6 curiosidades sobre o desenvolvimento infantil

26 Outubro, 2020
A seguir, vamos falar sobre algumas curiosidades relacionadas ao desenvolvimento infantil que talvez você ainda não conheça.

Ver como as crianças evoluem com o tempo é algo maravilhoso e extraordinário. Aos poucos, elas vão se tornando pequenas pessoas e, quando menos esperamos, já estão passando pela fase da puberdade e da adolescência. Por isso, é preciso aproveitar cada uma das fases do desenvolvimento infantil.

Certamente há muitas coisas que vão te surpreender ao ver o seu filho crescer. Alguns exemplos são as 6 curiosidades que vamos descrever neste artigo. Qual delas você já conhecia?

6 curiosidades sobre o desenvolvimento infantil

curiosidades sobre o desenvolvimento infantil

1. Os recém-nascidos choram sem lágrimas

O choro está presente nos bebês desde o nascimento, mas a maioria dos recém-nascidos chora sem produzir lágrimas. Isso ocorre por causa de uma questão fisiológica, visto que os ductos lacrimais ainda não estão totalmente desenvolvidos. Ou seja, eles ainda não estão totalmente abertos e, portanto, as lágrimas não podem passar pelos seus olhos.

2. Perda de peso ao nascer

É normal que os recém-nascidos percam peso durante os primeiros três ou quatro dias de vida. De fato, eles costumam perder de 5 a 10% do peso que tinham ao nascer. Mas não é preciso se preocupar, pois esse peso será recuperado, aumentando com o passar dos dias.

3. Eles não têm a dentição completa até os 3 anos de idade

Os primeiros dentes geralmente aparecem entre 6-7 meses e 12 meses. Então, aos poucos, a dentição vai sendo completada. No entanto, a maioria das crianças não tem todos os dentes até os 3 anos de idade. Como já sabemos, esses são os dentes de leite, que vão cair a partir dos 6 anos.

4. Medo de estranhos

Os bebês costumam desenvolver o medo de estranhos aproximadamente aos 8 meses de idade. É um comportamento adaptativo completamente normal, mas o engraçado é que a maioria não demonstra tanto medo quando se trata de outra criança.

5. Fatores externos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças

Para o desenvolvimento das crianças e, mais especificamente, para o seu crescimento, os fatores externos, tais como nutrição, estilo de vida, meio ambiente ou assistência médica, são mais importantes do que outros fatores, como, por exemplo, a genética ou a origem étnica.

Portanto, a infância dos pequenos deve ser pautada pela atenção adequada às suas necessidades básicas e de saúde.

curiosidades sobre o desenvolvimento infantil

6. Crescimento rápido ao nascer e durante a puberdade

As crianças crescem rapidamente durante o primeiro ano. De fato, durante esses 12 meses, elas aumentam de tamanho em 50%. Depois, tudo se estabiliza e elas passam a crescer, mais ou menos constantemente, cerca de 6 cm por ano.

De repente, chega a puberdade, durante a qual ocorre o chamado “estirão”. Essa fase dura aproximadamente 4 anos. E, nesse período, as meninas experimentam um rápido aumento de tamanho durante os primeiros dois anos, enquanto os meninos crescem rapidamente durante os 4 anos.

“Como nossos filhos crescem rápido! Razão suficiente para não perdermos nem um segundo de suas vidas”.

-Anônimo-

Aproveitar o desenvolvimento infantil

Ao observar o seu filho crescer, você certamente vai perceber que há muitas outras curiosidades sobre o desenvolvimento infantil além dessas que acabamos de apresentar.

Lembre-se de que o seu filho vai passar apenas uma vez por cada uma das fases do desenvolvimento infantil. Por isso, é importante que você aproveite cada uma delas e acompanhe o seu filho nesse longo caminho do crescimento.

  • La Haba, M., Cano, M., & Rodriguez, Y. (2013). El crecimiento y el desarrollo físico infantil. Autonomía personal y salud infantil, 1-26.
  • Muzzo, S. (2003). Crecimiento normal y patológico del niño y del adolescente. Revista chilena de nutrición30(2), 92-100.