O que são tias PANK?
Ano após ano, novos movimentos e tendências turísticas surgem no mundo. Alguns tendem a desaparecer, mas outros surgem para ficar e deixar sua marca. De olho neste último ponto, apresentamos todos os detalhes para que você descubra o que são as tias PANK.
O que são as tias PANK e como surgiu esse novo movimento?
Todo mundo já conheceu aquela tia que adora os sobrinhos e cuida deles como se fossem seus, mas não quer ter filhos. Pois bem, o termo PANK é formado pela sigla para Professional Aunt No Kids (‘tias profissionais sem filhos’).
Esse neologismo foi criado por Melanie Notkin em 2008. Ela é uma canadense especializada em marketing, solteira e sem filhos, que queria se referir assim a mulheres que não querem ter filhos. De qualquer forma, ela queria reivindicar a posição-chave desse grupo demográfico na sociedade atual.
O objetivo de cunhar este termo é confrontar o pensamento machista, que sempre incluiu a ideia de que uma mulher que não tem filhos é uma mulher ‘quebrada’. Porém, hoje em dia, a sociedade está em constante mudança e tem mostrado que essa ideia não só está errada, como também está totalmente distante da realidade.
Quais qualidades definem um PANK?
Segundo dados levantados no estudo elaborado pela agência de comunicação de Weber Shandick, em colaboração com a própria Melanie Notkin, uma em cada cinco americanas entre 20 e 44 anos são PANKs. Ou seja, elas constituem uma porcentagem significativa da população.
Além disso, pesquisas publicadas capturam algumas das qualidades definidoras das tias PANK. Entre elas, destacam-se:
- Elas têm um estilo de vida atraente. A maioria delas trabalha em tempo integral e sua renda é investida na melhoria da qualidade de vida.
- Ajudam a economia de seus sobrinhos. De fato, na América, calculou-se que o movimento PANK gasta 9 bilhões de dólares em compras para seus sobrinhos.
- São um exemplo e uma fonte de conselhos para sobrinhos e pais.
- Estão felizes em seu papel de tias.
- Estão conectadas (e desconectadas). Em geral, elas costumam ter mais de 15 bons amigos. Além disso, interagem com pessoas de diferentes faixas etárias e origens sociais.
- Compartilham informações na internet.
- Influenciam as decisões dos outros. Nesse sentido, suas opiniões são levadas em consideração nos núcleos familiares.
- São informadas e buscam sempre o melhor.
- São uma influência.
- Combinam sua vida social com a vida em casa.
- Têm interesse em aprender a cuidar de seus sobrinhos.
- Estão por toda parte: nas cidades, nas vilas e nas aldeias.
- Pertencem à geração digital e estão na vanguarda da curva de consumo da Internet.
Em que ponto está a nova tendência das tias PANKs na Espanha?
Cati Hernández, pedagoga e educadora social também conhecida como Tita Pank, é a criadora da primeira e única comunidade de PANKs na Espanha. E, com o intuito de dar visibilidade a esse grupo, um trabalho recente realizado em 2020 pela Universidade de Girona se propôs a examinar, por meio de um questionário exploratório, a tendência desse movimento na Espanha.
E, em relação a Espanha, o setor do turismo está se adaptando progressivamente a esta mudança. Por isso, existem cada vez mais planos especializados nessa nova tendência. Desta forma, ao longo do tempo, espera-se que mais grupos surjam para viajar entre mulheres de diferentes gerações que compartilham o mesmo amor e preocupação com seus sobrinhos.
Agora que você já sabe o que são as tias PANK, também se sente identificada?
Agora que você conhece esse termo para definir mulheres que não querem ter filhos, pode se sentir identificada com seu estilo de vida. Você já deve ter percebido que reúne todas ou algumas das características de uma tia PANK. Se assim for, você deve se orgulhar disso.
Por outro lado, e os tios que adoram os sobrinhos, mas também não querem ser pais? Bem, eles também fazem parte de um importante setor da população e foram chamados de PUNK (Professional Uncle No Kids).
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Font Colom, C. (2016). El turismo femenino: estudio de la oferta en España. Universitat Politècnica de València. http://hdl.handle.net/10251/71295
- Melanie notkin. (2022). Melanie Notkin | The Leading Voice for Aunthood and Childless Women; Melanie Notkin. http://melanienotkin.com/
- Serrano Farrarons, J. (2020). Anàlisi sobre l’existència i caracterització del fenomen PANK a Espanya. Universidad de Girona. https://dugi-doc.udg.edu/handle/10256/19215?show=full
- Shandick, Weber. (2012). Digital women influencers study: The power of the PANK. https://www.webershandwick.com/news/weber-shandwick-launches-digital-women-influencers-study-the-power-of-the/