Receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses

· 1 de abril de 2018
Se você tem dificuldade na hora de cozinhar para o seu bebê de 9 meses ou um ano de idade, essas receitas e suas variantes podem ajudar bastante. Servem, além disso, para acostumar o bebê a comer vegetais desde o princípio da sua alimentação.

No último trimestre do seu primeiro ano de vida, o bebê já alcançou um ponto de maturidade que permite incorporar novos alimentos na sua dieta.

Por isso, é o momento ideal para experimentar essas receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses. Você vai ver que elas são simples e que seu filho irá gostar!

A essa hora seu bebê já deve estar comendo papinhas e sopas, além de leite materno, visto que desde os seis meses sua dieta começa a ser enriquecida. Portanto, com certeza você não terá problemas para que seu filho experimente essas receitas.

Atenção! Isso não quer dizer que eles com certeza irão gostar. Pode ser que seu filho rejeite alguns sabores, já que esses novos sabores são uma grande novidade para as crianças.

Ainda assim, isso não deixa de ser uma grande oportunidade para que você introduza os vegetais na dieta do seu bebê, para que ele tenha a oportunidade de assimilá-los desde jovem. Essas receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses podem ajudar nisso.

Receitas salgadas e fáceis de preparar para bebês de 9 a 12 meses

1 – Purê de cenoura e batata

Logicamente, a maioria dos alimentos que o bebê vai ingerir deverá ser em forma de papinha ou triturados. Longe de ser uma desvantagem, essa é uma ótima maneira de introduzir os pequenos no mundo da alimentação saudável através dos mais deliciosos purês.

Ingredientes

  • 100 gramas de batata descascada.
  • 1 cenoura.
  • 100 mililitros de leite materno ou de fórmula.
  • 1/2 colher de azeite de oliva.

Preparo

  1. Ferver as batatas e a cenoura com água sem sal. É melhor cortá-las em pedaços grandes para que não percam os minerais e colocá-las na panela quando a água já estiver fervendo.
  2. Triture-as e acrescente leite.
  3. Adicione azeite.

Os benefícios dessa refeição são que ambos os vegetais são fontes de vitaminas e minerais. No entanto, também não devem ser administrados em excesso, já que também contêm amido e caroteno, substâncias que não são totalmente saudáveis para um bebê.

Receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses

2. Arroz com frango

Como a dentição ainda não chegou, o arroz constitui outro alimento fácil de ser introduzido e assimilado (no que se refere ao sabor) pelos bebês.

Uma das melhores receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses consiste em combinar arroz com frango triturado, uma das fontes mais saudáveis de proteínas para o bebê.

Ingredientes

  • 4 cenouras.
  • 1/2 abóbora.
  • 1 cebola pequena.
  • 1/2 peito de frango.
  • 1 copo de arroz.
  • 4 ou 5 copos de água ou caldo de frango.
  • Azeite.
 Preparo
  1. Corte os vegetais em pedaços bem pequenos e refogue com azeite.
  2. Adicione e refogue o frango cortado em cubinhos e, em seguida, faça o mesmo com o arroz.
  3. Acrescente água ou caldo e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos.
  4. Bata no liquidificador com bastante caldo para que se torne um purê, pronto para o bebê comer.

O frango é uma opção saudável para os bebês já que contém pouca gordura e fornece muitos nutrientes, vitaminas e minerais. Além disso, é fácil de ser digerido e seu sabor é suave, mas delicioso.

“Por ser que o bebê rejeite alguns alimentos, já que esses novos sabores são uma grande novidade”

3. Sopa de vegetais

As sopas são uma opção clássica quando se trata de receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses de idade. No entanto, isso não quer dizer que devemos subestimar os benefícios da grande variedade de vegetais e legumes.

Nesse caso escolhemos uma sopa de cenoura, cebola e ervilhas. Mas você pode tentar com outros ingredientes de acordo com as reações do bebê ao provar as diferentes receitas.

Ingredientes

  • 200 gramas de ervilhas picadas.
  • 2 cenouras picadas em rodelas.
  • 1 cebola pequena picada.
  • 2 ramos de salsinha.
  • 1 litro de água.

Preparo

  1. Ferva os vegetais em fogo baixo por 40 ou 45 minutos.
  2. Coe o caldo; é aconselhável usar uma gaze para que não haja pequenos restos de vegetais que possam fazer o bebê engasgar.

Podemos utilizar duas variações para essa receita: primeiro, para conseguir uma consistência mais espessa, podemos acrescentar farinha de arroz. Segundo, quando bebê crescer, podemos fazer uma papinha com os vegetais processados.

Receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses

Conselhos para acrescentar novos alimentos

Assim que o bebê parar de mamar, você deve introduzir aos poucos novos sabores na alimentação. Seria uma ótima ideia combinar progressivamente novos gostos com aqueles que você já sabe que agradam.

Além disso, também é bom combinar texturas e ingredientes, para que a dieta do bebê não se torne monótona. Essas receitas salgadas para bebês de 9 a 12 meses serão suas grandes aliadas na hora de expandir a alimentação do seu filho.

Lembre-se de que isso não significa que você deve suspender a amamentação imediatamente, mas, sim, tentar complementá-la com outros alimentos.