Os horários de sono das crianças

· 2 de janeiro de 2018

Estabelecer horários de sono para as crianças é fundamental para o bom desenvolvimento dos pequenos. A partir do momento em que nascem até alcançarem a juventude, a hora de ir dormir quase sempre se transforma numa batalha campal. As crianças necessitam descansar muito mais do que os adultos, mas muitas vezes querem ficar acordadas o máximo possível.

As desculpas para ficar mais um pouco vendo televisão ou brincando muitas vezes acabam em lágrimas. Elas não entendem, que, assim como para os pais, a falta de sono pode gerar sérios problemas.

Isso acontece porque as crianças são mais ativas do que os adultos. A energia delas é praticamente inesgotável, mas ao mesmo tempo estão em pleno processo de transformação. Precisam estar descansadas porque estão absorvendo informação todos os dias.

Como os horários de sono afetam as crianças

A falta de sono pode gerar diversos problemas. Alguns deles podem derivar em doenças e patologias que, no caso das crianças, podem ser perigosas.

Problemas físicos

Não dormir adequadamente pode derivar num cansaço exacerbado. Isso impede que as crianças consigam realizar suas atividades diárias com normalidade. O esgotamento pode causar também problemas nas articulações e nos músculos, dor de cabeça e problemas no estômago.

Problemas emocionais

Transtornos como a depressão e a ansiedade são apenas alguns dos mais frequentes. O cansaço gera irritabilidade, mau humor, tristeza e apatia. Influencia no caráter e no comportamento da criança, que pode chegar inclusive a se isolar dos demais.

A importância do horário do sono para as crianças

Problemas cognitivos

A falta de descanso impede que a criança se concentre e preste atenção. Uma alteração nos horários de sono de uma criança pode ser catastrófica para o seu rendimento. Por sua vez, isso repercute nos níveis social e emocional: ela vai realizar avanços mais lentamente do que seus companheiros, o que pode gerar frustração e baixa autoestima.

Não se sentir bem descansado impede também que a criatividade aflore nas crianças. As boas ideias surgem sempre em mentes lúcidas e despertas.

“Dormir é se distrair do mundo”

 -Jorge Luis Borges-

Conselhos para a hora de dormir

Existem uma série de dicas para manter os horários de sono das crianças. São simples, mas efetivos, e proporcionam tempo tanto para o descanso das crianças quanto dos adultos. Quase sempre os pais que tentam ajudar os filhos nessa quetão acabam sucumbindo aos mesmo problemas.

O estresse do trabalho, as obrigações familiares e a vida pessoal se unem com a preocupação com os filhos. Aprender a relaxar é, tanto para os pequenos quanto para nós, algo que deveria ser obrigatório.

Coloque uma música relaxante

Uma boa forma para colocar seus filhos para dormir é o colocando uma música relaxante para tocar. Escutar músicas clássicas ou especializadas em meditação é sempre uma boa opção. Procure não colocar num volume muito alto, prefira um som ambiente. Além de favorecer o sono, vai criar um clima muito agradável dentro de casa.

Dar banho quente

Uma hora antes de dormir procure dar um banho quente no seu filho. O corpo dele vai relaxar e ele vai se sentir mais descansado. No momento em que colocar o pijama e se deitar, seu filho não vai demorar muito para pegar no sono. Você também pode utilizar esse truque quando precisar se distrair dos problemas do dia a dia.

Leite quente, o melhor tranquilizante

Esse truque, que tem centenas de anos, já era usado como remédio para doenças como o resfriado ou a dor de garganta. Atualmente, é recomendado por profissionais da saúde, que não duvidam dos benefícios do leite.

Além de ser delicioso, cura a irritação da garganta, é muito saudável e ajuda a melhorar o aparelho intestinal. Se o seu filho tem intolerância a lactose não se preocupe: o leite sem lactose surte o mesmo efeito.

A importância do horário do sono para as crianças

 

Tente afastar as crianças da tecnologia nessa hora

Hoje em dia é difícil, mas é possível. Tente fazer com que as crianças não estejam conectadas a tablets, computadores e celulares nas horas anteriores ao momento de dormir. É muito difícil para o cérebro se desconectar quando está exposto a muitos estímulos.

O melhor nesses casos é estabelecer hábitos de leitura. Seu efeito é mil vezes melhor do que o dos computadores e de outros aparelhos eletrônicos. Os livros são ideais para auxiliar a estabelecer horários corretos de sono para as crianças.

Utilize métodos de relaxamento em forma de brincadeira

Se você notar que os seus filhos têm sérios problemas para dormir, você pode tentar usar com eles técnicas de relaxamento. Muitas vezes esses métodos estão focados em que as crianças localizem um lugar em sua mente que as façam se sentir bem.

Uma vez ali, podem imaginar que se divertem e exploram aquilo que o seu cérebro deseja. Pouco a pouco irão dormir sem perceber.