5 frases de Cervantes para adolescentes

Os escritores nos deixaram muito mais do que suas obras. Em seus escritos, podemos encontrar frases que, apesar de antigas, ainda são tão válidas e necessárias quanto em sua época.
5 frases de Cervantes para adolescentes

Última atualização: 07 Março, 2021

Miguel de Cervantes é reconhecido como a maior figura da literatura espanhola. Sua obra principal, Dom Quixote de la Mancha (El ingenioso Hidalgo don Quijote de la Mancha, no título original), o levou a esse pedestal, que também significou torná-lo uma referência em termos de lições de vida. Essas frases de Cervantes para adolescentes são, sem dúvida, um sinal de sua sabedoria.

Dom Quixote, como é conhecida sua principal criação, é o livro mais traduzido e editado da história, perdendo apenas para a Bíblia. Isso, além do fato de ter se tornado material de leitura em muitas escolas ao redor do mundo, indica claramente sua magnitude.

Cervantes, seu autor, foi um poeta dramaturgo e até soldado, além de escritor. Em sua juventude, ele foi exilado na Itália e também ficou preso por cinco anos com seu irmão. Uma esquadra turca os raptou e, após várias tentativas de fuga, ele finalmente conquistou sua liberdade em 1580, depois de pagar um resgate de 500 escudos.

Essa história de vida, somada aos contatos com a realeza no século XVI, fizeram de Cervantes um homem respeitado e ouvido. Não é surpresa, portanto, que suas frases ainda sejam lembradas e valorizadas hoje.

As melhores frases de Cervantes para adolescentes

1. “Amor e desejo são duas coisas diferentes. Nem tudo que se ama se deseja, nem tudo que se deseja se ama”

Em uma fase de sentimentos desencontrados e confusão entre amor e desejo, Cervantes traz clareza ao assunto. Essa frase pode fazer os adolescentes refletirem sobre como se sentem especificamente em relação a outra pessoa. Sem dúvida, algo que vale a pena considerar nesses anos tão carregados de emoções.

Amor e desejo na juventude são outros temas das frases de Cervantes para os adolescentes.

2. “Entre os maiores pecados que os homens cometem, embora alguns digam que é a soberba, eu digo que é a ingratidão, atendo-me ao que se costuma dizer: que o inferno está cheio de ingratos”.

Aqui, o autor espanhol destaca a virtude de ser grato. Na estrada da vida, haverá muitas pessoas que lhe estenderão a mão: nunca se esqueça delas.

No futuro, com sorte já tendo alcançado seus objetivos, você deve olhar para trás e ser capaz de olhar nos olhos daqueles que lhe deram um empurrão de incentivo quando necessário. Se houver necessidade de recompensar a colaboração, é claro, não hesite.

3. “Ao bem nunca falta um prêmio”

É comum nos dias de hoje se deparar com a ideia de que as pessoas más nunca pagam pelo que fizeram ou que não importa ser honesto ou não, se no final das contas não haverá recompensas ou punições para ninguém. Cervantes, em contrapartida, não pensa assim.

Com essas sábias palavras, o histórico poeta deixa claro que para ele, mais cedo ou mais tarde, tudo na vida volta. Se você fizer o bem, receberá recompensas por tais ações em sua vida.

4. “O caminho da virtude é muito estreito e o caminho do vício, amplo e espaçoso”

Novamente, um sinal de alerta para a estrada sinuosa da adolescência. Nela, os jovens encontram muitas distrações e tentações, algumas delas nada saudáveis.

É importante, então, saber deixá-las de lado e seguir o caminho da virtude. Embora possa parecer “chato” ou que “não vale a pena”, cumprir as obrigações e ser responsável levará a um lugar seguro no futuro.

5. “Na rua do ‘já vou’, chegamos à casa do ‘nunca'”

A procrastinação é um mal cada vez mais presente na sociedade atual. Encontramos distrações em cada lugar para onde olhamos.

Em todos os aspectos, procrastinar só vai de encontro aos objetivos. Isso acontece tanto academicamente, como no trabalho e na vida cotidiana. Além disso, as relações sociais e as decisões emocionais são frequentemente carregadas de incerteza e adiamento.

6. “Não existe um livro tão ruim que não tenha algo de bom”

Claro que, como amante das letras, as frases de Cervantes para os adolescentes não podiam omitir a transmissão do amor pela leitura.

Temos uma linguagem muito ampla, mas cada vez a usamos menos e de forma pior. Além disso, os livros também trazem grandes lições de vida que merecem ser ouvidas, seja para que sejam seguidas ou para que discordemos delas totalmente. Como afirma o autor, todos os livros vão proporcionar alguma conclusão importante.

As frases de Cervantes para adolescentes também buscam despertar neles a paixão pela leitura.

Outras frases valiosas de Cervantes para adolescentes

  • “Raramente ou nunca a ambição é satisfeita sem incluir danos a terceiros”
  • “Nas desventuras comuns, os ânimos se reconciliam e as amizades se fortalecem”
  • “A verdade pode ser esticada, mas nunca se quebra e sempre se eleva acima das mentiras, assim como o óleo flutua na água”
  • “O tempo amadurece todas as coisas, nenhum homem nasce sábio”
  • “Que loucura ou desatino me leva a contar os erros alheios, tendo tanto a dizer sobre os meus?”
  • “Contra o silêncio não há punição ou resposta”

De uma figura tão emblemática e capaz como Miguel de Cervantes, só podemos extrair boas lições. É importante transmiti-las aos mais jovens, dialogar com elas e, sobretudo, encorajá-los a aplicá-las. O fato de terem sido pronunciadas ou escritas séculos atrás não significa que não sejam atuais. Pelo contrário, é exatamente o oposto.

Compartilhe as frases de Cervantes para adolescentes e comente-as em família. Sem dúvida, todos aprenderão muito e de uma forma muito divertida.

Imagens cedidas por: Salminter

Pode interessar a você...
21 frases motivacionais para adolescentes
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
21 frases motivacionais para adolescentes

Sabemos que a fase da adolescência é a mais difícil. Trazemos 21 frases motivacionais para adolescentes como exemplo para buscar os próprios objeti...