4 livros com um gato como protagonista

29 Janeiro, 2020
A popularidade dos livros infantis com animais como protagonistas fez com que o mercado editorial se enchesse de histórias animais.

As crianças adoram os animais. Os cachorros e os gatos, especificamente, são os animais que elas conhecem melhor, já que são aqueles que usualmente estão presentes nas casas como animais de estimação. Dessa forma, na hora de escolher livros infantis, as crianças tenderão, na maioria dos casos, a escolher livros que tenham como protagonista um animal ou um grupo de animais.

Os autores de literatura infantil estão conscientes do potencial desse tipo de personagem e, assim, inúmeras histórias são dedicadas a eles. Hoje, nós queremos focar em um animal específico, o gato, e realizar, desse modo, uma seleção de livros com um gato como protagonista.

Livros infantis com um gato como protagonista

1. O gato de botas

O livro infantil mais famoso com um gato como protagonista é, sem dúvida alguma, O gato de botas. Trata-se de um conto tradicional que foi passado de geração a geração e segue encantando os mais velhos e os menores. Dessa forma, inúmeras editoras decidiram republicar a história de Perrault.

livros com um gato como protagonista

A trama é centrada na família que gerencia o moinho de um reino. Em determinado momento, o pai da família morre, deixando uma pequena herança para cada um dos seus filhos.

O caçula da família se sente miserável ao saber que a sua herança é um simples gato, mas tudo muda quando ele descobre que o gato tem a capacidade de falar e de entender os humanos. Juntos, eles vivem uma série de aventuras que os levam a conhecer a bravura, a confiança, o amor e a amizade.

2. O gato de chapéu

O protagonista dessa história não é um gato qualquer, mas sim um gato que se caracteriza pela sua cartola com listras vermelhas e brancas que combina com a sua gravata borboleta, também de cor vermelha. Ainda que tenha sido publicado há mais de 60 anos, atualmente, continua sendo um dos livros ilustrados mais vendidos para crianças.

A trama dessa divertida história é centrada em uma casa onde dois irmãos entediados olham pela janela sem nada para fazer. De repente, o gato de chapéu aparece para fazê-los curtirem loucas e divertidas brincadeiras, colocando absolutamente toda a casa de pernas para o ar. Como termina a história? Será o gato capaz de devolver tudo ao seu devido lugar antes que a mãe das crianças chegue?

Estamos diante de um livro diferente, com um protagonista de muita personalidade e ações que não devem ser imitadas pelas crianças, mas que proporcionam muita diversão para elas.

3. O gato da Matilde, um dos livros infantis com um gato como protagonista

O gato da Matilde é um livro ideal para primeiros leitores e, inclusive, para aqueles que ainda não aprenderam a ler. As suas grandes e chamativas ilustrações farão com que os pequenos entendam a história sem precisar ler o seu texto.

Esse livro do qual falamos se caracteriza por ser muito simples e curto, utilizando a letra de mão, mais simples de ser entendida pelas crianças, e tendo a sua importância principalmente nas ilustrações.

Uma história divertida na qual vamos conhecer Matilde e o seu gato de listras laranjas. Matilde faz com o seu gato brincadeiras que, supostamente, ele gostaria: novelos, lã, caixas… No entanto, as expressões faciais do gato durante essas brincadeiras são impagáveis, já que ele não gosta desses tipos de brincadeiras.

livros com um gato como protagonista

Então, o que é que diverte o gato? Pois é, essa será a surpresa que as crianças deverão descobrir ao final das páginas desse livro.

4. Gato vermelho, gato azul

O título já nos indica quem são os protagonistas da história e até mesmo as suas características mais destacadas: um é de cor vermelha e o outro é de cor azul.

Além de serem dois gatos, esses animais têm outra característica em comum: um quer ser como o outro. O gato vermelho deseja ter a inteligência do gato azul e, pelo contrário, o gato azul deseja ser tão veloz e ágil quanto o gato vermelho.

Esse é o motivo principal que os leva a discutir continuamente. Durante as páginas do livro, ambos vão tentar, por meio de uma série de ações e aventuras, conseguir aquilo que eles querem para serem como o outro gato. Será que vão conseguir?

Uma história muito simples, mas com alguns valores internos muito importantes:

  • A aceitação de si mesmo como se é.
  • A autoestima.
  • O valor da amizade.
  • A aceitação daqueles que nos rodeiam.
  • Perrault, C. (1500). El gato con botas. Timun Mas.
  • Seuss, D. (1957). El gato en el sombrero. Lectorum Pubn INc.
  • Gravett, E. (2014). El gato de Matilda. Picarona,
  • Desmond, J. (2016). Gato rojo Gato azul. Lata de sal.