Por que as crianças pedem água quando vão para a cama?

24 de dezembro de 2018
Você já deve ter passado por essa situação com um dos seus filhos: quando ele está pronto para dormir, se lembra de pedir um de seus favorzinhos.

Uma das situações mais comuns é quando as crianças pedem água quando vão para a cama. Muitos pais acabam perdendo a paciência quando isso acontece.

Outros não conseguem revelar o mistério que se esconde por trás dessa situação irritante, insistente e curiosa. Mas a questão que não se cala é: por que isso acontece todas as noites durante a infância de nossos filhos?

Quando as crianças pedem água antes de dormir

Toda vez que as crianças pedem água justo antes de descansar, você deve achar que elas simplesmente se esqueceram de beber durante o dia.

Então, de repente você se depara com um detalhe que chama atenção: a criança bebe apenas um golinho de nada.

É aí que a imaginação de pais preocupados ou irritados começa a criar asas em busca de possíveis explicações para esse fenômeno curioso. Será que é manipulação? Será que ela quer me mostrar o seu poder? Será que está me fazendo de bobo?

Mas calma, todas as hipóteses apontam a uma simples necessidade de atenção.

Na verdade, as crianças ainda não são capazes de realizar tais atos intencionais e complexos. Portanto, também não é possível que simplesmente querem esgotar a sua paciência.

Está na hora de descartar essas alternativas errôneas que passam pela sua cabeça. Muitos pais acham que esse pedido tem a ver com o desejo de estar curtindo a sua companhia um pouco mais.

Mas, se considerarmos o tempo que a criança demora para tomar essa pequena quantidade de água, essa teoria perde todo o seu peso. Não seria possível compartilhar o tempo de companhia que a criança deseja nesse curto período de tempo.

para a cama

Então, por que as crianças pedem água quando vão para a cama?

As crianças pedem água quando já estão prontas para dormir e justo quando queremos relaxar depois de um dia tão longo e difícil. Mas não se preocupe e nem perca a paciência. A verdadeira razão por trás desta típica situação noturna é mais complexa do que você imagina.

Na verdade, com esse pedido simples e talvez um tanto inoportuno, as crianças estão querendo algo mais.

Basicamente, elas precisam saber que podem contar com você não importa o que aconteça, incondicionalmente. Elas precisam de você, elas te analisam. Elas querem sentir que não estão sozinhas se precisarem de você durante a noite.

Elas sabem que se chamarem o papai ou a mamãe, eles virão para protegê-lo. Tranquilize o seu filho e transmita confiança. As crianças pequenas dependem muito de seus pais, ainda mais na escuridão da noite que tanto as aterroriza.

Por essa razão, a criança quer comprovar se os pais cuidarão dela. Ela quer se assegurar de que pode confiar cegamente neles por qualquer inconveniente.

Então, o que está em jogo aqui não é a sua paciência, mas a sua capacidade de responder aos seus chamados, de confortar e consentir.

Ter filhos não faz de você um pai, assim como ter um piano não o torna pianista

-Michael Levine-

Algo mais do que sede

para a cama

Para lidar com esta situação devemos agir com calma, paciência e, acima de tudo, muito amor. Isso é o que cada criança exige. É exatamente aí que reside o sucesso como pais e o segredo para a felicidade dos filhos.

Não é uma questão de sede, de atormentar, de manipular ou por maldade. Esse ato vai muito além disso. O copo de água não é mais do que um mero pretexto.

É claro que às vezes pode até ser verdade. Mas na maioria delas é sobre outra necessidade: a carência afetiva e emocional.

O último abraço ou um beijinho extra. Ser coberto com uma carícia, sentir o calor dos pais. Nossos filhos apenas querem saber que estamos disponíveis para eles.

Eles querem sejamos confiáveis, leais a todo custo. O reconfortante e positivo desta situação é que não vai durar a vida inteira.

É por isso que é tão importante saber desfrutar mesmo desses episódios que às vezes nos tiram a paciência. Afinal, mais cedo ou mais tarde, você acabará sentindo saudades desse estágio dourado e sonhador.

Como você pode ver, é apenas uma questão de compreender a criança para não desperdiçar energia nos irritando e poder investir o nosso precioso tempo dando todo o nosso amor.