Seu bebê precisa te sentir por perto

· 1 de dezembro de 2018
Muitos pais quando observam seus filhos chorando, sobretudo quando são bebês, se sentem desorientados, porque não sabem exatamente o que acontece com seu bebê. E o pior, não sabem o que fazer para acalmar seu choro.

Neste artigo, vamos analisar os motivos que fazem uma criança chorar e porque seu bebê sempre precisa sentir que está perto de você.

Para poder acalmar um bebê ou uma criança que chora, primeiro se deve fazer um esforço para entender o que acontece com eles para, depois, procurar as melhores soluções.

A empatia como base para entender o choro

Os pais necessitam ser pessoas empáticas para poder entender o choro de seus filhos, sem importar a idade que tenham.

A empatia sempre deve ser utilizada na infância dos filhos. E mais, deve ser uma forma de comunicação habitual para que as crianças se sintam apoiadas e compreendidas a todo momento.

Elas precisam saber que suas emoções são importantes, sejam quais forem.

Quando nos referimos aos bebês, os pais pensam que a empatia não é necessária, contudo ela é extremamente importante.

Existem pais que não entendem como um bebê pode começar a chorar quando o deixamos sozinhos no berço, quando parecia que estava tudo tranquilo no nosso colo.

Claro, no seu colo ele se sentia protegido e seguro emocionalmente. Quando o colocamos no berço, se sente abandonado porque não sabe onde você está. E se você foi embora para sempre?

Seu bebê, melhor perto de você

Para seu bebê, quando você não está perto, ele não sabe se você voltará ou não. Ele pensa que está sozinho no mundo. Além disso, pensa: “quem atenderá minhas necessidades se você não está por perto?”

Se você desaparece de vista ou se ele não sente você por perto, é como você tivesse mudado de planeta.

Imagine a sensação de que uma pessoa muito importante para você deixasse de existir? É isso que seu bebê sente quando você desaparece do seu lado (ainda que você esteja no quarto ao lado).

perto de você

Se o seu bebê está entretido com algum brinquedo ou outra coisa, é possível que se esqueça momentaneamente de que você desaparece. Contudo, quando ele se dá conta de seu sentimento de solidão e da angústia que isso provoca, começa a chorar.

Este é o principal motivo pelo qual todos os bebês choram quando suas mães ou cuidadoras não estão por perto. 

Ser mamãe não se mede pelo que você deixa para trás ao ter um bebê, mas sim pelo que ganha ao fazê-lo.

-Anônimo-

Os bebês precisam de você por perto para descansar. Se você quer dormir tranquila, é melhor tê-lo por perto, ao lado de sua cama ou com um moisés junto a sua cama.

Porque se você o deixar longe, seu bebê dormirá muito mal e você dormirá ainda pior. Seu bebê precisa de seu cheiro, sentir você por perto, te ver, saber que está aí!

Ele precisa de você para acalmar essa angústia decorrente da solidão que o atormenta quando você não está por perto.

Se conseguir ver você, se sentirá melhor

Se você tiver uma luz noturna para que seu bebê, ao abrir os olhos, possa ver você ao lado, ele ficará muito mais relaxado e poderá conciliar o sono melhor.

Inclusive, será capaz de voltar a dormir sozinho sem a necessidade de que você o acalme fisicamente. Isso porque o fato de ver você e saber que está ao lado é mais que suficiente para se sentir seguro e com um bom conforto emocional.

Ele precisa sentir sua respiração e o cheiro de seu corpo. Ou seja, necessita se sentir próximo e, se for pele com pele, muito melhor.

Se você o colocar em um berço muito longe de sua cama, será um problema para ele porque não vai sentir você. Ou seja, certamente vai se sentir inseguro e começar a chorar.

Ainda que você esteja a poucos centímetros, para o seu bebê, é como se estivesse em outro país. Ele precisa sentir você para se acalmar.

perto de você

Evitando a dor emocional

Você perceberá como se acalma rápido se o colocar na cama junto ou se o colocar em cima de você. Certamente, ele vai se acalmar quase instantaneamente porque irá sentir seu cheiro sem problemas, escutará os batimentos de seu coração e sua presença.

Isso o ajudará a ter um bem-estar emocional. Se você não o colocar junto na cama, mas no berço ao seu lado e ficar tocando suas mãozinhas, será o suficiente para que ele se sinta bem e saiba que você está ao seu lado o tempo todo.

Você sabe que, se sair do quarto, ao ouvir algo, não deixará de atender seu bebê por nada deste mundo. Entretanto, seu bebê não sabe disso.

Se você sai e desaparece, se ele não sente seu cheiro ou não sente alguém por perto, seu bebê acredita que você não existe mais.

É fácil evitar toda essa dor emocional estando ao lado do seu bebê todo o tempo que for preciso. É um tempo que passa rápido e que vale a pena!