Como fazer um teatro de sombras em casa

23 Setembro, 2020
Fazer um teatro de sombras em casa é mais fácil do que parece. Você quer aprender como fazer? Preste atenção neste artigo.

Você quer se divertir com a sua família fazendo algo diferente e especial? Que tal fazer um teatro de sombras em casa? Os pequenos certamente vão adorar a ideia! Neste artigo, vamos explicar os passos que você deve seguir e os materiais necessários para realizar essa maravilhosa atividade.

Elaborar e utilizar um teatro de sombras serve não apenas para nos divertirmos e entretermos durante várias horas, como também é um recurso didático ideal para o desenvolvimento integral das crianças.

Isso ocorre porque, através da realização dessa atividade, é possível trabalhar a expressão corporal, a expressão verbal, a motricidade fina e grossa, a observação, a capacidade visuoespacial, a criatividade, a imaginação, as habilidades sociais, a capacidade de cooperação, etc.

Além disso, é possível dizer que essa é uma forma perfeita de introduzir as crianças ao mundo do teatro e da dramatização, que se caracteriza pela ilusão, pela magia e pelos ensinamentos enriquecedores transmitidos por meio de suas histórias.

“É uma fusão: o Teatro é o corpo, o Narrador é a voz e a história ilustrada no Papel é o coração”.

-Mukashi, Mukashi-

fazer um teatro de sombras em casa

Como fazer um teatro de sombras em casa

O teatro de sombras é um espetáculo que consiste na criação de efeitos óticos a partir de uma fonte de luz e uma superfície clara, como, por exemplo, uma tela, uma parede, um pano branco, etc. Dessa forma, são projetadas as sombras de vários personagens e objetos, feitos com as mãos, figuras planas ou fantoches, bem como seus respectivos movimentos, a fim de interpretar e representar uma história.

É considerada uma das mais antigas formas de teatro de fantoches, mas, apesar de já terem se passado muitos anos desde sua origem, esse tipo de arte ainda é algo muito divertido para adultos e crianças.

Materiais necessários

É possível construir um teatro de sombras em casa usando materiais muito básicos. Quais? Preste atenção à lista a seguir, na qual especificamos tudo o que você precisa:

  • Vários palitos de madeira.
  • Uma caixa de papelão, de preferência de sapatos.
  • Um abajur.
  • Fita adesiva.
  • Cola em bastão.
  • Um pano branco.
  • Tesoura ou cortador.
  • Várias cartolinas, de preferência pretas.
  • Fitas, folhas, algodão ou outros materiais para a decoração.

Passos a seguir para fazer um teatro de sombras em casa

Uma vez que todos os materiais necessários forem obtidos, é hora de colocar mãos à obra e começar a fazer um teatro de sombras em casa. Para isso, é necessário seguir estes passos:

fazer um teatro de sombras em casa

  1. Nas cartolinas, desenhe silhuetas de animais, pessoas, objetos, etc.
  2. Recorte as silhuetas de cartolina e cole cada uma delas em um palito de madeira, usando fita adesiva. Para que fiquem mais bonitas e atraentes, podemos adicionar fitas coloridas, folhas, algodão, pedaços de cartolina ou outros materiais que sirvam para decorar as silhuetas.
  3. Abra a caixa de papelão e corte um retângulo no fundo dela, fazendo uma janela. Essa caixa pode ser colorida e decorada para que o resultado final seja mais atraente e original.
  4. Cubra a janela que foi feita com um pano branco e prenda com a fita adesiva, para que fique bem preso.
  5. Coloque um abajur na frente da caixa e acenda-o, de forma que a luz seja direcionada para o interior do teatro.
  6. Apague as outras luzes, pegue os personagens criados anteriormente e use-os para começar a apresentação do teatro de sombras. E… divirta-se!

Sobre o teatro de sombras

O que você está esperando para fazer esse artesanato juntamente com os seus filhos em casa? Eles certamente vão ficar muito entusiasmados para inventar ou encenar histórias usando um teatro de sombras feito por eles mesmos e, acima de tudo, para passar esse tempo com a família.

  • Curti, A. (2000). Juguemos con la ciencia. Barcelona: Círculo de Lectores, S.A.