Perder peso depois dos 40, um desafio possível

· 10 de janeiro de 2018
Os trinta passaram e nosso organismo começou uma etapa onde um de seus efeitos é retardar a queima de calorias. Descubra como conseguir perder peso depois dos 40 anos.

Com o passar dos anos nosso corpo vai se transformando e, em meio a essas mudanças, podemos experimentar a situação de demorar mais para perder peso. Você leu bem! Demora, mas não significa que seja impossível. Só requer um pouco mais de paciência. A seguir, te facilitaremos toda a informação necessária sobre o processo de perda de peso depois dos 40 anos. Confira!

É possível perder peso depois dos 40?

Como você leu, claro que sim! Mas isso não vai acontecer como quando tínhamos 20 anos, pois essa é a idade em que tínhamos mais energia para fazer atividades que requeriam um esforço e nosso metabolismo era mais acelerado.

Porém, isso não significa que você tenha que se render. Descobrimos outros truques que vão te permitir emagrecer, mesmo que você já tenha entrado em seus magníficos quarenta, ainda mais motivados a saber que a perda de peso depois dos 40 pode te beneficiar. Vejamos porque.

4 razões para perder peso depois dos 40 anos

  • A principal razão é a sarcopenia. Já ouviu falar nela? Trata-se da perda de massa muscular à medida em que os anos vão passando. Evitar o sedentarismo ajuda a minimizar seu surgimento e beneficiará sua atitude física e mental.

  • A obesidade detém a produção de testosterona e este hormônio é o que te protege de ganhar peso, pois combate a gordura ao se aderir a ela. À medida em que você vai engordando, a gordura ganha a batalha e deixamos de produzir este hormônio em quantidades eficientes.
  • Te obriga a se manter em alguma atividade física. Muitas vezes quando começamos os quarenta pensamos que já não precisamos cuidar de nossa aparência física. Mas não é questão de beleza, e sim de saúde. Assim, não deixe de caminhar diariamente ou realizar atividades tais como dança ou natação.
  • Evita o câncer de cólonas mudanças nos hábitos intestinais, a dor abdominal e outro tipo de incômodos.

Benefícios da perda de peso depois dos 40

São muitos os benefícios que a perda de peso nos trará depois dos 40, te contamos alguns:

  1. Aumentará seu nível metabólico paulatinamente, o que significa que você vai queimar mais gorduras.
  2. Favorecerá seu nível digestivo.
  3. As vias respiratórias serão descomprimidas, o que te permitirá respirar melhor e se cansar menos.
  4. Melhorará o sono.
  5. Aumentará sua autoestima e sua autoconfiança.
  6. Estilizará sua figura.
  7. Mudará e melhorará seu estilo de vida a um mais ativo e saudável.
  8. Contribuirá para evitar muitas doenças.
  9. Incentivará você a melhorar seus hábitos alimentares.

Como perder peso depois dos 40?

Chegou o momento que você tanto esperava! Você verá que não é tão difícil cumprir com os requisitos para conseguir perder peso depois dos 40. Se você puser em prática ao pé da letra as seguintes sugestões, com certeza vai conseguir.

  • Você pode conseguir! Deve se convencer de que é possível e não querer ver os resultados imediatamente. Lembre-se de que é um processo e a ansiedade pode atrasar um pouco mais esse processo.
  • Você deve se exercitar. Ainda que talvez não esteja dentro dos seus planos ir à academia, então deverá procurar outras alternativas. Pense nos exercícios ao ar livre, por exemplo, aqueles que requerem um investimento físico de acordo com as suas possibilidades.
  • Nunca elimine as refeições regulares. Você deve tomar o café da manhã, almoçar e jantar regularmente nos mesmos horários. Claro, não se esqueça de fazer lanches nutritivos para eliminar a ansiedade. Assim evitará comer em proporções excessivas.

  • Consulte um nutricionista. Quem melhor para te indicar corretamente quantas calorias você deve consumir para poder emagrecer tendo em conta a sua saúde? Além disso, caso queira assim, poderá preparar uma dieta personalizada de acordo com o seu metabolismo.
  • E por último, durma. Ainda que não acredite, descansar vai te permitir renovar as energias para a sua próxima jornada de atividades. Mas não abuse, tanto a falta quanto o excesso de sono engordam.

Perder peso depois dos 40 previne o surgimento do câncer de cólon, as mudanças nos hábitos intestinais, a dor abdominal e outro tipo de incômodos.

Antes de tudo, tenha presente que perder peso depois dos 40 anos é uma forma de manter uma vida saudável e evitar o surgimento de doenças relacionadas com o colesterol, a circulação sanguínea ou inclusive o surgimento de problemas psicológicos como a depressão. Existem numerosas atividades que te ajudarão a emagrecer. Encontre a que você gostar mais e faça deste desafio um de seus maiores hobbies!