Por quê é melhor que as crianças durmam no escuro?

· 7 de dezembro de 2018
A hora de dormir para os bebês e as crianças muitas vezes se transforma num dilema para mães e pais. Especialmente, o detalhe da iluminação é um problema.

Luz fraca ou escuro? Qual é a melhor opção para um bom descanso infantil? A ciência se pronunciou a respeito. É melhor que as crianças durmam no escuro.

Pois bem, agora é preciso se perguntar os motivos pelos quais se acredita que essa seja a melhor alternativa.

Primeiramente, o protagonista do sono infantil é um hormônio chamado melatonina. Segundo estudos científicos feitos recentemente, esse hormônio é produzido unicamente na presença da escuridão total.

Por isso, os pesquisadores aconselham que absolutamente nada perturbe o sono das crianças da casa. Alguns dos fatores que incidem de maneira negativa no descanso dos pequenos são: televisão e computadores ligados, a iluminação dos relógios digitais e das lâmpadas acesas.

Por esse motivo, os estudiosos são taxativos e insistem: para que as crianças durmam melhor e se desenvolvam da melhor maneira possível, existe uma série de conselhos a serem considerados.

Preste atenção e anote os seguintes dados que podem melhorar a qualidade do sono em qualquer casa.

Razões para que os seus filhos durmam no escuro

no escuro

Luz principal ou de acompanhamento, não importa. Um estudo publicado pela revista Nature associa a iluminação durante as horas do sono com o aumento de casos de miopia. Para isso, foram analisados 479 crianças e os resultados foram conclusivos.

A hipótese dessa pesquisa afirma que o olho se desenvolve durante os primeiros anos de vida. Por causa disso, esse órgão é mais vulnerável à luz. Além disso, outros tipos de informações indicam que esse fator pode, inclusive, alterar o ritmo circadiano do bebê.

Por outro lado, os cientistas consideram que caso as crianças durmam no escuro, seu organismo produz maiores quantidades de melatonina.

Trata-se do hormônio capaz de favorecer o ritmo do sono. Ao fabricar menos substância orgânica, são gerados os problemas do sono, entre outros.

A rotina do sono pode ajudar a dormir no escuro

no escuro

Uma das melhores opções para conseguir que o seu filho descanse da melhor maneira possível é a implementação de uma rotina de sono.

Como fazer isso? Muito simples. Basta realizar uma série de passos todas as noites que irá gerar um padrão de sono para a criança.

Anote os seguintes conselhos e garanta uma confortável noite de sono para o seu filho. Dessa forma, não apenas você se assegura de dividir o mais lindo dos momentos ao lado do seu filho, mas também poderá aproveitar melhor as manhãs.

  • Hora do banho! O pontapé inicial consiste em realizar um delicioso e relaxante banho de água quente antes de dormir.
  • Controle das cortinas, ativado. Assegure-se de que todas as cortinas do quarto onde o seu filho dorme estejam bem fechadas para que nada interfira no seu descanso.
  • Objetos de transição. Os melhores aliados para poder dormir no escuro são os objetos de transição. Quem nunca teve um ursinho de pelúcia protetor ou um cobertor inseparável?
  • Uma boa história e uma música relaxante. É a carta na manga que você sempre deve ter. Nada acalma mais os seus filhos do que a sua própria voz. O tom doce conta histórias e uma ou outra cantiga, ou ainda alguma música instrumental suave e delicada para acalmar a criança.

Não existe na mais relaxante para um bebê do que a voz da sua mãe

– Autor desconhecido –

  • Um delicioso leite quente. Outra dica capaz de ajudar seu filho é fazer ele beber, logo após o banho, um copo de leite quente. Se o seu bebê ainda for lactante, o que pode ser melhor do que o leite materno?
  • Roupa confortável, sempre. Evite tanto a roupa leve como a quente. Também evite a roupa de cama muito “sofisticada”, cheia de adornos e costuras. Nesse caso, é válido aplicar o ditado: “menos é mais”.

Seguindo esses conselhos simples, você poderá fazer com que o seu filho descanse melhor e no escuro para ter uma saúde melhor.

Claro, tudo isso representa a aplicação de uma grande cota de amor e carinho, além de paciência. Afinal de contas, nada vale mais do que o fato de o seu filho poder ter doces sonhos e descansar como um anjo.