4 filmes musicais para adolescentes

Os filmes musicais estão chamando a atenção de cada vez mais jovens e adolescentes. Então, confira neste artigo alguns dos filmes desse tipo mais conhecidos.
4 filmes musicais para adolescentes

Última atualização: 02 Abril, 2021

Os filmes musicais combinam canções, danças e diálogos. Isso é muito atrativo para muitos adolescentes que buscam se divertir com uma boa sessão de cinema enquanto desfrutam da música, da dança e das histórias que acontecem com personagens jovens com os quais podem, de certa forma, se identificar.

Mas quais são os melhores filmes musicais para adolescentes? Compilamos uma lista de alguns dos mais destacados. Confira um resumo de todos eles!

4 filmes musicais para adolescentes

© Disney Channel Original Productions

1. High School Musical

É o filme musical adolescente por excelência. Conta a história de Troy, o capitão do time de basquete do colégio, e de Gabriela, uma menina doce e tímida que se destaca como aluna nas disciplinas de ciências.

Apesar de suas diferenças, ambos formam um casal artístico e pessoal perfeito, e conseguem surpreender e ser os artistas reveladores da obra musical da escola, o que lhes traz vários problemas.

O longa-metragem estrelado por Troy e Gabriela foi bem recebido pelo público adolescente desde o momento de seu lançamento. De fato, o sucesso foi tamanho que a Disney Channel decidiu fazer mais dois filmes sobre esse grupo de jovens amantes da música. Hoje em dia, suas canções cativantes são conhecidas em todo o mundo.

2. Descendentes

Esse filme musical, como o próprio nome sugere, conta a história dos descendentes de alguns dos vilões clássicos da Disney, especificamente:

  • Carlos, filho de Cruella de Vil.
  • Jay, filho de Jafar.
  • Evie, a filha da Rainha Má.
  • Mal, a filha da Malévola.

Ben, filho de A Bela e da Fera, ao herdar o reino de seus pais, decide permitir que esse grupo, pertencente à linhagem dos vilões, conviva com os filhos dos heróis da Disney. Isso os leva a enfrentar vários problemas e tomar decisões difíceis. Sem dúvida, é um enredo diferente dos padrões, no qual a música e a ação são os protagonistas principais.

3. Encantada

Esse filme foi indicado a três Oscars musicais e dois Globos de Ouro de Melhor Atriz e Melhor Canção Original. Esses reconhecimentos se devem à forma moderna, crítica e humorística que compõe uma história clássica de princesas, misturando a vida real e quotidiana com o mundo fantástico, alegre e mágico característico dos contos de fadas.

© Right Coast Entertainment, Josephson Entertainment, Sonnenfeld Productions

A princesa Giselle é transportada por um feitiço da rainha do mal para a cidade de Manhattan, onde deve abandonar seus modos infantis e cafonas e se adaptar a uma sociedade em que o típico final “e foram felizes para sempre” nem sempre acontece.

4. The Cheetah Girls

Esse foi o primeiro filme musical do Disney Channel. É estrelado por quatro amigas que decidem formar um grupo musical e lutar para se tornarem grandes estrelas do pop.

Inesperadamente, elas são descobertas por um importante produtor musical que as leva ao topo. Mas elas logo percebem que o mundo do sucesso e da fama nem sempre é tão bonito e simples quanto parece. Um filme que ensina o valor da amizade e do companheirismo.

Filmes musicais, ideais para cantar e dançar

Muitos adolescentes, após assistirem a filmes musicais, ficam motivados a cantar e dançar as canções da trilha sonora, deixando a vergonha de lado.

Isso é ótimo para o desenvolvimento deles, pois os ajuda a explorar a criatividade, estimular as habilidades motoras, fortalecer a autoestima e expressar as emoções. Inclusive, muitos jovens que, graças a esse tipo de longa-metragem, descobrem sua grande paixão pela dança e pela música.

Pode interessar a você...
10 dicas para cuidar da pele durante a adolescência
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
10 dicas para cuidar da pele durante a adolescência

A adolescência é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento. A seguir, vamos detalhar algumas dicas para cuidar da pele durante a adolescência.



  • Miret, R. y Balagué, C. (2009). Películas clave del cine musical. Ediciones Robinbook.