Receitas com pouca gordura para o segundo trimestre de gravidez

· 25 de abril de 2018
Quais são as necessidades nutricionais de uma mulher a partir do quarto mês de gravidez? Neste artigo, apresentamos algumas receitas com pouca gordura que proporcionam muitos nutrientes a um bebê que cresce cada vez mais.

Nessa fase da gravidez, provavelmente você já superou algumas das dificuldades próprias das alterações hormonais do primeiro trimestre. Considerando a necessidade de reforçar os nutrientes que você ingere, conheça essas deliciosas receitas com pouca gordura para o segundo trimestre de gravidez e mantenha sua dieta equilibrada.

A partir do quarto mês de gravidez, você entra numa fase em que seu pequeno cresce cada vez mais. Por isso, é necessário aumentar o consumo calórico. Recomenda-se um aumento gradual de 300 a 500 calorias, aproximadamente, para um total diário de 2.000 a 2.300 calorias.

O que comer no segundo trimestre da gravidez?

Devido ao volume da sua barriga por causa do crescimento do feto, é comum que você tenha refluxo gastroesofágico. Esses fatores fazem necessário que as porções de alimento sejam pequenas, mas com uma frequência de consumo maior. Por exemplo, recomenda-se ingerir seis refeições por dia e fazer caminhadas de 40 minutos para estimular a digestão.

Além disso, também se aconselha consumir carboidratos ricos em fibras como a aveia, o arroz e os cereais, que ajudam a manter a função muscular. Lembre-se também de consumir alimentos ricos em ferro, como as carnes e os grãos, necessário para a produção de hemoglobinas no bebê.

Paralelamente, também é muito benéfico consumir abundantemente frutas ricas em vitamina C, que estimulam a absorção do ferro.

4 receitas com pouca gordura para o segundo trimestre de gravidez

Você não precisa abandonar sua antiga maneira de se alimentar. Só é preciso garantir o consumo dos nutrientes necessários para cada dia. A seguir, vamos apresentar algumas ideias de deliciosas receitas com pouca gordura para o segundo trimestre de gravidez que você não pode deixar de experimentar:

Massa cremosa com ervilhas

Se você gosta de massas, experimente essa deliciosa receita e saboreie um maravilhoso almoço.

Ingredientes:

  • 300 ou 400 gramas de qualquer massa, como talharim ou espaguete.
  • 200 gramas de ervilhas frescas. Você também pode usar ervilhas congeladas.
  • 100 gramas de presunto com pouca gordura, preferivelmente peito de peru.
  • 150 gramas de cream cheese ou molho bechamel.
  • Sal, azeite de oliva e queijo parmesão.

Modo de preparo:

  • Ferva água suficiente para a quantidade de macarrão e adicione a massa e uma pitada de sal. Em outra panela, acrescente o presunto, ou o peito de peru, o azeite, as ervilhas e refogue por alguns minutos.
  • Em seguida, quando a massa estiver quase ao ponto, escorra e a coloque na panela do refogado de presunto e ervilha.
  • Acrescente o queijo e o molho bechamel, e sirva. Você pode fazer uma variação com pedaços de brócolis, cenoura e abacaxi.

 “No segundo trimestre de gravidez, recomenda-se consumir seis refeições por dia a fazer caminhadas por 40 minutos para estimular a digestão”

Salada de quinoa

Essa é uma das receitas com pouca gordura para o segundo trimestre de gravidez que as mulheres mais gostam. É saudável e proporciona grande quantidade de nutrientes. É ideal para o jantar.

Modo de preparo:

  • Em um litro de caldo de legumes, ferva 200 gramas de quinoa e deixe no fogo por 30 minutos. Coe a quinoa e deixe esfriar na geladeira.
  • Em um recipiente, pique tomates em pedaços pequenos e sem sementes. Você também pode colocar pepino, cebola, cenoura, brócolis, couve-flor e batatas cozidas de acordo com suas preferências.
  • Misture todos os ingredientes acrescentando um pouco de azeite de oliva, sal e limão a gosto.
  • Nessa mistura, acrescente a quinoa e deixe descansar por 40 minutos na geladeira.

Essa é uma receita cheia de fibras e vitaminas provenientes dos vegetais indispensáveis para o seu bem-estar e o do bebê. Recomendamos torradas como acompanhamento.

Frutas com cereais

Se você deseja algo um pouco doce, prefira as frutas e deixe de lado as sobremesas cheias de gordura e açúcar. Veja essa receita a seguir:

Modo de preparo:

  • Lave e descasque uma maçã e uma pera. Coloque na panela com um pouco de manteiga.
  • Acrescente uma colher de chá de mel, uma xícara de cereal integral, uma xícara de morango e deixe em fogo baixo por 1 minuto.
  • Coloque todos os ingredientes em um recipiente e adicione raspas de chocolate amargo. Coloque no forno por um minuto em potência média.

Purê de legumes

Se você não sabe como preparar legumes de uma maneira que fiquem saborosos, veja essa receita:

Modo de preparo:

  • Ferva batatas, abobrinha, abóbora, cenoura e os legumes que quiser e reserve.
  • Refogue cebola e alho com temperos da sua preferência.
  • Coloque nessa panela todos os legumes, misture e amasse bem.
  • Acrescente 200 mililitros de leite desnatado e alguns pedaços de queijo por cima.
receitas com pouca gordura para o segundo trimestre de gravidez

Essa receita é uma excelente fonte de fibras e carboidratos, além de ser deliciosa. Você também pode usá-la como acompanhamento quando preparar um filé de merluza ou um frango grelhado.

Em conclusão, essas 4 receitas com pouca gordura para o segundo trimestre de gravidez vão permitir que você saboreie deliciosos pratos durante uma das mais belas fases da vida de uma mulher. Só não se esqueça de manter o equilíbrio e consultar seu médico sobre os alimentos que você pode consumir dependendo do seu estado de saúde.