A melhor sessão de fotos de sua gravidez

Neste artigo vamos dar algumas dicas para conseguir as melhores fotografias de sua gravidez. Fazer uma sessão de fotos durante a gravidez é uma das mais belas experiências para a futura mamãe. Você verá que com estas dicas as suas fotos terão um brilho a mais.

Se você estiver esperando um bebê deve aproveitar a ocasião e se presentar com lindas fotos, para guardar esse momento único para sempre.

As memórias fotográficas são uma boa maneira de valorizar os momentos. Muitas mamães escolhem fazer sessões “tradicionais” em estúdios fotográficos com uma decoração artificial ou simplesmente com um fundo mais minimalista. Outras preferem fotografias caseiras e espontâneas. Há gosto para tudo.

Embora quase todas as mamães gostariam de fazer uma sessão de fotos, poucas estão realmente preparadas para isso. Algumas podem até ficar com receio de pedir o que querem e acabam se adaptando ao que o fotógrafo sugere, sem pensar se é isso mesmo que ela deseja.

A melhor maneira de planejar as memórias de sua gravidez é se preparando. Se você já estiver grávida e deseja guardar lembranças deste momento tão bonito faça uma lista do tipo de fotos que gostaria de ter, e em cada um desses itens anote o que é necessário para poder tornar essas fotos realidade.

Se você optar por sessões fotográficas de acompanhamento, ou seja, aquela que acompanha durante todo o período de gravidez, pode escolher pelo menos entre duas opções: uma foto diferente à cada mês – seja de biquíni ou nua, ambas são lindas; ou então, todos os meses uma foto exatamente na mesma pose.

  1. Escolhendo a segunda opção, é preferível tirar fotografias do perfil e em plano médio (meio corpo)
  2. Outra opção é uma foto totalmente frontal com as mãos embaixo da barriga (corpo inteiro).
mãe tirando fotos em diversas fases da gravidez

Se você optar por uma sessão de acompanhamento mensal, uma sugestão é que a décima foto seja segurando o bebê no lugar que ele ocupava na barriga. Ou seja, em vez de segurar a sua barriga como nos 9 meses anteriores, você segurará o bebê nas suas mãos.

Dicas para a melhor sessão de fotos

A gravidez é orientada para o nascimento do bebê e nesse período o corpo da mãe muda muito. Então é muito interessante que você possa fazer um registro apropriado dos momentos dessa etapa. Não é necessário que as fotografias sejam posadas, também há muita beleza nas fotografias espontâneas.

A naturalidade pode ser a sua grande aliada se você não gostar de ficar fazendo poses na frente da câmera.

A maternidade proporciona um “brilho” especial no corpo feminino. O corpo da mulher grávida irradia uma pureza e uma beleza física que tem um resultado único quando é registrado nas fotografias. Da mesma forma, a alegria interior que sentimos como mães nos faz sorrir de uma forma especial. Há aqueles que dizem que uma mulher grávida é capaz de sorrir apenas com o olhar.

mãe grávida na banheira

Outras dicas

  • Ame seu corpo do jeito que ele é. Mime-se e não tenha medo de se despir diante da câmera.
  • Fale com o seu fotógrafo para que ambos estejam claros sobre o resultado que você deseja obter. Se você tiver vergonha de sair nua nas fotos, procurem juntos por outras soluções. Flores, tecidos e outros acessórios costumam ser os mais utilizados para cobrir os seios e as partes íntimas nas sessões de fotos.
  • Fale com o seu filho, deixe mensagens para o futuro, escreva o seu nome, ou faça um desenho no álbum onde você vai colocar suas fotos da gravidez.
  • Envolva sua família na sessão, faça com que eles também participem. Esse momento também é importante para eles.
  • Dê asas à sua imaginação. Combine fotos emocionais com fotos mais criativas.
  • Leve em consideração o período em que você se encontra na gravidez para prever a sua capacidade de resistência e mobilidade.
  • Normalmente as fotos do último mês são feitas de 2 a 4 semanas antes do nascimento do bebê. É possível que no sétimo mês você já se sinta pesada e menos ágil. Nesse caso, tente fazer sessões de fotos mais breves.

Luz, câmera, ação!

  • Retocar não é mentir. As fotos da gravidez normalmente são retocadas. Como toda mulher você pode apresentar estrias, pelos, manchas na pele, varizes, tornozelos inchados, e assim por diante. Até mesmo a barriga não é perfeitamente redonda. Se você quiser, não tem problema em retocar para embelezar ainda mais as suas fotos. É claro, você pode optar por não retocar e abraçar todos os detalhes assim como eles são.
  • Escolha bem as roupas que deseja usar neste último mês de gravidez. Você também pode se presentear e comprar alguma coisa para a ocasião.
  • Não se maquie demais ou faça uma pose excessivamente sofisticada, quanto mais natural melhor. A beleza natural da gravidez é suficiente para fazer fotos lindíssimas.
  • Tire um tempo para fazer isso. Planeje a sessão de fotos com antecedência para não fazê-la às pressas, e sim cuidando de todos os detalhes para conseguir belas fotos.
  • Escolha o lugar. Se possível, tire fotos de vários lugares que você achar interessante para ser o cenário de sua sessão. Revise essas fotos e verifique se há detalhes que devem ser escondidos ou destacados para garantir o melhor resultado.
  • Escolha o momento certo do dia. Lembre-se que para boas fotos é necessário haver uma boa luz. A melhor opção é sempre a luz natural. Leve em consideração que o sol iluminará melhor quando estiver atrás do fotógrafo, ou seja, ao seu favor. Geralmente ao entardecer é o melhor momento pois as fotos ganham tons ocre muito bonitos, que não têm nas outras horas.
  • Pense no que vestir. Escolha roupas soltinhas e cores que realçam a sua beleza. Não é necessário que as cores combinem com o ambiente. Se você optar por posar com alguém nas fotos é recomendável que avise a essa pessoa antes se tiver alguma preferência, para evitar qualquer frustração na hora da sessão.
  • Ensaie as poses previamente. Para poder guardar uma lembrança original com a sua cara você deve pensar em algumas poses para as fotos, e até mesmo ensaiá-las um pouco. Isso é bom para as mamães que ficam nervosas na hora da sessão, e claro, para as perfeccionistas.
  • Pesquise referências. É importante ter as próprias ideias, mas também é muito útil ver que tipo de sessões de fotos costuma-se fazer, e até mesmo ver as opções alternativas. Não é uma questão de copiar, mas sim usá-las como inspiração.

Para uma sessão de fotos perfeita o melhor a se fazer é aproveitar o momento, relaxar e não se pressionar demais. Certamente é preciso se esforçar para conseguir os melhores resultados, mas não deixe que isso lhe tire a tranquilidade desse momento tão bonito.

Recomendados para você