Ginástica artística para crianças, um esporte que traz vários benefícios

· 31 de dezembro de 2017
Através da ginástica rítmica, as crianças desenvolvem as suas capacidades físicas e melhoram as suas habilidades sociais e pessoais

A ginástica artística é uma das atividades extracurriculares mais populares, especialmente entre as meninas. Esse esporte consiste em exercícios de agilidade, força, elasticidade e elegância. Ou seja, além de educar e desenvolver o corpo, trata-se de uma arte expressiva. Embora sempre tenha sido considerado um esporte feminino, ele é recomendado tanto para meninos quanto para meninas.

Quando devo começar a praticar ginástica artística?

“A idade ideal para iniciar a praticar ginástica artística é entre os três e cinco anos de idade”

A ginástica artística consiste em combinar diferentes movimentos corporais de modo que formem uma coreografia. Para isso, também pode-se contar com a ajuda de aparelhos de ginástica. Existe uma grande quantidade de exercícios que as crianças podem fazer nesse esporte considerado olímpico desde os Jogos Olímpicos de Atenas de 1896. Como existem vários graus de complexidade, é importante aprender no início os movimentos mais básicos.

A idade mais apropriada para começar a praticar esse esporte é entre os três e cinco anos de idade. Essa etapa é quando a criança adquire os hábitos de postura e desenvolve as habilidades motoras básicas. No entanto, isso não deve ser um obstáculo para começar a praticar esse esporte mais tarde, inclusive na adolescência.

menino fazendo ginástica artistíca

Tipos de exercícios

Os exercícios realizados na ginástica artística irão depender da fase de preparação em que a criança se encontra. À medida que ela treinar e desenvolver suas habilidades, irá aumentar o nível de dificuldade e de exigência dos exercícios. Essas atividades podem ser divididas em três etapas: básica, acrobática e artística. 

1. A ginástica básica tem como propósito conseguir um nível elevado de preparo físico. Assim como acontece com outros esportes, ela fortalece a saúde e contribui para o desenvolvimento das funções motoras e qualidades físicas.

2. Na fase acrobática, os exercícios mais complexos são introduzidos, entre eles encontram-se: práticas de equilíbrio, saltos, exercícios de contato, aéreos, semi-aéreos. Por isso, a criança começa a utilizar vários tipos de aparelhos de ginástica, além de colchonetes e trampolins.

3. A etapa artística, além de aumentar o nível dos exercícios, introduz diversas modalidades de competência. Como por exemplo, por equipes, ou individuais com aparelhos.

Qual é a diferença entre ginástica artística para meninos e para meninas?

Embora a ginástica artística seja um esporte tanto para meninos quantopara meninas, é diferente para cada sexo. Além de competirem separadamente, como acontece em outros esportes, também realizam exercícios diferentes. Embora as práticas realizadas no solo sejam similares, os meninos e as meninas têm modalidades específicas e atividades diferentes em suas execuções acrobáticas.

  • No caso das meninas, elas participam de quatro modalidades: o salto sobre a mesa, a trave, as barras assimétricas e o solo.
  • Os meninos têm seis modalidades: as argolas, as barras paralelas, a barra fixa, o solo, o cavalo com alças e o salto sobre a mesa.

Benefícios da ginástica artística para as crianças

“Com a ginástica artística, as crianças desenvolvem suas capacidades físicas e melhoram as suas habilidades sociais e pessoais”

Esse esporte é muito exigente, requer muita força de vontade e treinamento. No entanto, também traz muitos benefícios para as crianças que o praticam essa modalidade. A ginástica artística ajudará as crianças a:

  • Aumentar as capacidades motoras: força, flexibilidade, coordenação, velocidade, entre outras.
  • Desenvolver o equilíbrio e a noção de ritmo. 
  • Corrigir más posturas corporais.
  • Ganhar confiança e segurança em si mesmas.
  • Fomentar a concentração.
  • Melhorar o trabalho em equipe, a socialização, o companheirismo e o respeito em relação a outras pessoas.

Além disso, se os seus filhos gostarem desse esporte tão exigente, praticá-lo irá fazer com que eles desenvolvam o sentido de continuidade e responsabilidade. Eles tão vão aprender a aproveitar o tempo livre de maneira muito mais eficiente e vão adquirir valores como: tenacidade, valor e tolerância à frustração.

menina se alongando

Recomendações gerais

Como pais, devemos levar em consideração vários aspectos na hora de colocar os nossos filhos em um esporte. É fundamental, obviamente, que eles gostem e que se sintam motivados a praticá-lo. O esporte não deve ser uma obrigação e a carga física deve estar adequada ao nível de desenvolvimento da criança.

Por isso, temos que considerar cuidadosamente quais esportes vamos oferecer. Sendo assim, é importante saber antes se o professor ou o treinador tem experiência em ginástica artística, se o local que oferece esse esporte conta com a equipe necessária e se, principalmente, o local conta com as medidas de segurança adequadas.

A ginástica artística é um esporte que exige muitíssimo compromisso e disciplina. Muitas vezes, as crianças têm vontade de não ir à aula e de, inclusive, abandonar por completo. Portanto, o mais importante de tudo é que elas contem com o apoio e o incentivo dos pais.