Conheça três receitas para preparar guloseimas em casa

15 de fevereiro de 2019
Cozinhar guloseimas em casa não é complicado, basta seguir uma dessas receitas. Trata-se de uma opção natural, cheia de nutrientes e sabor intenso. As crianças também podem ajudar. Assim será uma noite familiar e uma grande experiência para elas.

Nada melhor do que preparar guloseimas em casa quando sentimos vontade de comer algo doce, mas não queremos gastar muito. Trata-se de uma opção divertida para entreter as crianças ou para criar algo original.

Apesar de parecer muito complicado preparar guloseimas caseiras, as seguintes três receitas demonstram o contrário. O melhor de tudo é que são totalmente naturais, já que não contêm aditivos ou conservantes. Assim: mãos à obra!

Receitas fáceis para preparar guloseimas em casa

Jujuba de fruta

Essas guloseimas feitas em casa são fáceis e rápidas de fazer. O ágar pode ser encontrado em casas de produtos de confeitaria ou substituído por um envelope de gelatina sem sabor. Neste caso, o procedimento é o mesmo.

Ingredientes

  • 250g de purê de frutas da sua preferência
  • 200 milímetros de água
  • 150 gramas de açúcar
  • 8 gramas de ágar

Modo de fazer

  1. Coloque a água para ferver em uma panela pequena. Quando levantar a fervura, adicione o ágar e mexa por alguns segundos.
  2. À parte, faça o purê com a fruta escolhida. Pode ser de morango, laranja, maçã, pêssego, etc.
  3. Coloque no purê de fruta o açúcar e misture bem. Adicione o purê enquanto a água ainda estiver fervente, mexendo sem parar com uma colher de pau até que os ingredientes se misturem e o preparo adquira certa consistência. Depois disso, tire do fogo.
  4. Unte forminhas de silicone ou formas de gelo com óleo neutro —pode ser de girassol— para que as guloseimas não grudem. Coloque a mistura dentro e deixe esfriar à temperatura ambiente.
  5. Reserve na geladeira por algumas horas. As guloseimas vão tomar a consistência desejada.
  6. Depois, desenforme e passe cada peça pelo açúcar. É possível mantê-los por até uma semana dentro de recipientes fechados.
menina comendo rosquinha

Pop cakes (bolo no palito)

Sobrou algum bolo em casa? Uma boa maneira de reciclá-lo é preparando deliciosos pop cakes. As crianças adoram e são perfeitos para decorar mesas de doces para aniversários e eventos.

Ingredientes

Para a base:

  • Bolo a gosto
  • Doce de leite, leite condensado ou Nutella

Para decorar:

  • Cobertura de chocolate branco ou preto
  • Confeitos ou granulados coloridos
  • Corantes artificiais
  • Palitos de madeira

“O melhor das guloseimas caseiras é que são totalmente naturais, já que não contêm aditivos ou conservantes”

Modo de fazer

  1. Esfarele o bolo, coloque as migalhas em um recipiente e acrescente o que for escolhido como base, seja o doce de leite, leite condensado ou Nutella.
  2. Amasse bem com as mãos até que fique uma massa maleável.
  3. Faça bolinhas pequenas e insira um palito em cada uma.
  4. Coloque-as em uma assadeira e leve ao refrigerador para que a massa endureça. Enquanto isso, prepare a cobertura.
  5. Derreta a cobertura de chocolate no micro-ondas por 30 segundos. Outra alternativa é colocar em uma bandeja de metal e derretê-la em banho-maria. Se o chocolate for branco, divida-o em vários recipientes pequenos e adicione um par de gotas de corante artificial.
  6. Retire as bolinhas de bolo do refrigerador e mergulhe-as no chocolate que foi derretido primeiro. Depois, polvilhe com os confeitos ou granulados coloridos.
  7. Volte a colocar na assadeira e leve à geladeira de novo até o momento de servir.

Bala de doce de leite

As balas de doce de leite são uma forma saudável para as crianças comerem algo doce. É bom dispor de ingredientes e receitas para o preparo de guloseimas em casa com ingredientes naturais. Isso porque será um momento divertido se as crianças puderem ajudar.

guloseimas

Ingredientes

  • 1 xícara de doce de leite
  • Uma colher de chá de essência de baunilha
  • ⅓ de xícara de mel
  • 150 mililitros de chocolate amargo
  • 150 ml de água
  • 150 gramas de açúcar
  • Uma pitada de sal

Modo de fazer

  1. Unte uma forma quadrada de 20 cm e reserve.
  2. Em um recipiente, coloque o doce de leite, a pitada de sal e a essência de baunilha. Misture sem bater e reserve.
  3. Em uma panela à parte, coloque o açúcar, o mel e a água. Misture para que desapareçam os grãos de açúcar. Leve a panela ao fogo moderado até que alcance o ponto de bala, mas sem chegar a endurecer.
  4. Adicione o doce de leite e o mel na mistura anterior. Mexa até engrossar.
  5. Derreta no micro-ondas o chocolate picado.
  6. Despeje a mistura em uma assadeira untada e, com uma espátula, espalhe bem para que fique uniforme. Deixe esfriar por uns minutos para poder untar com o chocolate previamente derretido.
  7. Deixe esfriar à temperatura ambiente por cerca de uma hora.
  8. Uma vez frio, o doce irá endurecer. Retire da forma e corte-o em quadradinhos pequenos para fazer as balas. Você pode guardá-las embrulhadas em papel celofane e dentro de um recipiente fechado.

É claro que preparar guloseimas em casa não deve significar um consumo excessivo desses alimentos. Portanto, é recomendável não preparar mais do que o necessário.

Além disso, vocês podem compartilhar tudo isso com muitas pessoas. Assim também evitamos problemas de saúde decorrentes do excesso de açúcar.