10 exercícios de estimulação precoce para seu bebê

· 3 de setembro de 2017

Os exercícios de estimulação precoce do bebê são importantes para melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos. É essencial separar alguns minutos por dia para estabelecer um contato físico com seu bebê e encorajá-lo nesse processo.

Esses exercícios de estimulação precoce do bebê são realizados de acordo com a idade do seu pequeno. Você pode separar uma hora por dia, sempre respeitando os horários de alimentação e de sono. Comece com sessões de cinco minutos e vá aumentando o tempo aos poucos. Mas você não deve passar de dez minutos.

Aqui daremos alguns conselhos para realizar esses exercícios.

Exercícios de estimulação precoce do bebê que tem de 0 a 3 meses

Esses exercícios devem ser um pouco mais leves, já que o bebê está apenas começando. São exercícios que vão ajudar a ganhar mobilidade, proporcionar novas sensações e despertar os primeiros estímulos.

como fazer estimulação precoce do bebê

  1. Brincar com cada um dos dedos, um por um. Você deve movimentar os dedinhos do bebê com muita delicadeza.
  2. Massagear as mãos e os pés. Após os dedos, você pode passar para as mãos e os pés, massageando cuidadosamente.
  3. Deitar o pequeno de barriga para cima, segurar nas plantas dos seus pés e empurrar suavemente os joelhos na direção do peito. Repita 5 vezes esse exercício com cada perna e vá aumentando a frequência.
  4. Coloque-o novamente de barriga para cima, coloque um brinquedo colorido à uma distância de 30 cm dos olhos do bebê e movimente o brinquedo de um lado para o outro, para que ele realize movimentos com a cabeça.
  5. Novamente de barriga para cima, coloque a mão direita do bebê no ombro do lado oposto, muito delicadamente. Repita o exercício com a outra mão. Em seguida, cruze os bracinhos sobre o peito.

Exercícios de estimulação precoce do bebê que tem de 3 a 6 meses

À medida que seu bebê vai crescendo os exercícios devem se tornar um pouco mais complexos. Você pode começar a realizar exercícios com o bebê deitado de barriga para baixo para que ele ganhe força no pescoço.

  1. Coloque-o de barriga para cima e faça um leve movimento com as pernas, como se ele estivesse andando de bicicleta.
  2. Comece a bater palminhas com as mãos do bebê.
  3. Deitado de barriga para cima, dobre uma perna enquanto estica a outra e ajude o pequeno a torcer o corpo na direção da perna esticada. Repita esse exercício com a outra perna.
  4. Enquanto ainda estiver deitado de barriga para cima, segure os braços e levante-os lentamente até o bebê ficar sentado.
  5. Agora de barriga para baixo, coloque alguns brinquedo na frente do bebê para que ele tente alcançá-los.

Um bebê é algo que você carrega dentro de si por nove meses, no colo por três anos e no coração para a vida toda.

-Mary Mason-

estimulação precoce do bebê

Exercícios de estimulação para o bebê contato físico e relaxamento 

O contato físico e os exercícios de relaxamento também são importantes para nossos pequenos. É fundamental praticá-los na medida certa, para que assim possam provocar emoções nos pequenos.

O contato físico gera bem-estar emocional e quando nos aproximamos corporalmente dos nossos filhos, estamos gerando uma conexão emocional bastante importante.

  1. Abrace seu filho. Isso gera uma sensação de proteção, carinho e segurança. Também fortalece a autoestima, reduz a ansiedade, produz bom humor e motivação.
  2. Respirar profundamente. Incentive seu filho a fazer exercícios de respiração para relaxar. Você pode fazer isso através de uma brincadeira e pode fazer com que se torne um hábito.

Podemos levantar os braços na altura da cabeça enquanto inspiramos ao máximo para, então, começar a abaixar os braços, e lentamente expulsar todo o ar.

Você também pode colocar um brinquedo em cima do estômago da criança para que ela tente fazer o brinquedo subir e descer através da respiração.

  1. As massagens são importantes tanto para os bebês quanto para as crianças. É sempre importante fazer massagem, uma ideia é fazer enquanto você ensaboa o bebê no banho.
  2. As crianças também podem fazer yoga. Elas podem começar com movimentos mais básicos e simples. Isso as ajudará a alcançar um estado de bem-estar e relaxamento.
  3. A música é essencial para as crianças. Pois ativa o corpo e a mente. Só é preciso descobrir qual é o tipo de música que mais agrada seus filhos.

É muito simples fazer nossos filhos se sentirem bem. Você pode ver aqui como o contato físico é importante, e quantas coisas você pode fazer para estimular as emoções, como simplesmente um abraço. Coloque em prática esses conselhos e você vai ver como seus filhos vão se sentir muito melhor.