Qual é a melhor escolha: creche ou babá?
Na hora de escolher um tipo de cuidado para nossos filhos, nós, pais, devemos levar em consideração cada detalhe. Claro que as suas preferências e a situação familiar vão contar. A seguir, vamos analisar as vantagens e as desvantagens de escolher entre creche ou babá.
Sobretudo para as mães, deixar o bebê em casa para retornar ao trabalho torna-se uma opção muito difícil. Quando termina a licença-maternidade e quando o período de amamentação está avançado, chega a hora de retomar as atividades profissionais.
Nesse momento, tanto ela quanto seu cônjuge vão querer se sentir seguros e tranquilos a respeito da pessoa encarregada de cuidar do filho. A escolha entre a creche ou a babá costuma gerar inúmeros questionamentos. Deve-se analisar muitas questões, como a qualidade do cuidado, o horário, o serviço e, obviamente, o custo.
O que escolher para o cuidado do meu filho: creche ou babá?
Com o objetivo de oferecer uma pequena, mas valiosa ajuda para as mães que encaram essa decisão, fizemos uma lista de benefícios e aspectos negativos de ambas as opções.
Creches: o que têm de bom e de mau?
As creches são instituições que se dedicam de maneira exclusiva e profissional ao cuidado das crianças. Os principais benefícios que essa opção oferece para os pais são os seguintes:
A favor
- É uma alternativa mais econômica que contratar uma babá que fique em casa cuidando da criança.
- As pessoas que trabalham nesses estabelecimentos costumam ser pessoas capacitadas, com vocação e escolhidas especialmente para fazer esse tipo de trabalho.
- Os requisitos de segurança e higiene são observados. De qualquer forma, é bom que você dê uma pesquisada e confira por si mesma.
- Vigilância constante: há estabelecimentos que contam com um circuito interno de câmeras. Assim, digitando um login e uma senha, você é capaz de ver na tela do seu computador o que o seu bebê está fazendo.
- Você pode compartilhar opiniões e experiências com outros pais.
Contra
- Você deverá tirar o bebê de casa diariamente e expô-lo a condições climáticas adversas.
- Ele pode pegar resfriados ou outras doenças.
- Ele não receberá uma atenção personalizada.
- Ele pode se sentir intimidado diante de um ambiente novo e tantas pessoas que não conhece.
Babá: vantagens e desvantagens
Contratar uma babá pode ser benéfico em muitas situações. Estas são algumas das vantagens principais que esse serviço proporciona:
A favor
- O bebê fica em casa, o que lhe dá maior conforto e segurança.
- Você conseguirá evitar que ele pegue doenças e sofra exposição ao sol, à chuva e ao frio.
- O vínculo com a babá vai ser criado muito mais rápido. Na verdade, o laço entre os bebês e suas babás costuma ser forte se for cuidado de maneira adequada.
- Você terá maior flexibilidade para reservar horários para ocasiões especiais.
“Ao decidir entre creche ou babá, deve-se analisar muitas questões, como a qualidade do cuidado, o horário, o serviço, e, obviamente, o custo.”
Contra
Não obstante, terá desvantagens, como, por exemplo:
- Costuma tomar muito tempo encontrar uma babá que, além de ser uma pessoa responsável e fazer bem o seu trabalho, consiga criar um laço com o bebê.
- De maneira geral, esse serviço personalizado é mais caro do que uma creche.
- Além da confiança que deve haver, pode ser difícil ter uma pessoa que você não conhece dentro de casa todos os dias.
E se o deixarmos com algum parente?
Essa pode ser uma solução temporária que pode tirar você do aperto se, por alguma razão, não conseguir encontrar uma creche ou babá, mas não é recomendável que se torne algo permanente. Claro que essa solução tem suas vantagens: eles vão adorar, no começo, e você ficará tranquila.
No entanto, a razão de isso não funcionar é simples: por mais que uma avó, tia ou qualquer parente se ofereça, ficar encarregado do cuidado de um bebê exige dedicação total.
Pode ser que no início não caia a ficha da responsabilidade que isso acarreta, ou que essa responsabilidade seja subestimada. Entretanto, com o passar do tempo essas pessoas verão a sua rotina restrita, e é a partir daí que surgem os problemas. Além disso, a questão econômica será uma questão muito incômoda a ser discutida entre as partes.
Por fim, vale ressaltar o fato de que cada família tem suas próprias preferências e experiências de vida, por isso que uma única solução pode não ser aplicável a qualquer família. Em suma, a escolha recairá sobre os pais, que também deverão analisar a situação periodicamente para fazer as mudanças que acharem necessárias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sangrador, C. O. (2011). ¿ Existen beneficios asociados a la asistencia a guardería?. Evidencias en pediatría, 7(1), 1. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5614100.pdf
- Ruano, A. M., Ruano, J. M., & García, M. M. La guardería. PediatríaIntegral, 110, e1. https://www.pediatriaintegral.es/wp-content/uploads/2019/xxiii02/13/n2-110e1-9_IntEsp.pdf
- Clarke-Stewart, A. (1984). Guarderías y cuidado infantil (Vol. 15). Ediciones Morata.