O que é o pensamento simbólico?
O pensamento simbólico é necessário para o desenvolvimento infantil porque é ele que vai ajudar os pequenos a compreenderem os conceitos mais abstratos. É importante ajudá-los a desenvolver esse pensamento porque, dessa forma, eles terão uma evolução adequada à sua idade e às necessidades que terão conforme forem crescendo.
Como pai ou mãe, é fácil fazer um bom acompanhamento do desenvolvimento físico do seu filho. Você sabe quando o seu filho começa a engatinhar ou andar, ou quando ele melhora as habilidades motoras.
Porém, o desenvolvimento mental é diferente. Para os pais, pode ser mais difícil saber se os estágios do desenvolvimento cognitivo estão no caminho certo, incluindo o pensamento simbólico.
Assim como o termo indica, o pensamento simbólico se refere à capacidade de representar pessoas, objetos e eventos, mesmo aqueles que não estão presentes, por meio do uso de símbolos ou imagens internas.
Em seu livro A Psicologia da inteligência, o psicólogo do desenvolvimento Jean Piaget define o pensamento simbólico como a representação da realidade por meio do uso de conceitos abstratos. A seguir, vamos falar sobre isso de uma forma mais clara.
O que é o pensamento simbólico?
O pensamento simbólico ocorre quando a realidade é representada por meio do uso de conceitos abstratos, tais como palavras, gestos e números. A evidência de pensamentos desse tipo geralmente se faz presente na maioria das crianças por volta dos 18 meses, quando os signos e símbolos (significantes) são usados de forma confiável para se referir a objetos, eventos e comportamentos específicos (significados).
O selo é a linguagem, que utiliza palavras ou símbolos para expressar conceitos (mãe, família) e referências abstratas para transcender a realidade concreta (conforto, futuro), e permite a manipulação de intangíveis (símbolos matemáticos).
De acordo com Jean Piaget, a imitação desempenha um papel importante nesse desenvolvimento, pois a criança é capaz de imaginar comportamentos observados no passado e recriá-los como comportamentos imitados.
Assim, é construído um repertório de significantes que se conecta a significados por meio da assimilação de eventos e ações a esses significantes.
O desenvolvimento da linguagem surge de funções simbólicas (representar algo por meio de signos ou símbolos que servem apenas para essa representação), o que, por sua vez, facilita o desenvolvimento do pensamento simbólico (a capacidade de reproduzir o ambiente mentalmente de acordo com a própria experiência).
Para promover esse pensamento, é necessário que as crianças tenham contato com o jogo simbólico desde cedo, a partir dos 18 meses, por exemplo, e durante toda a infância.
No jogo simbólico
Às vezes, você verá sinais do pensamento simbólico nas brincadeiras do seu filho conforme ele vai se aproximando da idade pré-escolar. Quando um objeto substitui outro, estamos vendo o pensamento simbólico em ação. Por exemplo, quando um pedaço de pau se torna uma espada ou uma toalha de banho se torna a capa de um super-herói.
No entanto, o pensamento simbólico não se limita a objetos. Conforme as crianças vão desenvolvendo a capacidade de pensar simbolicamente, elas “brincam de fingir” e se imaginam como outras pessoas ou até mesmo como animais ou objetos fantásticos.
Comunicação simbólica
O pensamento simbólico também se manifesta de maneiras mais concretas. As crianças desenvolvem algumas dessas formas a partir dos 18 meses, quando usam significantes, tais como sons ou gestos, para se referir a objetos ou pessoas específicas.
Posteriormente, esses significantes podem se referir a conceitos ou objetos que não estão presentes, como, por exemplo, um dos pais ou a ideia de família. Mais tarde, quando os pequenos aprenderem a escrever palavras, desenhar, atuar em peças de teatro ou até mesmo cantar canções, eles estarão expressando a sua capacidade de pensar simbolicamente.
Em estágios avançados, esse tipo de pensamento permite que as pessoas manipulem objetos intangíveis, habilidade que entra em jogo na resolução de uma equação matemática, por exemplo.
A importância do pensamento simbólico
Além de ajudar as crianças a se comunicarem, esse tipo de pensamento é um elemento-chave para expandir as capacidades imaginativas da criança. Da mesma forma, também promove o desenvolvimento ao estimular a autoexpressão, assim como os cenários imaginários também ajudam as crianças a desenvolver as suas habilidades sociais e criativas.
Uma vez que o pensamento simbólico atribui noções imateriais a coisas e eventos concretos, ele permite que as crianças associem um determinado evento, lugar ou objeto a ideias abstratas, como os sentimentos.
Isso ajuda a moldar a visão de mundo da pessoa e, conforme ela cresce, isso permite que ela faça julgamentos hipotéticos, determine valores relativos e expresse emoções de uma maneira complexa.
Em suma, conforme você pode ver, é importante levar o pensamento simbólico em consideração no desenvolvimento infantil. Nesse sentido, os pais devem estar atentos à evolução do pensamento dos filhos para saber se eles não têm nenhum tipo de problema no desenvolvimento da sua mente.
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- Piaget, J. (1978) Adaptación vital y psicología de la inteligencia: Selección orgánica y fenocopia. Editorial: Siglo veintiuno de españa editores s.a.
- Ruiz de Velasco Galvez, Á., Abad, J., & GRAÓ, B. (2011). El juego simbólico. Arteterapia: Papeles de arteterapia y educación artística para la inclusión social, 6, 303-304. https://revistas.ucm.es/index.php/ARTE/article/download/38187/36946