O que são as “vitaminas emocionais” para crianças?

· 14 de abril de 2018
Você conhece esta maneira simples de motivar seu filho e reforçar sua autoestima? Você vai adorar conhecer como funcionam as vitaminas emocionais para crianças e seus diversos benefícios.

A ideia de vitamina emocional para crianças é algo que está aparecendo com muita frequência nos manuais de educação motivacional para os pais.

O que acontece é que o cuidado com a saúde de nossos filhos não se reduz exclusivamente ao aspecto físico, pois para uma boa saúde mental se inclui também o cuidado com os aspectos emocionais que lhes ajudarão a se transformar em adultos completos lá na frente.

Partindo desta ideia, especialistas na área idealizaram complementos para ajudar a fortalecer a saúde mental de nossas crianças; entendendo que, ainda que o amor e a compreensão estejam presentes, faltam doses adicionais que suplementam os desgastes afetivos aos quais as crianças estão expostas todos os dias.

As vitaminas emocionais podem ser oferecidas de diversas formas. Pode ser por meio de frases motivadoras, cartões com mensagens positivas, mensagens de texto no meio do dia ou palavras encorajadoras antes de eventos importantes, como provas ou partidas de futebol.

O objetivo para a criação destas pílulas surge ao se reconhecer que as atividades cotidianas e a sociedade competitiva podem encher nossos filhos de medos, incertezas ou diminuir sua autoestima.

Apesar das dificuldades que possam aparecer, estas vitaminas, dadas pelos pais ou outros entes queridos, estarão prontas para serem consumidas e reforçar a autoestima e a autoaceitação da crianças.

Vitaminas emocionais para crianças

A seguir, examinamos os componentes das vitaminas emocionais e como administrá-las. Também vamos descrever as indicações, a a posologia, as reações adversas, as interações com outras demonstrações de amor e como nossos filhos podem fazer uso delas.

demonstrações de amor

Composição

Cada comprimido de vitamina emocional contém uma frase motivadora para melhorar o ânimo de nossos filhos. Estão compostos por palavras de afirmação, frases amorosas, estímulos para a autoaceitação e conselhos morais e educativos.

Via de administração e apresentações

Existem várias maneiras de administrar as vitaminas emocionais. A mais simples é por via oral.

Todas as manhãs, junto com um “bom dia” e um beijo, você pode oferecer ao seu filho uma frase que o motive a cumprir com as tarefas pendentes na escola e que lhe faça lembrar o quanto seus pais e familiares o amam e como é maravilhoso que ele faça parte da família.

Ao fim do dia também é um momento ideal, já que vocês poderão conversar com calma sobre as atividades realizadas durante o dia. Então, você poderá lhe oferecer uma mensagem que o anime a continuar com suas tarefas.

Outra forma de apresentação das vitaminas é através de produtos comerciais, na forma de cartões onde se podem escrever frases de motivação para crianças e adolescentes, tanto sendo simplesmente afetuoso ou motivador quanto com mensagens de ânimo inspiradas na religião praticada em casa.

“Você pode aplicar o método de que mais gostar ou elaborar você mesmo o tipo de vitamina que seu filho precisa, segundo suas necessidades diárias”

Indicações

Indicado para a prevenção e tratamento das deficiências de energia emocional e afetiva para crianças de todas as idades.

Posologia

De cinco (5) a dez (10) vitaminas emocionais ao dia. A dose recomendada pode ser excedida sem problemas.

Reações adversas

Não se foi observada nenhuma contraindicação ao uso de vitaminas emocionais. De fato, é um tipo de vitamina cuja dosagem excessiva leva os pacientes a um estado absoluto de bem-estar mental. O que se reflete em seu desenvolvimento diário.

Interações

O uso das vitaminas emocionais pode ser complementado com abraços, beijos, gestos, carinhos, risos, aplausos, sorrisos, canções que melhoram o humor, filmes com mensagens motivadoras, cartões, mensagens de texto, cartas e qualquer outro meio que permita transmitir frases que melhorem o estado de espírito das crianças.

Isto pode causar a reciprocidade de muitas das demonstrações de amor anteriormente descritas.

expressões de amor

Armazenamento

“Mantenha sempre ao alcance das crianças”. Ensine aos seus filhos o que são as vitaminas emocionais para que eles também possam administrá-las a seus irmãos, amigos, professores e (por que não?) também a você.

Isto se traduzirá em crianças felizes que entenderão o poderoso valor das palavras afetuosas e dos conselhos para melhorar o ânimo.

Recomendações finais

As vitaminas emocionais são conseguidas de forma gratuita, sem prescrição médica. Como indicamos anteriormente, podem ser criadas de acordo com as necessidades dos seus filhos.

E para manter um equilíbrio perfeito, alimente seus filhos de forma saudável para que também se sintam fortes e cheios de energia.

Recomendados para você