Recompensar as crianças por tirar boas notas: vantagens e desvantagens
Recompensar as crianças por tirar boas notas pode ter um efeito negativo sobre elas. Para garantir que as crianças tenham um bom desempenho escolar, muitas vezes os pais recorrem a um sistema de recompensas. Mas será que é certo incentivar as crianças com recompensas para que elas tirem boas notas?
É muito importante que você parabenize e elogie a criança quando ela tirar boas notas na escola, mas procure nunca recorrer a presentes.
A única responsabilidade da criança como estudante é, de fato, estudar. Por isso, é importante reconhecer os seus méritos e demonstrar apoio em seus fracassos. No entanto, evite que o objetivo final seja um presente ou um prêmio.
No entanto, se o seu filho vai bem na escola, não há problema nenhum em festejar com a sua comida favorita, preparar um bolo para compartilhar com a família ou ir ao cinema para assistir a um filme que ela goste.
Recompensar as crianças por tirar boas notas? Vantagens e desvantagens
Lembre-se de que os bens materiais não são o único nem o melhor caminho para recompensar o esforço da criança. Ensine a trabalhar para alcançar os seus objetivos. Dessa forma, ela será mais feliz a longo prazo do que simplesmente se conseguir tudo o que quiser sem tentar ou fazer nenhum esforço.
Vantagens de recompensar as crianças por tirar boas notas
- Reforço positivo. Reconhecer o esforço das crianças e recompensar por terem se esforçado com um sorvete ou uma hora a mais de videogame será sempre algo positivo. O importante é reforçar os incentivos positivos, embora não precise necessariamente ser com prêmios materiais.
- Resultados imediatos. O comportamento pode ser condicionado de forma rápida e eficaz, tanto com reforços negativos quanto positivos. Geralmente a criança reage rapidamente a essa metodologia, desde bem cedo. No entanto, é essencial que isso não se torne a única maneira de direcionar ou motivar o comportamento. Isso porque o seu efeito diminuirá aos poucos com o tempo.
- Disciplina. Recompensar ou punir certos tipos de comportamentos é uma boa técnica para estabelecer a disciplina e o bom comportamento. Isso pode funcionar perfeitamente na hora de guiar o comportamento dos pequenos. Mas o que acontece quando não há punições ou recompensas?
Desvantagens de recompensar as crianças por tirar boas notas
- Pode limitar os valores. Se a disciplina ensinada pelos pais for baseada unicamente em recompensas ou punições, provavelmente as crianças não vão entender o seu verdadeiro valor. Pode ser que elas se comportem de determinada maneira apenas como reação ao comportamento dos pais, para ganhar um prêmio ou para não receber punições, e não por valores.
- Resultados por interesse. Isso pode acontecer com as notas na escola, por exemplo. Nesse caso, a criança dá prioridade aos prêmios em vez do aprendizado real. Talvez ela não queira ser punida ou deseje ter um brinquedo novo. Então, para conseguir boas notas no final do bimestre pode chegar a copiar trabalhos, decorar o conteúdo para fazer as provas, mas sem aprender, ou trapacear.
- Pouca concentração nos objetivos. Se a criança se comporta por reação à recompensa positiva ou negativa, ela acaba perdendo o verdadeiro objetivo de vista. Isso porque ela pode se concentrar mais no resultado de uma prova para passar de ano do que no conteúdo que realmente importa.
Argumentos a favor e contra de recompensar as crianças por tirar boas notas
Os argumentos a favor de recompensar as crianças são:
- Ao ganhar um presente, a criança aprenderá que o esforço e a perseverança dão bons frutos. É uma retribuição pelo seu bom trabalho e ajudará a manter o pequeno motivado.
- No caso de querer recompensar as crianças por tirar boas notas, é preciso rever se é conveniente que sejam bens materiais. Talvez seja melhor parabenizar, dar um abraço, um beijo ou reservar algum tempo para passar juntos. Isso encherá o pequeno de satisfação. Ele ficará muito feliz com o fato de que o seu trabalho e esforço foram reconhecidos.
- Não há nada de errado em recompensar os esforços das crianças. Porém, o ideal é que ela não espere por isso. Assim, ela vai entender como o resultado de seu trabalho, e não como algo que deve receber sempre. Dessa forma, ela estará ciente de sua própria perseverança e dedicação.
- Também é possível usar a recompensa como incentivo quando a criança começar a perder o foco, desde que não contribua para sua indisciplina. Faça com que ela entenda como uma motivação extra. O mais recomendado é realizar um reforço diário sem recompensas que tenham valor material.
Os argumentos negativos de recompensar os pequenos são:
- A criança precisa entender que estudar é responsabilidade dela e que tirar boas notas é importante para ter um bom futuro. Não deixe que ela se acostume a sempre receber uma recompensa por suas realizações.
- Os presentes podem ser contraproducentes quando a criança chega a pensar que, mais do que ter a obrigação de estudar, é você quem deve dar um presente no final do curso. Isso só fará com que ela exija cada vez mais e melhores presentes.
- A recompensa não pode ser usada como um fim. A criança pode interpretar que ela tem que estudar para receber algo em troca. Dessa forma, ela pode entender isso como algo inerente ao final de cada bimestre ou ano. O ato de esperar por um presente perde a sua eficácia, mesmo quando tirar notas ruins.
- Se você prometer um presente por passar em todas as matérias e ela não conseguir, também pode ser prejudicial. Isso porque aumentará a sensação de fracasso.
- É mais eficaz se você dedicar tempo e carinho. Tenha em mente que as coisas mais valiosas que você pode ensinar a uma criança são valores e uma base sólida para a futura vida adulta. Os bens materiais são apenas momentâneos.
Enfim, às vezes não tem problema nenhum a criança merecer um prêmio por obter boas notas. O fundamental é compreender que recompensar não é a única alternativa para motivar os pequenos a ter um bom desempenho escolar. Afinal, é importante que as crianças não percam de vista os motivos mais importantes.
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- Pinillos, José Luis. (1959-60). Aprendizaje, recompensas y castigos. VOL. XxxViir—Ntm. 108; Revista de Educación—Estudios; Madrid; 167-172 págs. https://www.mecd.gob.es/dctm/revista-de-educacion/1960/1961-108/1960re108estudios01.pdf?documentId=0901e72b818902fd