Sinais de que o seu relacionamento não está funcionando

14 Setembro, 2020
Pensar que o seu relacionamento não está funcionando pode causar muita preocupação. No entanto, é melhor que você se encha de coragem e descubra o que o seu parceiro está sentindo.

Os relacionamentos amorosos geralmente são um dos laços sociais mais complexos. Parte-se da ideia de que, para que um relacionamento amoroso surja e se consolide, deve haver uma conjunção de comportamentos por parte dos dois envolvidos. Se certos “requisitos” não forem atendidos, podem aparecer sinais de que o seu relacionamento não está funcionando.

Um bom relacionamento exige que ambos os membros do casal tenham uma boa comunicação, confiança, empatia e compatibilidade sexual, entre muitos outros aspectos. Por outro lado, se você sente constantemente que algo está errado no seu casamento ou namoro, é bom verificar esses sinais que indicam que o seu relacionamento não está funcionando.

Desde a adolescência, graças à literatura e ao cinema, é instilada tanto em homens quanto em mulheres a ideia romântica de que o amor deve suportar tudo. Sempre foi transmitido que, diante da adversidade ou até mesmo depois de uma infidelidade, é preciso perdoar e manter o vínculo a todo custo.

No entanto, para salvar qualquer tipo de relacionamento, a comunicação assertiva e até mesmo uma boa terapia podem ajudar a reconduzir o vínculo afetivo por um bom caminho.

Sinais de que o seu relacionamento não está funcionando

A questão dos relacionamentos amorosos tem sido extensivamente analisada pelos psicanalistas. Tendo em mente as considerações mais importantes, vamos apresentar uma lista com os sinais mais indiscutíveis ​​de que o seu relacionamento não está no caminho certo.

1. O seu parceiro mantém distância física

Um dos sinais mais inequívocos para determinar se o seu parceiro está distante ou não te ama mais é observar a linguagem corporal. As posturas que tomamos e a proximidade ou não que temos em relação a outra pessoa revelam o que está na nossa mente e no nosso coração.

Portanto, você deve observar o que acontece quando vocês estão juntos: se a pessoa não segura a sua mão, cruza os braços o tempo todo quando vocês estão sentados um ao lado do outro ou, enquanto dormem juntos, vira as costas para você ou vira a cabeça na direção oposta, é possível que ela não se sinta mais confortável ou atraída por você.

Sinais que indicam que o seu relacionamento não está funcionando

2. Os conflitos entre os dois surgem por qualquer motivo

Quando há uma dinâmica negativa constante entre o casal, com desentendimentos, reclamações, desconfortos, acusações de culpa, diferenças ou se uma das partes tenta provar o seu valor o tempo todo, algo definitivamente não está bem. Isso leva a um ambiente de desconforto e surgem reclamações e ressentimentos que vão prejudicando o relacionamento.

3. Não te inclui nos planos, mais um dos sinais de que o seu relacionamento não está funcionando

Um sinal muito importante que fala sobre o afastamento do casal é quando um não inclui mais o outro nos planos futuros ou quando não há mais tentativas de desenvolver novos projetos juntosSe o seu parceiro sempre é evasivo quando você tenta conversar sobre sair de férias no próximo ano ou comprar uma casa nova, é provável que ele não queira mais continuar o relacionamento por muito mais tempo.

“Para salvar qualquer tipo de relacionamento, a comunicação assertiva e até mesmo uma boa terapia podem ajudar a reconduzir o vínculo afetivo por um bom caminho”.

4. Você tem medo de falar e expressar o que sente

Se você sente insatisfação com o tratamento oferecido pelo seu parceiro, acha que ele está distante ou deseja receber mais carinho dele, mas tem medo de conversar sobre isso porque acha que ele vai dizer que não te ama ou que a conversa vai levar a uma separaçãopodemos dizer honestamente que o seu relacionamento está praticamente perdido.

É importante que a necessidade de afeto não interfira na intuição. Se você tem medo de exigir o que te corresponde como parceiro, certamente você já sabe internamente que o relacionamento pode estar com sérios problemas.

De qualquer forma, um princípio fundamental na vida é não presumir ou antecipar uma situação. Então, tenha coragem e inicie a conversa que você tanto deseja com o seu parceiro. Se a conclusão final for a separação, pelo menos você poderá continuar o seu caminho sem permanecer presa a um relacionamento tóxico.

Sinais que indicam que o seu relacionamento não está funcionando

5. Não há mais desejo sexual

Por fim, devemos falar sobre uma questão fundamental nos relacionamentos: o desejo sexual. Em primeiro lugar, você deve saber que o desejo sexual tem seus altos e baixos em um relacionamento e que isso é absolutamente normal.

No entanto, se vocês não se tocam durante longos períodos de tempo ou se fazem sexo, mas este não é satisfatório, isso pode ser um fator que vai desencadear o rompimento do relacionamento.

Como reflexão final, considere que a presença de um ou vários dos sinais acima dentro de um relacionamento não é uma indicação direta de que o casamento ou o namoro vai terminar irremediavelmente. Eles indicam claramente que vocês estão passando por várias dificuldades, mas, com paciência, vontade e até mesmo ajuda profissional, qualquer relacionamento pode seguir em frente.