O desenvolvimento moral das crianças

Desde muito cedo, desde quando a criança ainda é um bebê, seu desenvolvimento moral começa a acontecer. O ambiente, a família e os futuros amigos vão condicionar os princípios e os hábitos que a criança vai absorver para conhecer as regras da sociedade da qual faz parte.

O desenvolvimento moral das crianças pode ser observado a partir dos seis meses de idade. A partir desse momento, os bebês já são capazes de distinguir entre o que está certo e o que está errado, qualidade imprescindível para o bom funcionamento da sociedade.

Desenvolvimento moral das crianças: quando acontece?

Importantes psicólogos como Jean Piaget ou Sigmund Freud consideraram que os bebês nascem sem nenhum tipo de senso moral. No entanto, com o passar dos meses e, em grande parte graças à socialização, as crianças desenvolvem a moral que lhes permite distinguir entre o bem e o mal.

Esses importantes autores têm diferentes teorias sobre esse assunto. No entanto, ambos concordam com o fato de que o desenvolvimento moral nas crianças é um processo que ocorre graças à socialização e à aprendizagem das normas que regem a sociedade. A moral aparece em cada indivíduo através de diferentes fases.

Sem dúvidas, o desenvolvimento da moralidade depende em grande medida das normas que são estabelecidas no meio familiar da criança. Aspectos como o respeito, a tolerância e um comportamento adequado são partes fundamentais de um desenvolvimento moral saudável. Isso é importante tanto para a criança quanto para o ambiente em que ela vive.

Pontos-chave para o desenvolvimento moral nas crianças

Como vimos, o desenvolvimento moral nas crianças faz parte de um processo que começa a partir dos seis meses de idade. Para que esse desenvolvimento ocorra, é fundamental que os pais e o meio familiar mais próximo estejam envolvidos na educação da criança.

Eles devem ensinar os valores primordiais que vão facilitar a incorporação à sociedade.

desenvolvimento moral

Nesse sentido, existem vários pontos-chave que pais e professores devem colocar em prática para fazer com que as crianças desenvolvam uma moral adequada:

  • É preciso ensinar as regras e as normas de comportamento, tanto em casa quanto na sociedade.
  • Para que a criança absorva corretamente o que é ensinado, é preciso explicar a razão pela qual existem as regras. Além de explicitar as consequências caso elas não sejam cumpridas.
  • É preciso incentivar o ensinamento através do exemplo. Não é suficiente apenas conversar com as crianças e dizer que algo é certo ou errado. É necessário dar o exemplo, pois esta é a forma mais poderosa de aprendizagem que pode existir.
  • É importante que os pais se lembrem de que para as crianças não é fácil entender conceitos como compaixão, respeito e tolerância, entre outros. Por isso, é fundamental ensinar esses valores por meio da prática e do exemplo.

O recomendável é que o meio familiar concentre os esforços em utilizar elogios que reforcem de forma positiva o que a criança faz corretamente. No entanto, também é necessário que as crianças entendam que os atos têm consequências. Elas devem entender que as consequências são uma das melhores formas de desenvolver uma moral saudável.

desenvolvimento moral

A escola e o ambiente no desenvolvimento moral

É verdade que os pais e a família mais próxima são partes fundamentais do desenvolvimento moral nas crianças. Mas também é verdade que a escola, assim como os amigos e colegas, também são essenciais nesse processo.

Quando as crianças começam a crescer, nem sempre enxergam seus pais como figuras de referência. Em muitas situações, o ambiente começa a distorcer ou alterar os valores das crianças. Por isso, é importante que os pais estejam envolvidos e prestem atenção na educação dos filhos.

É preciso se lembrar da importância de supervisionar com o que as crianças têm contato nos mais variados meios de comunicação. O ideal é que tenham acesso a conteúdos adequados à idade delas.

Os especialistas consideram que, embora as crianças possam imitar seus ídolos (cantores, atores, esportistas), essa mensagem não é suficientemente poderosa para modificar os valores aprendidos.

“Sem dúvidas, o desenvolvimento da moralidade depende em grande medida das normas que são estabelecidas no meio familiar da criança.”

Em suma, o desenvolvimento moral nas crianças é um processo que ocorre começando pela socialização e pelas normas de comportamento ensinadas em casa. A escola, assim como os amigos e os colegas, também são elementos essenciais nesse processo.

 

Por todas essas razões é fundamental que os pais estejam envolvidos em todos os aspectos da vida dos filhos. A moral é essencial para o bom desenvolvimento da criança como indivíduo, tanto pessoalmente quanto em sociedade.

Recomendados para você