Quais são os testes de gravidez mais seguros?

9 de junho de 2018
Você suspeita que possa estar grávida e quer confirmar sem erros com os testes de gravidez mais seguros? Antes disso, descubra a confiabilidade de cada um desses testes para escolher o mais adequado.

Quais são os testes de gravidez mais seguros? Essa é uma pergunta comum a muitas mulheres, devido ao fato de que atualmente este é o método mais confortável, fácil e rápido para saber se você está grávida. É necessário responder a essa pergunta porque a precisão do teste de gravidez depende da escolha e do uso correto.

Tipos de testes de gravidez mais seguros

Diferentes tipos de testes podem ser encontrados no mercado, embora existam alguns mais precisos do que outros. É você quem decide como quer o resultado. Se você quer apenas verificar se está grávida ou não, então você precisa de um teste de tira. Esse teste mostra o resultado sem erro na maioria dos casos.

Por outro lado, se além de saber se você está grávida, você quer saber com quanto tempo de gestação você está, então você deve usar o teste de gravidez digital. Ele é seguro e inequívoco, mostra se você está grávida e quantas semanas se passaram desde a concepção; é o mais avançado e o primeiro da lista dos testes de gravidez mais seguros.

Quando é seguro fazer o teste de gravidez?

Para não ter dúvidas do resultado e evitar o nervosismo, você não precisa apenas do teste de gravidez mais seguro. Também é essencial escolher o dia certo para fazer o teste.

O teste de gravidez detecta na urina o hormônio gonadotrofina coriônica, que as células da placenta secretam no início da gravidez. No entanto, a presença desse hormônio na urina pode ser detectada apenas com quinze dias de gravidez.

testes de gravidez

Portanto, é melhor esperar o atraso por pelo menos dois dias e fazer o teste quinze dias após a concepção. Tenha em mente que, embora existam testes capazes de detectar o hormônio na primeira semana de gestação, eles nem sempre são confiáveis; é provável que deem um falso negativo.

Além disso, o horário ideal para o teste é de manhã com a primeira urina do dia. A razão é que ela tem uma concentração maior do hormônio.

Como o teste de gravidez funciona?

Sua função é detectar o hormônio gonadotrofina coriônica para determinar se você está grávida ou não. O teste faz essa tarefa com fitas ou tiras preparadas para reagir com este hormônio.

O modo de uso é simples, mas ainda assim você deve ler as instruções do teste escolhido. Depois de desembrulhar o bastão e remover a tampa, você deve urinar e molhar uma das extremidades do bastão.

Em seguida, tampe o bastão sem que ele entre em contato com qualquer outra substância. Coloque-o em uma superfície plana e, após alguns minutos, observe o resultado.

Além do tipo de teste, também é essencial escolher o dia certo para fazer o teste. É melhor esperar o atraso por pelo menos dois dias e fazer o teste quinze dias após a concepção.“

Isso é indicado de maneira diferente de acordo com cada marca comercializada. Portanto, antes de usar o teste, você deve ler detalhadamente as instruções. Em algumas marcas, o resultado é obtido no pequeno visor do bastão: se for positivo, duas linhas aparecem.

Por outro lado, os digitais indicam o resultado de uma forma mais completa, ou seja, você pode vê-lo em palavras. Se o resultado for positivo, a palavra ‘grávida’ ou ‘sim’ aparecem. Além disso, nestes casos também se mostram as semanas decorridas desde a concepção desta forma: 1-2, 2,3 ou +3.

Este tipo de teste de gravidez pode dar resultados falsos?

Se for feito da maneira certa, eles têm cerca de 98% de chances de acerto. Mesmo assim, em certas circunstâncias, podem dar resultados falsos.

A causa desta falha pode ser devido a doenças trofoblásticas; isto é, condições que geram tumores no útero. Ao fazer o teste, o resultado será positivo, uma vez que estas condições e alguns tipos de câncer aumentam o hormônio gonadotrofina coriônica.

resultado falso

Contudo, se você estiver tomando o hormônio gonadotrofina coriônica como tratamento para engravidar, você pode ter um resultado falso positivo no teste. Os distúrbios hormonais também podem aumentar sua produção e levar a um resultado falso no teste de gravidez.

Em ocasiões muito raras, os testes de gravidez mais seguros podem dar um resultado falso. Embora isso aconteça poucas vezes, a causa pode ser uma urina muito diluída ou que o teste não tenha sido feito com a primeira urina do dia.

Embora possam dar erro em algumas circunstâncias, esses testes, se usados corretamente, garantem 98% de acerto. Com isto em mente, chegou a hora de saber se você está grávida; os testes de gravidez mais seguros vão acabar com suas dúvidas.

Recomendados para você