O presente emocional: uma técnica útil para a educação das crianças

11 Novembro, 2020
O presente emocional é uma técnica útil para educar as crianças em valores sem que os pequenos caiam no consumismo excessivo e na constante ânsia de presentes.

Vamos supor que alguns pais estão tão ocupados que mal têm tempo para educar suas crianças e passar tempo com elas. Então eles decidem resolver a situação comprando cada vez mais presentes materiais caros para dar aos pequenos. Você acha que isso poderia substituir o presente emocional?

Ao entrarmos no mundo dos pais cansados que trabalham o tempo todo e compensam a falta de tempo com os filhos com presentes cada vez mais caros, estamos cometendo um grave erro na educação dos nossos pequenos.

Imaginemos que, por causa do nosso sentimento de culpa devido à falta de tempo dedicada aos pequenos, todos os dias aparecemos com um presente. E esse presente se torna cada vez mais caro, ou talvez mais difícil de encontrar, para que a criança se surpreenda. Até onde essa situação pode nos levar a curto e médio prazo?

O presente emocional: uma técnica útil para a educação das crianças

As consequências dos presentes constantes

Ao dar constantemente presentes materiais às crianças, elas podem se acostumar demais com eles e perder a alegria da surpresa pelo presente. Além disso, as crianças podem querer cada vez mais coisas e também podem querer escolher por si mesmas o presente que querem a cada dia, o que pode se tornar cada vez mais caro, junto com os danos que isso pode acarretar.

Da mesma forma, uma criança que constantemente recebe presentes acaba não valorizando cada coisa em sua medida certa. Ela só quer os bens físicos que, na realidade, não a emocionam. Além disso, ela nem lhes dá atenção, pois já tem muitos objetos.

Devemos pensar que atualmente as crianças recebem presentes quase que de forma constante. Existem muitas datas em que é habitual dar um presente para elas, como no aniversário, na primeira comunhão, no Natal, etc. Se isso se tornar um presentear constante, o incentivo é perdido.

A importância do presente emocional

Portanto, para que a emoção não seja perdida, é interessante optar pelo presente emocional que implica a aquisição de valores pela criança, mais felicidade e uma verdadeira alegria constante em seu desenvolvimento vital.

Para desenvolver a teoria do presente emocional, é apropriado conhecer o pedagogo e psicólogo Andrés París, que estudou muito sobre o assunto e escreveu livros focados nesse assunto.

De acordo com o autor citado, existem muitos tipos diferentes de presentes emocionais que podemos dar aos nossos filhos. Por essa razão, a seguir, comentamos alguns dos mais interessantes:

  1. Tempo. Sem dúvida, é importante passar um tempo de qualidade com as crianças. Mesmo que não tenhamos muitos espaços livres em nossa agenda, praticar um pouco de esporte com os pequenos, contar uma história ou brincar será muito mais valorizado por seu filho do que qualquer presente. Portanto, mesmo que você sofra de estresse e precise trabalhar para sustentar a família, lembre-se de reservar um tempo para passar um momento feliz e divertido com seu pequeno. Certamente, isso servirá para desestressar e como uma ferramenta de união entre vocês dois.
  2. Sorrisos. Às vezes, é tão fácil quanto olhar para a criança e dar a ela um sorriso. Segundo Andrés París, esse é um detalhe contagioso, já que o pequeno também tende a sorrir.
  3. Abraços. Presentes emocionais que são sempre preciosos e significativos. O contato pele com pele reduz a distância e cria fortes laços emocionais.
  4. Mensagens. Você pode deixar uma pequena mensagem para a criança com uma frase amorosa, um desenho ou um detalhe de algo que vocês dois conheçam e que a encha de alegria. Deixe a mensagem onde ela possa encontrá-la para que se surpreenda.
  5. Um aplauso. Caso o pequeno faça algo que vale a pena, essa é uma maneira maravilhosa de mostrar que você está com ele e que está orgulhosa de suas conquistas. Será um gesto fantástico que seu filho vai apreciar, pois, ele sabe que está indo bem.
    O presente emocional: uma técnica útil para a educação das crianças

O presente emocional, um presente que não se esquece

“Como seres humanos, todos queremos ser felizes e estar livres da desgraça, todos aprendemos que o segredo para a felicidade é a paz interior. Os maiores obstáculos para a paz interior são as emoções perturbadoras como o ódio, o apego, o medo e a suspeita, enquanto o amor e a compaixão são as fontes da paz e da felicidade”.

-Dalai Lama-

Aproveite os muitos benefícios do presente emocional para apreciar um relacionamento próximo com seus filhos. Graças a esses simples detalhes, como a troca de mensagens ou abraços e sorrisos, você será capaz de criar uma amizade muito íntima e cheia de confiança, que pode superar todos os problemas que surgirem em seu caminho.

  • París, A. De Miguel, D. (2019). Entrenando a madres y padres: 44 propuestas prácticas que te ayudarán a mejorar la educación de tus hijos. Independently Published: Madrid.