6 castelos de contos de fadas para visitar com as crianças na Europa

Vamos apresentar 6 construções de contos de fadas para apreciar sua beleza e aprender sobre o passado com os pequenos da casa.
6 castelos de contos de fadas para visitar com as crianças na Europa

Última atualização: 13 Março, 2021

Para a nossa imaginação, as construções antigas são o cenário de histórias fantásticas. Imagine então para as crianças! É por isso que hoje trazemos uma lista dos castelos de contos de fadas para visitar com os seus filhos. Planeje uma visita a esses locais repletos de magia que serão inesquecíveis para os pequenos!

Castelos de contos de fadas para visitar com os seus filhos

castelos de contos de fadas para visitar com os seus filhos

Espanha: Castelo de Bellver

Seu nome vem do antigo catalão bell ver, que significa ‘bela vista’. Afinal, essa construção está localizada em uma colina a 112 metros acima do nível do mar e, a partir desse local, é possível ter um panorama espetacular de toda a ilha de Palma de Maiorca, onde está localizado.

O castelo é cercado por florestas e, por isso, realmente parece um lugar de contos de fadas. Foi construído entre 1300 e 1311 e se caracteriza por possuir uma estrutura circular de estilo gótico que praticamente não foi alterada. Atualmente, essa construção é a sede do Museu de História da Cidade de Palma de Maiorca.

No local, há visitas guiadas, exposições permanentes, workshops familiares e programas educativos. Além disso, o preço inclui o acesso a um parque infantil com brinquedos para as crianças se divertirem bastante.

Escócia: Castelo de Edimburgo, um dos melhores castelos de contos de fadas para visitar

Uma construção imponente construída no topo de um vulcão extinto. Esse local é conhecido como Castle Rock e nele foi erguida a estrutura original do Castelo de Edimburgo, no século XII.

Já foi residência real, fortaleza militar e prisão e, por isso, o local é rico em lendas, incluindo a presença de espíritos de prisioneiros e fantasmas. Uma das histórias mais conhecidas é a do “tocador de gaita solitário”, que se perdeu nos corredores secretos do castelo e cujo instrumento às vezes ressoa no local.

O revezamento da guarda com o seu tradicional traje xadrez escocês é uma cerimônia que as crianças vão adorar ver e fotografar.

Portugal: Palácio da Pena

No topo da serra de Sintra e sobre as ruínas de um antigo mosteiro destruído pelo terremoto de 1755, foi construído o eclético Palácio da Pena em meados do século XIX.

castelos de contos de fadas para visitar com os seus filhos

Situado em meio a um jardim botânico denominado Parque Inglês, a estrutura se diferencia pelas cores e pela diversidade de estilos de construção. Elementos do neorromantismo, arcos mouriscos, fachadas com cerâmica portuguesa e interiores com estuques e pinturas decorativas constituem uma construção muito marcante.

Talvez para os pequenos, ou mais para as meninas, contar que esse castelo foi um presente de amor do Rei D. Fernando II à sua esposa Maria II de Portugal tornará o passeio ainda mais interessante e atraente.

Suíça: Castelo de Chillon

Localizado às margens do Lago Léman e com os Alpes suíços ao fundo, esse é um dos mais belos castelos da Europa. De estilo medieval, é ao mesmo tempo austero e espetacular, uma vez que é composto por 25 edifícios. Victor Hugo disse que “Chillon é um maciço de torres sobre um maciço de rochas”.

O local onde o edifício foi construído serviu como fortificação desde a época dos romanos, uma vez que o local tem uma posição estratégica, mas foi apenas no século XI que o castelo começou a ser construído.

Lá, há exposições de arte regional e são organizados eventos familiares, como, por exemplo, um workshop de encadernação de manuscritos, além de jogos para as crianças participarem ativamente e percorrerem o castelo.

França: Castelo de Chenonceau

Essa construção data do século XI e foi reconstruída e ampliada várias vezes. Está localizada às margens do rio Cher, já que as suas bases eram as de um antigo moinho.

A construção apresenta um estilo residencial francês de linhas elegantes e, no seu design, é evidente a influência das mulheres que participaram de suas várias reformas, tais como Diana de Poitiers e Catarina de Médici. Por esse motivo, ele também é conhecido como “castelo das damas”.

O roteiro pelos “Castelos do Vale do Loire” tem Chenonceau como a construção mais visitada e a que mais oferece atividades aos visitantes. Lá, é possível fazer visitas guiadas pelos interiores e explorar os seus belos jardins externos com o seu famoso labirinto de teixos. Para as crianças, há um parque infantil no antigo pátio de uma granja do século XVI, um local ideal para o final do passeio.

Alemanha: Castelo de Neuschwanstein

Esse é um dos mais deslumbrantes castelos de contos de fadas para visitar com os seus filhos na Europa. Sua construção começou em 1868 e ele conta com diversos estilos: românico, gótico e até mesmo a arte bizantina estão presentes para dar origem a uma construção elegante e equilibrada.

Neuschwanstein começou a ser construído quando as fortalezas defensivas, típicas da Idade Média, não eram mais necessárias. Por isso, acredita-se que a construção foi uma ideia romântica do rei Luís II da Baviera: ter um castelo medieval do seu gosto.

castelos de contos de fadas para visitar com os seus filhos

O resultado foi fabuloso. A beleza e a mística da construção e dos seus arredores são tão grandes que esse castelo serviu de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida da Walt Disney, a construção central do parque de diversões mais famoso do planeta.

Em relação aos castelos de contos de fadas para visitar com as crianças…

A Europa é a terra dos castelos e lá você vai encontrar centenas deles para explorar com os seus filhos. As visitas a essas construções ensinam às crianças como era a vida em outros tempos, um tema interessante para que elas entendam como as conveniências e o conforto evoluíram para o que conhecemos e aproveitamos atualmente.

Pode interessar a você...
Disneyland, uma viagem inesquecível para apreciar com a família
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Disneyland, uma viagem inesquecível para apreciar com a família

Quando pensamos em parques de diversões, a Disneyland Paris é um dos primeiros que vem à nossa mente. No entanto, esse parque é muito mais do que i...