Semana Internacional de Educação Artística

Comemore a Semana Internacional de Educação Artística com os seus filhos! Visitar museus ou sair para tirar fotos são algumas das opções que vamos propor a seguir.
Semana Internacional de Educação Artística

Última atualização: 26 Maio, 2021

Você sabia que existe uma Semana Internacional de Educação Artística? É verdade, ela existe! Essa celebração acontece na quarta semana do mês de maio. Essa data comemorativa foi estipulada pela Conferência Geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2011, com o intuito de “sensibilizar a comunidade internacional para a importância da educação artística, e promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social”.

Mas o que é educação artística? Esse conceito se refere ao ensino e à aprendizagem de diferentes modalidades de arte, como as artes plásticas e visuais, a música, a linguagem corporal e as artes cênicas. Todas elas têm grande relevância para a cultura de uma sociedade.

“A arte é fundamental para formar gerações capazes de reinventar o mundo que herdaram. Reforça a vitalidade das identidades culturais e promove o relacionamento com outras comunidades”.

-UNESCO-

 

Pai e filha visitando um museu durante a Semana Internacional de Educação Artística.

Como celebrar a Semana Internacional de Educação Artística com a família?

A educação artística é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Infelizmente, às vezes fica é relegada a um segundo plano e não se dá a ela a importância que merece. Por esse motivo, sugerimos que você celebre com sua família a Semana Internacional da Educação Artística em grande estilo, realizando todos juntos algumas atividades artísticas.

Passeio no museu

Os museus são locais repletos de arte e cultura. Portanto, visitar um museu pode ser um passeio ideal para fazer durante a Semana Internacional de Educação Artística.

Sabemos que atualmente, devido à crise sanitária mundial, pode ser um pouco difícil realizar essa atividade. No entanto, hoje existem muitos museus ao redor do mundo que podemos visitar virtualmente. É sempre uma opção!

Coreografia em família

Essa atividade consiste em escolher uma música e inventar uma série de passos seguindo seu ritmo. Depois de ensaiar várias vezes, vocês podem gravar e ver como ficou a coreografia. Não precisa ser perfeito! O importante é passar bons momentos juntos e se divertir dançando.

A mesma ideia pode ser aplicada para interpretar uma peça de teatro em família, o que é muito benéfico para aprender a se expressar com o corpo.

Reproduzir uma pintura famosa, outra boa ideia para celebrar a Semana Internacional da Educação Artística

Vocês podem pesquisar na internet várias obras famosas desses pintores que os pequenos conheçam ou queiram conhecer. Assim, cada membro da família escolhe uma pintura e tenta reproduzi-la.

Deve-se levar em consideração que serão versões próprias da obra original. Portanto, não é necessário ter grande habilidade para a pintura. Basta ter vontade e se deixar levar pela criatividade. Depois, essas criações podem ser penduradas por toda a casa, como se fosse um museu.

Tirar fotos artísticas

Vivemos cercados de aparelhos eletrônicos, a maioria deles com câmeras embutidas. Então que tal aproveitar essas câmeras para um passeio com fotos artísticas? É um projeto que as crianças com certeza vão adorar.

Mãe fazendo fotos artísticas com o filho.

Vocês podem fotografar a si mesmos, os objetos que em casa, as ruas de sua cidade, a natureza, etc. Assim, poderão ter um belo acervo de fotografias que no futuro pode vir a compor um álbum ou uma revista.

A importância da Semana Internacional da Educação Artística

É importante que as crianças saibam que a quarta semana de maio é a Semana Internacional da Educação Artística e que devem aproveitá-la. Como a cultura é um dos bens mais preciosos que possuímos como sociedade, os pequenos devem estar cientes do papel fundamental que a música, a dança, a pintura e outras artes têm em nossas vidas.

Promova a criatividade em seus filhos para que eles cresçam mentalmente saudáveis e felizes, e os ensine a valorizar a cultura que existe no mundo todo.

Pode interessar a você...
As vantagens da impressão 3D na educação
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
As vantagens da impressão 3D na educação

Um dos recursos mais usados em sala de aula são as impressoras 3D. As vantagens da impressão 3D são cada vez mais valorizadas de forma mais positiva.