Sobrinhos, os segundos filhos que a vida nos dá

25 Julho, 2018
Ser tia é uma experiência tão única como especial. Muitas mulheres conhecem o instinto materno quando os seus irmãos têm filhos. Talvez você se identifique com essa situação.

Os sobrinhos são os segundos filhos que a vida nos dá e vêm ao mundo para ocupar um espaço valioso nos corações de suas tias. Afirmar que os sobrinhos são os segundos filhos que a vida nos dá é mais do que uma simples força de expressão.

Amar e viver a alegria de ter um sobrinho se trata de ser uma segunda mãe, de ser amiga e confidente, e muitas vezes também ser algo muito parecido com uma irmã. Você apoia os sobrinhos, ama como se fosse um filho e lhes dá bronca se aprontam alguma coisa.

Uma tia não é uma mãe, não legalmente. Mas certamente é uma pessoa que vai proteger esse pequeno presente, tanto quanto uma mãe.

A importância de ser tia e cuidar dos sobrinhos

segundos filhos

Pode ser que se tornar tia tenha acontecido antes de ser mãe, ou não. Não importa a ordem que as coisas aconteceram, ser tia automaticamente se torna uma bênção.

Se seus sobrinhos chegaram antes dos seus filhos, uma espécie amor imediato se desperta. A maternidade aflora os sentimentos mais puros, nasce um amor incondicional que você pensava ser impossível de experimentar.

Se receber um “Oi, tia!” vier depois de você ter tido seus filhos, é possível redescobrir a magia de ser mãe novamente e o instinto protetor vem à tona.

A importância de ser tia é mais relevante do que se acredita. Uma tia é uma criadora de laços afetivos. Uma pessoa capaz de intervir de forma eficaz quando a rebeldia dos sobrinhos acaba causando problemas no relacionamento entre pais e filhos.

Cuidar de um sobrinho é uma responsabilidade imensa. Mas também é uma oportunidade fantástica para oferecer o apoio que os seus irmãos e cunhados apreciarão e agradecerão, embora às vezes não seja uma premissa que se cumpra. O carinho e respeito de um sobrinho gera uma satisfação que só pode ser equiparada com a de ser mãe.

Ser tia também implica um compromisso de amor e fraternidade e permite reforçar esse vínculo entre irmãos. A chegada de um sobrinho em uma família se transforma nessa poderosa energia capaz de nos lembrar que, apesar de tudo, permanecer unidos no final é o mais importante.

segundos filhos

Aspectos importantes na vida de toda tia

Já destacamos como é maravilhoso ter esses segundos filhos que a vida nos dá. Em seguida, listamos alguns aspectos de por que ter sobrinhos é uma experiência enriquecedora para a alma e para o coração:

  • Ser tia te prepara para ser mãe. Se você já é, poderá provar novamente esse sentimento. Se os seus filhos já estão grandes, você se sentirá jovem novamente. Estar cercada por crianças com carisma e inocência nos torna pessoas melhores.
  • Quando você se torna tia também se torna cúmplice. Você vai se transformar em um ser absolutamente privilegiado quando o seu sobrinho confiar em você para contar suas preocupações, seus problemas ou seus sonhos. A confiança é a base de qualquer relação familiar. É por isso que ser seu confidente é de valor inestimável, não tem preço.
  • Uma tia é um suporte no desenvolvimento e no crescimento emocional do sobrinho. A sua presença ajuda a criança a crescer cercada de amor, saudável e aceitando a si mesma. Envolva-se com ela e faça parte da sua vida, ajude-a e proporcione ferramentas para a resolução dos seus problemas.
  • As tias são feitas para distribuir abraços e beijos sem parar. Não importa quantos anos os seus sobrinhos tenham, eles serão sempre dignos de seus mimos e apertões.
  • Viva e desfrute cada momento com seus sobrinhos, afinal o tempo passa e as crianças crescem rápido. Divirta-se o máximo que puder. Seja contagiada com alegria, risos, piadas e guarde-as para sempre em sua memória.
  • Embora o trabalho de tia não seja impor regras, a tarefa de educar também é sua responsabilidade. Entretanto, com a leveza e a tranquilidade de uma amiga, longe de bronca e discussões.

Em suma, ser tia lhe permite compreender que o trabalho realizado por seus irmãos é admirável. Você aprende a vê-los a partir do mais profundo respeito, além da gratidão de permitir que você faça um exercício diário de amor e apoio com os seus sobrinhos. Afinal, uma tia não está só nas festas de aniversário ou nas datas especiais. Ela está presente em todos os momentos.

  • Sabater, V. (2017, 18 diciembre). Los tíos: nuestros inolvidables segundos padres. Recuperado de https://lamenteesmaravillosa.com/los-tios-nuestros-inolvidables-segundos-padres/
  • Aldana, R. (2020, 21 febrero). Los hermanos siempre estarán unidos por el corazón. Recuperado de https://mejorconsalud.com/los-hermanos-siempre-estaran-unidos-corazon/