Como proteger os dentes do seu filho ao praticar esportes
Lesões no campo de jogo e em algumas práticas associadas à atividade física podem colocar em risco a saúde bucal. Se seu filho pratica esportes, saiba que existem cuidados específicos para proteger os dentes de possíveis danos ao praticar esportes.
Motivar seus filhos a praticar esportes os ajuda a se exercitar, cuidar da saúde e socializar com seus pares. Mas você deve se certificar de que as práticas são seguras e considerar os cuidados com a saúde bucal. Traremos informações sobre como proteger os dentes do seu filho para evitar danos e acidentes durante ao praticar esportes.
Como proteger os dentes da criança ao praticar esportes
1. Minimize o uso de bebidas esportivas
Ao praticar esportes, os atletas devem se manter hidratados para continuar com sua rotina e recuperar as energias. As bebidas esportivas são produtos criados para ajudar a repor a água e os eletrólitos gastos durante a atividade. Por esse motivo, é comum os pais oferecerem esse tipo de líquido aos filhos durante a prática de exercícios.
Devido à publicidade e ao patrocínio de eventos esportivos, essas bebidas são frequentemente associadas a um estilo de vida saudável. No entanto, você deve saber que elas contêm um alto teor de açúcar e um nível de acidez que pode causar danos à saúde das crianças. De fato, seu uso não é recomendado na infância e adolescência.
O excesso de açúcar nas bebidas esportivas pode levar a obesidade e diabetes. Na boca, altos níveis de glicose favorecem a proliferação de bactérias e, com ela, o desenvolvimento de cáries. Por sua vez, a acidez desses líquidos é capaz de desmineralizar o esmalte, o que acarreta maior risco de cáries e hipersensibilidade dentária.
2. Use um protetor bucal
A prática de esportes aumenta o risco de crianças e adolescentes sofrerem traumas nos dentes e lesões na boca. Mas, felizmente, o uso de protetores bucais reduz as chances de tais danos ocorrerem. Nesse sentido, a American Dental Association (ADA) recomenda o uso de protetor bucal bem ajustado durante atividades esportivas ou recreativas, para reduzir a incidência e a gravidade de lesões bucais.
Seu uso é especialmente importante em esportes de alto risco, como jogos de contato e velocidade. Além disso, é necessário proteger a boca das crianças que possuem aparelhos ortodônticos, pois esses acessórios podem causar mais danos se ocorrer um golpe na área. Assim, sua principal função é amortecer possíveis golpes e minimizar os riscos de danos e lesões, tanto nos dentes quanto nas demais estruturas da cavidade bucal.
Qual protetor bucal escolher para proteger os dentes do seu filho ao praticar esportes
Para proteger os dentes do seu filho durante a prática de esportes, você pode escolher entre diferentes tipos de protetores bucais infantis. Estas são as alternativas possíveis:
- Protetores pré-fabricados: são baratos e facilmente encontrados em farmácias. Eles vêm pré-formados, com medidas padrão e prontos para uso. Suas desvantagens são que muitas vezes não se adaptam ou se ajustam bem à boca. Além disso, por serem volumosos, são desconfortáveis e dificultam a fala e a respiração.
- Semiadaptáveis ou “ferver e morder”: estão disponíveis em farmácias e lojas de esportes. Para usá-los, primeiro é necessário amolecê-los colocando-os em água quente. Em seguida, devem ser colocados na boca e mordidos para que assumam a forma dos dentes da criança. Eles têm um ajuste melhor do que os protetores pré-fabricados, embora a adaptação não seja perfeita.
- Feitos à medida: são os mais recomendados. São aparelhos feitos sob medida para a boca da criança pelo odontopediatra. Estes alcançam um ajuste excelente e são confortáveis e seguros, mas também são mais caros.
Para ter em conta
O protetor bucal tem que caber na boca e proteger os dentes e as gengivas. Além disso, deve ser flexível, estável e fácil de colocar e tirar. Além disso, deve permitir a respiração oral e a deglutição, não deve causar dor e deve ser confortável para a criança. Se o pequeno não sentir desconforto ao usá-lo, será mais fácil para ele se acostumar a usá-lo em suas práticas esportivas.
Para proteger adequadamente os dentes do seu filho durante a prática de esportes, você precisará substituir o protetor bucal a cada temporada. Não só pelo desgaste do aparelho, mas também porque os maxilares da criança estão crescendo, os dentes são substituídos e a boca sofre alterações.
3. Incentivar o uso de capacete
Além de proteger os dentes e as estruturas orais, em alguns esportes é aconselhável o uso de capacete. Por exemplo, ao jogar futebol, beisebol, basquete, hóquei ou praticar ciclismo, escalada, patinação e outros esportes com risco de concussão, o capacete não deve faltar.
Existem designs chamados de gaiolas faciais que cobrem a cabeça e todo o rosto. O uso desse tipo de proteção é fundamental em crianças expostas a maior risco de traumatismo, como goleiros de hóquei, apanhadores de beisebol e jogadores de futebol.
4. Pratique bons hábitos dentários diariamente
A higiene oral em casa é também uma forma de proteger os dentes dos seus filhos quando praticam esporte. Se você se preocupa em manter seus dentes saudáveis e fortes, eles serão mais resistentes a golpes. A prática diária de escovar os dentes com dentifrícios com flúor e o uso do fio dental auxiliam na manutenção da saúde bucal, além de proporcionar às crianças uma alimentação saudável, variada e nutritiva.
Por fim, as revisões odontológicas semestrais completam o cuidado. O profissional deve avaliar a boca do seu filho e realizar as limpezas ou tratamentos necessários para preservar a saúde bucal. É importante conversar com o dentista sobre a prática esportiva de seu filho, para que o profissional possa lhe dar as orientações e os cuidados adequados para proteger seus dentes.
Jogo limpo
Além da proteção, também é importante ensinar as crianças a brincar de forma limpa e segura. Enfatizar o bom espírito esportivo ajuda a evitar situações agressivas que podem levar a danos e lesões.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aguilera, H. E. G., Rodríguez, E. G., & Rodríguez, F. A. C. (2022). Traumatismos dentales. Su relación con el deporte (Original). Olimpia, 19(2).
- Alsunni, A. A. (2015). Energy drink consumption: beneficial and adverse health effects. International journal of health sciences, 9(4), 468.
- Díaz-Valdés, L., & Valle-Lizama, R. L. (2021). Protectores bucales en la prevención de lesiones traumáticas dentomaxilofaciales en adolescentes durante prácticas deportivas. Archivo Médico Camagüey, 25(4), 635-646.
- Domínguez, R. P. (2020). LA IMPORTANCIA DE LA ESTOMATOLOGÍA EN EL DEPORTE. Revista Cubana de Medicina del Deporte y la Cultura Física, 7(1).
- Fernandes, L. M., Neto, J. C. L., Lima, T. F., Magno, M. B., Santiago, B. M., Cavalcanti, Y. W., & de Almeida, L. D. F. D. (2019). The use of mouthguards and prevalence of dento‐alveolar trauma among athletes: a systematic review and meta‐analysis. Dental traumatology, 35(1), 54-72.
- López Garcés, K. N. (2021). Factores predisponentes de traumatismos dentales en niños (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología).
- Sato, T., Fukuzawa, Y., Kawakami, S., Suzuki, M., Tanaka, Y., Terayama, H., & Sakabe, K. (2021). The onset of dental erosion caused by food and drinks and the preventive effect of alkaline ionized water. Nutrients, 13(10), 3440.
- Simulescu, V., Ilia, G., Macarie, L., & Merghes, P. (2019). Sport and energy drinks consumption before, during and after training. Science & Sports, 34(1), 3-9.
- Sood, H., Virk, J., & Pareek, A. (2021). Traumatic Injuries of Teeth: A Review. International Journal of Health Sciences, 23-28.