Brincadeiras fáceis para aniversários de crianças

3 de julho de 2019
As brincadeiras em aniversários infantis sempre fazem muito sucesso. Portanto, neste artigo vamos dar algumas ideias.

É muito comum que as mães organizem os aniversários dos filhos. Aliás, elas praticamente fazem de tudo, desde a decoração da festa, os lanches e até mesmo organizam brincadeiras para as crianças se divertirem durante a comemoração. Portanto, hoje vamos trazer uma série de ideias de brincadeiras fáceis para aniversários de crianças. Dessa forma, você vai poder aumentar o seu repertório ao se preparar para a festa.

Brincadeiras fáceis para aniversários de crianças

1. Dança das cadeiras

Uma das brincadeiras mais fáceis para aniversários de crianças e usada em festas há muito tempo é a dança das cadeiras. É bem simples. Consiste em colocar uma série de cadeiras uma do lado da outra, formando um círculo com o assento voltado para fora. Conte a quantidade de crianças e disponibilize uma cadeira a menos.

As crianças devem andar ou dançar ao redor das cadeiras enquanto a música toca. Então, quando a música parar, elas devem se sentar em uma cadeira o mais rápido possível. A criança que não conseguir sentar nessa rodada é eliminada.

Para a rodada seguinte, se retira uma cadeira. Repita isso em todas as rodadas até que haja apenas uma cadeira e duas crianças brincando. Por fim, a criança que conseguir sentar-se na última cadeira ganha a brincadeira.

2. Caça ao tesouro

Essa brincadeira deve ser preparada antes da festa de aniversário. Como o nome sugere, a brincadeira consiste em achar o tesouro a partir de uma série de pistas. Uma ideia é escrever as pistas em vários papeis e esconder em lugares estratégicos no espaço da festa.

Para essa brincadeira, é preciso considerar as idades das crianças para planejar as pistas com maior ou menor dificuldade. O ideal é que elas sejam capazes de encontrar a próxima dica facilmente. O baú do tesouro pode conter bugigangas, doces ou um pequeno presente para cada criança, dependendo da opção que você quiser escolher.

3. Corrida de saco

As crianças adoram estar em constante movimento. Portanto, a corrida de saco será um dos jogos mais fáceis de fazer nos aniversários das crianças.

Para a corrida de saco você precisará, obviamente, de sacos grandes para que as crianças possam entrar nele. Dependendo do número de crianças que vão participar da brincadeira, elas podem ser separadas em equipes ou pares. Elas devem percorrer um determinado caminho pulando dentro do saco.

Uma vez que tenham ido e voltado pelo caminho determinado, passa-se o saco para o próximo membro da equipe para que possa fazer o mesmo até todos terminarem o percurso. Enfim, ganha o time que terminar primeiro.

A corrida de saco é umas das brincadeiras fáceis para aniversários de crianças.

4. Corrida de ovo

Essa é uma das brincadeiras que as crianças costumam gostar por causa da “emoção” de não deixar o ovo cair. Para brincar, você precisará de uma colher para cada criança que for participar dessa brincadeira e ovos para cada colher.

Uma dica é cozinhar os ovos antes da festa para não sujar as crianças, mas sem que elas saibam para não acabar com a emoção.

Em pares ou equipes, as crianças terão que levar o ovo usando apenas uma colher. A fim de aumentar o grau de dificuldade, você pode sugerir para que elas coloquem a colher na boca. Elas devem fazer todo o trajeto combinado e passar o ovo para o próximo da sua equipe. Se o ovo cair no meio do caminho, a criança deve começar de novo desde o começo.

5. Pega lenço (corre cotia)

Essa é uma das clássicas brincadeiras para aniversários de crianças. É bem simples e você só precisa de um lenço. Um dos participantes fica em pé e as outras crianças devem se sentar formando um círculo. Quem estiver em pé ficará com o lenço enquanto caminha em volta da roda onde as outras crianças estão de olhos fechados cantando:

Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho branco
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração

Durante a música, a criança deve colocar o lenço atrás de um de seus colegas. Quando a música acabar, as crianças sentadas devem abrir os olhos e se virar para ver quem tem o lenço.

A criança que achar deve se levantar e correr para pegar a outra que colocou o lenço. Esta, por sua vez, deve correr para ocupar o lugar do colega que saiu para persegui-la.

Se for pega, a criança continua com o lenço e a brincadeira se repete. Se, por outro lado, conseguir se sentar antes de ser pega, a criança que tentou pegar deve ficar de fora da roda com o lenço e a brincadeira começa de novo.

Brincadeiras fáceis para aniversários de criança

6. Pinhata

A pinhata é um dos momentos mais divertidos de um aniversário de criança. Na verdade, também funciona muito bem com um balão gigante. Você só precisa encher a pinhata ou o balão com doces para as crianças.

Pendure a pinhata ou o balão gigante em um lugar amplo. O aniversariante deve ficar com os olhos vendados e tentar quebrar a pinhata ou estourar o balão. Quando conseguir, todos os participantes podem recolher os doces que cairão no chão.