O que você deve ensinar sem falta para suas filhas

· 3 de dezembro de 2018
O mundo e a sociedade evoluem, os paradigmas mudam e isso apresenta desafios para as mães.

Há uma série de aprendizagens e lições que você deve ensinar sem falta para suas filhas. Institua valores, metas e princípios naquelas pequenas que são as mulheres do futuro.

Certamente, você não é a melhor mãe do mundo, mas sim a melhor mãe que suas filhas poderiam ter.

Claro que você vai cometer erros e aprenderá com força dos golpes. Com o passar do tempo, você saberá se fez certo quando ver suas filhas emocionalmente fortes e independentes.

Por isso, certifique-se de ter implantado nelas os melhores ensinamentos. Pois elas mesmas terão a força para colher os melhores frutos. Descubra, neste artigo de Sou Mamãe, tudo aquilo que você deve ensinar sem falta para suas filhas.

O que você deve ensiná-las sobre a vida

para suas filhas

A vida, às vezes, pode queimar e, outras vezes, pode doer. Nem tudo é cor-de-rosa, nem tem um final feliz como um filme da Disney.

O essencial é, no entanto, aprender a vivê-la intensamente. Passar por cada dia com a certeza de ter uma nova oportunidade em mãos. Aproveitar todo amanhecer como se fosse o último.

Portanto, o que você deve ensinar a suas filhas é não fugir de seus medos, mas lutar com eles. Ajude-as, desde pequenas, a tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por cada ato.

Assumir as consequências e se entusiasmar com a vida. Atendo-se ao bem que se oferece e também aceitando o ruim.

Que nunca se submetam e fiquem dependentes da aprovação de um terceiro. Suas filhas vieram ao mundo para ser feliz, não para consentir com os outros.

Transfira a imensa satisfação de se aceitar como é, de se amar com virtudes e defeitos. Não idealizar ou perseguir figuras ou ideais que pouco lhes servem.

Você deve ensinar-lhes a serem fiéis a si mesmas e nunca se enganarem. Se mostrar como são, sem a necessidade de fingir ou impor personalidades alheias, é outra lição necessária.

Não se esqueça de que suas filhas devem aprender a valorizar o crédito de suas conquistas pessoais.

Transmita para suas pequenas o valor de sua própria intuição. Que elas sempre sigam o próprio instinto e que se deixem guiar por sua coragem que não falha.

Elas não precisam depender de absolutamente ninguém. Nem mesmo de você. Elas devem demarcar seu próprio caminho. Se se confundir, que tenham o dom de retomar por outra rota, mas não abandonar a jornada.

Aquilo que você deve ensinar para todos os dias de suas vidas

Você deve, sem falta, ensinar suas filhas a pedir ajuda quando elas precisarem. Também a serem agradecidas com essa mão estendida.

Que aprendam a expressar necessidades e carências. Mas também a manter com tenacidade suas próprias crenças e convicções.

Contagie uma paixão que as abrace e as acompanhe até o último dia de vida. Explique para elas como planejar seu futuro, com os pés fixos no presente. Afie pacientemente a sua tolerância para as mudanças que acontecem uma e outra vez na vida.

O que você também deve ensinar às suas filhas é a assumir valentemente os riscos. Que não ouse perder nada por medo de perder tudo.

Que suas filhas não tomem essa mania injusta de absorver as responsabilidades de outras pessoas, nem culpas absurdamente infundadas.

para suas filhas

Permita que elas passem pela vida usando esse belo e único sorriso que Deus colocou em seus rostos. Inclusive, a deixar seus risos na rua, sem nenhum motivo aparente. A gritar todas as verdades que dominar para compartilhar sua felicidade com quem quiser.

Muito para aprender sobre relações humanas

O que você deve ensinar para suas filhas é desfrutar do amor, sem limitações e sem preconceitos. A se render à sua imensa força, desde que seja mútuo.

Que a garota aprenda a ser totalmente consciente de seus sentimentos, possa dominá-los e agir em conformidade.

Um bom ensinamento é que às vezes há desentendimentos, mas o encontro de almas gera luz. Das pessoas tóxicas, sempre se foge e dos fracassos também se pode aprender. Aproveitar o efêmero de alguns relacionamentos e a perpetuidade do genuíno.

Ensine sua filha a ser a melhor amiga dela mesma. Sem amor-próprio, não há nada. Sem inteligência emocional, muito menos.

Se conhecer e amar a si mesma para fazer o mesmo com o seu entorno. Ser capaz de estabelecer limites, embora custe. E empreender como um desafio para sustentá-los ao longo do tempo.

Mas acima de tudo, mãe, há algo que você deve ensinar para suas filhas. Desde pouca idade, elas precisam aprender a não idealizar nem a idolatrar ninguém. Nem família, nem amigos, nem mesmo os pais.

Que ela entenda que somos todos seres normais, cheios de nuances. E ela também.