Por que as noivas se vestem de branco no dia do casamento?

20 de junho de 2019
Vestir-se de branco no dia do casamento parece ser uma tradição de muitos séculos, mas não é bem assim. Na verdade, essa prática só se enraizou na cultura a partir do século XX. Neste artigo, vamos te contar tudo sobre esta e outras tradições para o dia do casamento.

O branco é a cor por excelência do vestido de noiva no dia da cerimônia de casamento. Quando vemos um vestido de noiva de outra cor, isso pode inclusive parecer um pouco estranho. Mas você sabe a origem do porquê das noivas se vestirem de branco no dia do casamento? A seguir, vamos falar sobre esta e outras tradições do dia do casamento.

Por que as noivas se vestem de branco no dia do casamento?

Origem

Embora possamos acreditar que as noivas se vestem de branco no dia do casamento há muitos anos, isso não é realmente verdadeiro. Foi apenas no século XX que essa cor para vestidos de noiva chegou como uma moda passageira mas que acabou permanecendo como uma tradição.

Cores na Idade Média

Na Idade Média, no dia da cerimônia, as noivas usavam vestidos de diferentes cores para aproveitar o dia. Inclusive, uma das infantas espanholas, Maria Teresa de Espanha, usou um vestido de noiva preto no ano de 1660 no seu casamento com Luis XIV da França.

Século XIX

Foi apenas no século XIX que as noivas começaram a se vestir de branco. Essa cor foi consolidada em 1840 através do vestido de noiva da Rainha Vitória da Inglaterra. Foi um dos casamentos mais espetaculares e marcantes da história da Inglaterra e também muito comentado em vários outros países, já que nessa época a mídia e a fotografia estavam começando a se expandir.

A partir de então, e depois de ver o vestido de uma rainha radiante, todas as mulheres quiseram viver o mesmo conto de fadas, de tal forma que a cor branca passou a estar na moda.

Embora seja verdade que até o século XX a cor era usada apenas pelas classes altas da sociedade da época, a partir de então ela se consolidou como a cor oficial dos vestidos de noiva e passou a atingir todas as classes sociais dos países.

Significado da cor branca no casamento

Significado da cor branca

O significado da cor branca, apesar da passagem do tempo, não mudou. Quando as noivas se vestem de branco, elas querem expressar a pureza, a inocência e a candura da sua pessoa.

Como dissemos anteriormente, apesar de a cor branca não ter mudado, emergiram diferentes tons de branco que não eram usados antes. O branco cru ou o marfim são as variações mais usadas atualmente. Dessa forma, o leque de possibilidades se abre ainda mais quando se trata de escolher o vestido para um dia tão bonito quanto o dia do seu casamento.

Outras tradições para o dia do casamento

Além da cor do vestido, há outras tradições que, apesar do tempo, ainda são mantidas para o dia da cerimônia. A seguir, vamos mostrar algumas das mais conhecidas.

Algo novo

Usar algo novo simboliza as mudanças e as novas coisas que estão por vir ao dar o grande passo do casamento. Este é o objeto ou coisa mais simples de se conseguir, já que muitas das coisas que a noiva usará serão novas. De fato, o próprio vestido de noiva, desde que seja novo, já serve para cumprir essa tradição.

Algo velho

Assim como usar algo novo simboliza o futuro, usar algo velho simboliza o passado. Este objeto é usado para mostrar a continuidade da união com a família e os amigos, apesar do casamento. Os objetos mais usados para cumprir essa tradição são alguma joia da família ou o véu da mãe ou da avó.

Atualmente, no entanto, muitas noivas estão quebrando o clichê de usar um objeto familiar na cerimônia através de algo antigo que sempre pertencerá a elas. Os objetos que podem ser usados neste caso são coisas que te descrevem no dia a dia, tais como o seu perfume favorito ou o batom que você mais usa.

Algo emprestado

Usar algo emprestado no dia do casamento significa que a pessoa que emprestou o objeto compartilha a felicidade desse momento. Normalmente, a pessoa que empresta este objeto geralmente já é casada e quer transmitir a sua felicidade e sabedoria através desse empréstimo.

Outras tradições para o dia do casamento

Algo azul

Usar algo azul não faz com que as noivas que se vestem de branco quebrem a tradição, já que, na verdade, esta é mais uma tradição. Essa cor simboliza o amor e a fidelidade entre o casal. Você tem a possibilidade de usá-la em um acessório discreto, como a liga, por exemplo, ou, ao contrário, em algo que chame mais a atenção, como os sapatos.