Como o esporte influencia o sono das crianças

A influência do esporte no ciclo de sono infantil é muito mais importante do que você pensa. Aqui vamos contar como melhorar o descanso dos seus filhos.
Como o esporte influencia o sono das crianças

Última atualização: 28 março, 2022

Determinar como o esporte influencia o sono das crianças é muito importante, especialmente com a quantidade de informações que podemos encontrar hoje. Lembre-se de que nem tudo o que você vê ou lê é verdade, então é necessário ter cuidado quando se trata do bem-estar de seus filhos.

Muitas das afirmações existentes sobre os esportes e o sono indicam que quanto maior a intensidade da atividade, melhor a qualidade do descanso, tanto em crianças quanto em adultos. Mas até que ponto isso é verdade? Você já verificou como essa relação funciona?

A afirmação anterior talvez seja uma das frases mais ouvidas e, se você analisar com atenção, tem uma certa lógica. No entanto, o esporte que é realizado em intensidades elevadas ou vigorosas não influencia apenas no cansaço do organismo.

Afinal, o esporte influencia mesmo o sono das crianças?

Menina pré-adolescente dormindo de manhã devido à sua má qualidade de sono.

Em termos gerais, a resposta a essa pergunta é um sonoro sim. Tanto a atividade física quanto o esporte influenciam muito o sono das crianças. Além disso, também se destaca como uma alternativa para que as crianças possam descansar com tranquilidade.

Diante do exposto, pode-se afirmar que o esporte influencia positivamente o sono das crianças. Apesar disso, a questão é um pouco mais complexa do que parece e é necessário abordar vários aspectos para melhor compreender essa relação.

Intensidade do esporte

A intensidade com que o esporte é realizado é um dos aspectos mais importantes para determinar a influência no sono das crianças.

Você deve ter em mente que não se trata apenas de realizar uma atividade física para ficar exausto. Isso porque os processos fisiológicos que são desencadeados durante o esporte estão intimamente associados ao descanso noturno.

De acordo com um estudo publicado em 2014, as crianças que são mais ativas durante o dia dormem menos horas e ficam mais tempo acordadas à noite do que as crianças menos ativas. Portanto, parece que os esportes de alta intensidade têm uma influência negativa no descanso noturno.

Em contraste com esse estudo, uma publicação no Journal of Sleep Research concluiu que exercícios noturnos vigorosos não alteram a qualidade do sono em adultos jovens saudáveis, mas aumentam a frequência cardíaca.

No entanto, deve-se notar que este último estudo não foi realizado em crianças especificamente, e sim em adultos jovens. Além disso, embora o estudo indique que o exercício vigoroso não altera a qualidade do sono, ele aumenta a frequência cardíaca. Por essa razão, presume-se que possa influenciar negativamente o período de descanso noturno.

Com base no exposto acima, você deve lembrar que os períodos de tempo no sono são importantes para uma boa recuperação em termos fisiológicos. Por essa razão, aconselhamos evitar intensidades elevadas nos esportes infantis.

Horário da prática

O horário em que a prática esportiva é realizada é um dos aspectos mais discutidos nos últimos anos. Muitas declarações foram feitas sobre o assunto e às vezes é impossível chegar a um acordo comum.

No entanto, de acordo com um estudo publicado pelo American Journal of Physiology, o exercício matinal melhora a atividade parassimpática do corpo. Além disso, estimula processos que facilitam o armazenamento de energia e, portanto, contribuem para um sono reparador em crianças.

Devido ao exposto acima, recomendamos que as práticas esportivas sejam realizadas no período da manhã. Especialmente aquelas que envolvem um esporte de alta intensidade.

O esporte influencia o sono do seu filho, então deixe-o escolher

Sem dúvida, o esporte influencia o sono das crianças, e essa associação é determinada pela intensidade e pelo tempo da prática.

Apesar disso, não se pode deixar de lado o aspecto mais importante de todos: o gosto. As crianças devem escolher o esporte de sua preferência para absorver todos os benefícios que ele oferece, incluindo um sono reparador.

Por último, mas não menos importante, aconselhamos você a consultar o pediatra para receber conselhos sobre questões desportivas relacionadas com o sono e o bem-estar do seu filho. Lembre-se de que o esporte tem contraindicações que não podem ser ignoradas.

Pode interessar a você...
O esporte intenso prejudica a fertilidade?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O esporte intenso prejudica a fertilidade?

O esporte intenso prejudica a fertilidade, por isso é necessário repensar como realizar essa prática para que seja possível conceber.