Quanto tempo o corpo leva para se recuperar após o parto?

· 2 de fevereiro de 2019
O tempo que o corpo leva para se recuperar após o parto depende de diversos aspectos. Na prática, o útero aumenta de tamanho durante a gravidez e há outras mudanças que depois vão ter que voltar ao normal.

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Para se recuperar após o parto, alguns médicos falam em 6 semanas, outros em dois anos e existem aqueles que afirmam que apenas após um ano o corpo esgota a sua capacidade de recuperação.

Há muitas mudanças e processos que devem ser reajustados após dar à luz e, além disso, tudo depende do estado emocional da mãe.

Chama-se puerpério o conjunto de fases que a mulher experimenta fisicamente e psicologicamente após o parto.

O estado de saúde geral antes da gravidez, bem como durante os 9 meses de gestação, vai determinar a qualidade de vida durante o puerpério. Isso inclui a recuperação de lacerações, cicatrizes de cesariana e alterações anatômicas gerais.

Mudanças no corpo durante a gravidez

Para saber quanto tempo o corpo leva para se recuperar após o parto é interessante conhecer algumas das mudanças que as mulheres enfrentam durante os 9 meses.

Os órgãos internos vão dando lugar ao útero, que aumenta de tamanho a cada mês. Por sua vez, os hormônios aumentam milhares de vezes para ativar os processos da gestação. É isso que causa as mudanças de humor e a sonolência que uma mulher grávida experimenta.

Por outro lado, a nova disposição interna influencia a digestão, a micção e os processos intestinais em geral. A capacidade pulmonar fica diminuída, fazendo com que a frequência cardíaca acelere mais facilmente. Por fim, o aumento do volume abdominal dificulta os movimentos, o sono e a vida cotidiana em geral.

Mudanças no corpo durante a gravidez

Os primeiros meses do pós-parto

Para diferenciar os estágios de recuperação do corpo, fala-se do puerpério e de suas fases. Essas fases são relativas a cada mulher e a cada processo, e por isso nem todas têm o mesmo período de início e término delas.

45 dias para que cortes, inflamações e lóquios desapareçam

A primeira fase começa aproximadamente imediatamente após o parto e termina após 45 dias, quando cortes, inflamações e lóquios estão sob controle.

Esse período é um verdadeiro caos psíquico e físico. A recuperação cuidadosa vai ajudar o corpo a recuperar a energia muito mais rapidamente nas próximas fases do puerpério.

Contração do útero: de 1 a 3 meses

A contração do útero pode levar de um a três meses, assim como a reacomodação dos órgãos internos. Isso inclui o assoalho pélvico, no qual estão incluídos a vagina, o ânus e a uretra. No caso das cesarianas, a recuperação do corte demora pelo menos um ano.

Durante esses primeiros meses, a amamentação produz suas próprias mudanças e requer outros tipos de cuidado. A hidratação abundante é essencial para o sucesso da amamentação. Uma dieta rica em ferro compensa o intenso sangramento pós-parto e a cicatrização de possíveis ferimentos.

Com tudo isso, para saber quanto tempo o corpo leva para se recuperar após o parto, é necessário saber como a mulher passou pela primeira fase do seu puerpério.

Assim, se o colo do útero retornou ao seu diâmetro normal e se as secreções vaginais aconteceram dentro do esperado, esse primeiro estágio pode ser considerado resolvido e não deve haver mais desconforto físico.

se recuperar após o parto

Quanto tempo o corpo leva para voltar ao normal?

Muitas mulheres ficam ansiosas quando veem o abdômen flácido, estrias ou inchaço, mesmo após o parto. Além disso, os cortes de cesarianas mal cicatrizados podem levar a complicações tais como hérnias abdominais ou má digestão.

O retorno ao peso normal geralmente requer um ano

Quanto a recuperar o peso de antes da gravidez, é provável que o corpo precise de um ano para eliminar as reservas de gordura.

Uma mulher que teve seu bebê por cesariana deve esperar pelo menos um ano antes de fazer exercícios abdominais. Se o parto foi normal, os exercícios também não devem ser muito intensos, a menos que estejamos falando de um corpo atlético previamente treinado.

A influência do estado de humor para a recuperação após o parto

Por fim, diante da dúvida em relação a quanto tempo o corpo leva para se recuperar após o parto, é necessário destacar os fatores emocionais e sociais.

Na primeira fase do puerpério, os aspectos físicos e anatômicos se destacam. Por outro lado, nos outros estágios, eles são mais de natureza psicológica. Então, para algumas mulheres, essa recuperação pode levar mais de um ano.

Como podemos ver, existem diversas circunstâncias que influenciam o tempo de recuperação. Entre elas estão as características de cada corpo feminino.

  • Mann, L., Kleinpaul, J., Bolli, C., & dos Santos, S. (2010). Alterações biomecânicas durante o período gestacional: uma revisão. Motriz. https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p730