Recreio, um momento necessário para todas as crianças

O recreio é o espaço de tempo necessário no qual os alunos relaxam, se divertem e se relacionam com seus amigos, fortalecendo os relacionamentos interpessoais e os valores universais.
Recreio, um momento necessário para todas as crianças

Última atualização: 08 janeiro, 2019

Um dos momentos mais esperados por todos os alunos nas escolas é o recreio. Isso porque é o momento em que as crianças relaxam, brincam, conversam, correm e se divertem com seus amigos. Na maioria das escolas, o recreio dura em média 20 minutos e acontece na metade da jornada escolar.

Na escola, é nesse curto período de tempo do dia que as crianças podem desenvolver as habilidades motoras, as relações pessoais, além de poder colocar em prática valores universais como a amizade, o respeito e o companheirismo.

Benefícios do recreio escolar

  • As crianças podem interagir sem a supervisão de seus professores, pelo menos não diretamente. Isso as ajuda a se sentirem livres para decidir o que fazer e com quem. Portanto, incentiva a tomada de decisões.
  • O companheirismo entre colegas de classe é reforçado.
  • Promove a habilidade de negociação por meio de jogos, trabalhos em equipe e, consequentemente, a criança aprende a ganhar e perder.
  • Com a convivência, elas aprendem normas sociais que, por sua vez, ajudam a ter melhores relações.
  • Brincar sozinho ou com seus colegas é geralmente muito vantajoso, uma vez que usam a imaginação para desempenhar papéis ou inventar jogos.
  • As crianças desenvolvem a inteligência e a capacidade de raciocínio.

Esse momento é perfeito para as crianças recarregarem as energias, esvaziarem as mentes, interagirem com outras crianças, se divertirem, e então, continuarem com sua jornada educativa.

O recreio é o momento indicado para reforçar alguns hábitos como a higiene e a hidratação. Além do mais, essa atividade escolar favorece o desenvolvimento de atividades motoras e físicas em grupos, pois elas aprendem a trabalhar em equipes com disciplina e tolerância, ao mesmo tempo em que melhoram a condição física.

Sem perceber, as crianças diminuem o nível de estresse por meio das brincadeiras e da espontaneidade na interação com os colegas. Do lado cognitivo, o recreio incentiva as crianças a explorarem e a formularem as suas próprias resoluções de problemas. Dessa forma, elas desenvolvem a criatividade e o desempenho a nível intelectual.

O recreio é o momento para tomar um lanche, brincar, conversar, se divertir e compartilhar com outros colegas de classe. É um momento essencial para o desenvolvimento social das crianças.

A brincadeira e sua importância no recreio

O pátio é o lugar certo para desenvolver uma série de brincadeiras e jogos educativos e esportivos que entretêm os pequenos. Muitos pedagogos afirmam que a brincadeira é uma parte fundamental e necessária para o bom desenvolvimento da criança.

Por meio da brincadeira, as crianças podem desenvolver os sentidos, a coordenação de movimentos, o equilíbrio, conhecer o espaço que as cerca e aprender a se relacionar com o ambiente.

A coisa mais importante da brincadeira durante o recreio é que estimula a capacidade de investigar por meio da imaginação. As crianças inventam novas atividades recreativas com as suas respectivas regras e personagens e, depois, representam todos esses papeis. Portanto, é uma atividade tanto física como mental.

O recreio dirigido

Os professores podem participar do recreio com os seus alunos por meio de brincadeiras educativas, tais como adivinhação, músicas ou rodas. Além disso, é muito divertido ver os educadores correndo ou brincando com bolas com os seus alunos.

A recreação guiada reforça o vínculo já existente entre professor e aluno e promove um ambiente mais agradável e de confiança.

As brincadeiras mais apropriadas no recreio com os professores são os circuitos. O circuito consiste em uma série de atividades sucessivas muito divertidas e variadas. Esse tipo de atividade desafia as habilidades dos pequenos de uma forma muito dinâmica e descontraída.

Recreio, um tempo necessário para as crianças.

O pátio pode ser dividido por áreas para que cada criança possa se divertir onde quiser. Esses espaços podem ser os seguintes:

  • Área para pular corda sozinho ou em grupo: atividade que se destaca muito na coordenação e no trabalho em equipe.
  • Áreas de bola: aqui os alunos podem praticar diferentes atividades envolvendo bolas.
  • Área de dança: a dança também é considerada uma boa atividade para fazer no recreio. Promove a imaginação, a coordenação de movimentos, o companheirismo e o respeito.
  • Área de histórias ou fantoches: nesse espaço, as crianças se divertem através da imaginação ou da leitura.
  • Área de desenho: os alunos praticam as habilidades de desenhar e pintar. Depois, é possível fazer exposições com os trabalhos deles.

Em suma, todas as atividades que acontecem no momento do recreio são bem-vindas, sejam esportivas, recreativas ou culturais. Afinal, esse é o momento em que as crianças se sentem com liberdade para desfrutar plenamente e se divertir ao máximo em seu ambiente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Giménez, J., & Gras, P. (2015). El recreo ¿sólo para jugar? Revista Digital de Educación Física.
  • Bernat, O., y Fundamento, M. (2016). El recreo como espacio educativo y de aprendizaje. Publicaciones Didácticas.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.