicos”. Hoje em dia, existem muitas alternativas para o armazenamento de informações além da unidade de disco rígido de nossos computadores.

Fazer um livro

Uma vez digitalizados você pode imprimir os desenhos em papel fotográfico e fazer um livro com o qual você pode mandar encadernar. Existem várias opções para isso, inclusive há designers gráficos que fazem essa tarefa.

O mais divertido é que você pode adicionar suas próprias anotações, o que vai lhe permitir lembrar o contexto em que o desenho ou a mensagem foram feitos. Afinal, é o que lhes dá valor. Você também pode adicionar a data e o nome do artista, já que caso você tenha vários filhos, ao longo dos anos é difícil lembrar quem foi o autor de cada arte.

desenhos do meu filho

Transformar em toalhas de mesa individuais

Escolha aqueles com dimensões similares e plastifique-os. Isso vai permitir usá-los como toalhas de mesa individuais na hora das refeições. Se você é uma mãe um pouco mais habilidosa com artesanato, você pode fazer uma colagem com vários deles em um cartão. Depois, talvez, adicionar uma moldura e, em seguida plastificá-los. Você pode obter ideias do estilo “scrapbook” da Internet.

Emoldurar

Você pode digitalizá-los e imprimi-los para, em seguida, colocá-los em uma moldura charmosa na parede ou sobre uma mesa especial. Você também pode enquadrar o original. Muito provavelmente vai se manter muito bem conservado. Todas as mães pensam exatamente o mesmo “os desenhos do meu filho são lindos!”.

Usar como fotos de capa

Você pode digitalizá-los e torná-los fotos de capa para agendas, cadernos de receitas ou pequenos blocos de notas para levar na carteira. Assim como acontece com a toalha de mesa individual, pode-se fazer uma colagem ou  apenas selecionar um e fazer uma montagem em um papelão de boa qualidade. Em seguida, plastificar e enviar para encadernar com folhas brancas. Você terá a agenda mais bonita e original do mundo.

Você pode fazer outras versões como bloco de notas, bloco para fazer as compras no mercado, caderno de telefones, caderno de receitas … ou para o que você precisar.

Transformar em um jogo de memória

Ao digitalizá-los, você pode reduzir os desenhos para que todos tenham uma medida padrão. Por exemplo, do tamanho de um cartão para um jogo da memória. E você decide o tamanho! Depois, é só plastificar e pronto! Você já  tem em casa um jogo para seus filhos feitos por eles.

desenhos do meu filho

A Internet será sua melhor aliada

Seja você habilidosa com artesanato ou não, você vai encontrar infinitas opções e ideias maravilhosas na internet. Organize sua pesquisa para temas como “scrapbooking” e outro semelhantes. Assim, você vai encontrar até mesmo planilhas para dar vida ao armazenamento de seus desenhos e notas de seus filhos.

Aproveite esse momento porque, depois, dentro de alguns anos, vocês vão se maravilhar ainda mais com esses desenhos!