Por que meu bebê vomita?

· 17 de fevereiro de 2018
Os vômitos do bebê costumam deixar os pais em estado de alerta. No entanto, as causas nem sempre estão relacionadas com doenças graves. A seguir, informamos você sobre as principais causas dos vômitos nos bebês.

É comum que os bebês vomitem nas primeiras semanas de vida. É uma condição normal porque eles estão se acostumando a receber alimento de uma forma diferente e seus corpinhos estão em pleno desenvolvimento. Se você se pergunta por que seu bebê vomita, você precisa entender que há várias causas que podem levar a essa situação.

A seguir, você vai descobrir algumas das causas mais comuns dos vômitos nos bebês. Elas vão desde a indigestão, um período de choro prolongado, muita tosse até a possibilidade de ficarem enjoados por viajar de carro, por exemplo.

Muitas doenças podem provocar o vômito na infância. É de se esperar que o bebê apresente episódios de vômito enquanto cresce e se desenvolve. Geralmente, é algo que termina rápido e não exige tratamento.

-Academia Americana de Pediatria (AAP)-

Por que meu bebê vomita? As causas mais frequentes

Problemas com a alimentação

Durante os primeiros meses de vida, o vômito costuma estar associado com problemas na hora de se alimentar. O excesso de alimento causa vômito. Outro fator menos comum é a alergia dos pequenos às proteínas presentes no leite materno ou no leite de fórmula.

Infecções virais ou bacterianas

A congestão e as doenças respiratórias provocam o vômito em muitos casos, especialmente quando há tosse. A mucosa acumulada durante os resfriados também pode criar um obstáculo na traqueia e causar o reflexo de vomitar. Dessa forma, muitos bebês expulsam a mucosa de seus organismos.

bebê vomita

Choro excessivo

O choro prolongado também é uma causa comum do reflexo de vomitar. Quando isso acontece e o bebê não apresenta outros sintomas, não há razão para se preocupar.

Enjoos ao viajar de carro

Se sua rotina diária inclui longas viagens de carro, é possível que a causa do vômito esteja relacionada com o movimento do veículo. Isso acontece porque não há uma conexão entre o que o bebê vê e a maneira como seu corpo balança.

Substâncias tóxicas

Outra causa de vômito nos bebês é a ingestão de uma substância tóxica. As mais comuns são remédios, plantas ou cosméticos. Além disso, certos alimentos ou água não tratada podem produzir uma intoxicação no organismo do bebê.

Obstruções intestinais

O vômito repentino e persistente pode ser sinal de muitas doenças, incluindo a obstrução intestinal. Se seu bebê vomita em grandes quantidades, não se alimenta bem e apresenta outros sintomas, é necessário consultar o pediatra o mais rápido possível.

Normalmente, os ataques de vômito duram pouco tempo e, se não se tratar de uma doença grave, seu bebê não vai precisar de tratamento. Você somente deve se certificar de manter o pequeno bem hidratado. Se o bebê parece estar saudável e se seu peso estiver dentro do intervalo aceitável, você não deve se preocupar.

Quando você deve levar seu bebê ao médico?

Ocasionalmente, o vômito é sinal de doenças mais graves. É necessário procurar o médico quando você observar alguns dos seguintes sinais adicionais:

  • Sinais de desidratação: boca seca, ausência de lágrimas e menos urina do que o bebê normalmente produz.
  • Febre.
  • Falta de apetite.
  • Vômitos que duram mais de 12 horas ou que são muito abundantes.
  • Erupção cutânea anormal.
  • Sonolência ou irritabilidade.
  • Abdômen inchado.
  • Substâncias anormais no vômito (sangue ou bile, que dá uma coloração esverdeada ao vômito).
bebê vomita

O que fazer quando meu bebê vomitar?

  • Mantê-lo hidratado. Junto com o vômito, saem do corpo muitos líquidos dos quais o bebê precisa. Por isso, devem ser repostos para que o pequeno não fique desidratado. Evite dar sucos artificiais ou bebidas gasosas. Pergunte ao pediatra se é preciso oferecer uma solução de reidratação oral.
  • Cuide da alimentação. Se o bebê já come alimentos sólidos, evite dar comida apimentada ou doce. Comece a reintroduzir a dieta com líquidos, cereais e outros alimentos fáceis de digerir.
  • Procure fazer com que o bebê descanse. O sono é um dos melhores remédios para acalmar seu bebê. Durante a soneca, os intestinos do pequeno são esvaziados, o que automaticamente vai diminuir o vômito. Você deve ficar sempre atenta ou atento para auxiliar seu filho caso vomite enquanto dorme.

Embora o vômito deixe qualquer pai ou mãe em estado de alerta, geralmente não se trata de nada muito preocupante. Tome as medidas necessárias para que o organismo do seu bebê volte à normalidade e consulte um médico quando perceber que os sintomas não melhoram ou que seu bebê não se comporta como normalmente.