Os avós deixam marcas na alma dos netos

Esses anjos da guarda em vida são fontes de sabedoria e exemplos de vida de muitas crianças que os tomam como modelo.

Os avós deixam marcas na alma dos netos, pois o amor deles é tão profundo, incondicional e imenso que não podem evitar demonstrar de todas as formas possíveis.

Esses seres únicos e especiais, considerados pontos cardeais da nossa infância, marcam a fogo nossos corações com cada momento compartilhado, que são transformados nas mais memoráveis lembranças ou em adoráveis histórias engraçadas com excesso de ternura.

Por isso, neste artigo, decidimos homenagear aquelas pessoas que são a base da vida de qualquer um. Elas ajudam na formação do caráter e da personalidade da criança, aproveitando o melhor de cada uma e intensificando as emoções e os sentimentos ao máximo.

Os avós deixam marcas e, especialmente, ensinamentos

Os avós não são somente a bússola de toda criança, mas também são eternos cúmplices. Eles preferem abraçar seus netos para tranquilizá-los, antes de julgar ou apontar. São as lembranças felizes, os sorrisos, as travessuras e os caprichos compartilhados.

Além disso, os avós ensinam seus netos a serem pacientes, oferecendo apoio emocional e conselhos em momentos de crise e instabilidade. Eles também ajudam a superar qualquer perda ou desvinculação familiar, por mais dolorosa que seja.

Graças a esses seres “enrugados”, a comunicação da criança se torna mais emocional porque os avós têm o dom de corrigir de maneira diferente, ajudando os pequenos a serem mais críticos e a ver a vida com outros olhos, compartilhando suas histórias e seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Eles transmitem hábitos como caminhar, cuidar das plantas e cozinhar. Também incutem tradição e histórias familiares. Eles têm a capacidade de completar a vida dos pequenos com canções, brincadeiras e histórias de antigamente, as quais se caracterizam por sua impactante beleza e ensinamentos úteis.

marcas na alma

Os avós deixam marcas na alma e no coração dos netos

Mesmo com alguma dificuldade para enxergar de longe, os avós têm a capacidade de ver – sem utilizar óculos – as coisas boas dos netos, esses seres maravilhosos cheios de magia e aparentemente desprovidos de um lado obscuro. Para eles, as crianças que alegram suas vidas são as melhores do mundo e não possuem defeitos.

Esses personagens que brilham, estrelas que a vida se encarregou de formar, experimentam um amor e uma devoção por seus netos com uma magnitude que os supera, motivo pelo qual não podem evitar demonstrar de mil formas possíveis.

A somatória desses pequenos detalhes, que consistem nas maiores demonstrações de apreço, refletem nada mais nada menos que o carinho e a admiração que esses pequenos seres despertam nos avós. Assim, as crianças percebem a generosidade que transborda como um carinho sem medidas que os embeleza.

Sem dúvida, os avós representam os sentimentos e as emoções de qualquer criança em sua máxima intensidade. Pois esses seres íntimos e inesquecíveis conservam um tratamento paciente, permissivo e compreensivo de consentimento que os pais – lógica e naturalmente – não costumam dar aos pequenos.

Por tudo isso e muito mais, costuma se afirmar que esses heróis de cabelos brancos da infância são um dos melhores presentes que a vida colocou à disposição de qualquer criança. Tanto que essas raízes são capazes de deixar uma marca emocional inesquecível na alma e no coração dos netos.

marcas na alma

Avós, fanáticos pelos netos

Os segredos compartilhados, a dedicação, o respeito e a incondicionalidade compõem a carreira que permitiu a essas pessoas mais velhas obter o doutorado no amor que os transformam nos seres mais amorosos. A vida coloca no caminho deles a oportunidade de corrigir com os netos os erros que cometeram com os filhos.

Os netos são felizes porque encontram nessa casualidade da vida e do destino um meio de escapar das amarras das regras com amor e carinho. Os avós se sentem reis sem coroa, que nunca poderão ser destronados desse coração um tanto envelhecido que bate pura e exclusivamente pelos netos.

Não há espaço para dúvidas: os avós são fãs dos netos e se sentem obrigados a reforçar o talento e a perseverança deles, assim como celebrar cada triunfo. Não há quem olhe uma criatura com tanta ternura como esses avós maravilhados com a magia do passar do tempo.

Dessa forma, o cuidado dos avós reflete um amor incondicional e puro, repleto de momentos únicos e incomparáveis. Esse carinho educa as crianças e as protege de uma forma que talvez não seja sempre compreensível, mas que em qualquer caso é indescritível.

Aqueles que tiveram a grande sorte de compartilhar esses momentos e sensações com seus avós entendem a importância que estes tiveram durante sua infância e o impacto que causou em suas vidas adultas. Levaremos para sempre essa íntima e indelével cicatriz na alma.

Recomendados para você