O que é a sociologia da educação?
Em resumo, a sociologia da educação constitui uma perspectiva que tem como objetivo estudar e compreender a educação em sua dimensão social. Utilizando conceitos e metodologias próprios da disciplina sociológica, a sociologia da educação contribui para o campo educacional e também se alimenta dele, assim como acontece com outras disciplinas, tais como a pedagogia, a psicologia e a filosofia, aplicadas ao âmbito educacional.
Objeto de estudo e definição da sociologia da educação
O principal desenvolvimento da sociologia da educação ocorreu nos países ocidentais nas décadas de 1960 e 1970 do século XX. Autores como Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx são considerados os autores mais representativos da teoria clássica da sociologia da educação. Durkheim foi justamente o primeiro sociólogo a considerar a educação como um objeto de estudo.
Assim, a pedagogia passa a ser influenciada pela sociologia e, conforme exposto por Alexis Rojas León, em seu artigo “Aportes de la sociología al estudio de la educación” (“Contribuições da sociologia para o estudo da educação”, em tradução livre):
“A sociologia pode lidar tanto com fatores sociais que podem ter uma consequência ou relação com a educação e vice-versa, quanto com as instituições educacionais (em geral e não apenas as escolas) como uma instituição social e um ambiente social onde ocorre a interação social de numerosos indivíduos (professores, alunos, mães, pais, etc.)”.
Assim, dito de uma forma mais simples, a sociologia da educação é um ramo da sociologia que trata do estudo da relação entre educação e sociedade. Ou seja, estuda a função social da educação e a influência do ambiente e do contexto social nos sistemas educacionais. Para isso, usa teorias e métodos próprios da disciplina sociológica.
Principais características e objetivos da perspectiva sociológica da educação
- Compreender os processos de socialização e a relação entre sociedade e educação e estudar a função social da educação, bem como analisar o sistema educacional e os subsistemas e elementos que o compõem.
- Evidenciar as determinações existentes entre as diferentes forças sociais (econômicas, políticas e culturais) e os agentes educacionais, educadores, alunos, pais…
- Estudar instituições e processos formais e informais de educação e diversos níveis educacionais (infantil, primário, secundário, universidades).
- Desenvolver estudos descritivos e explicativos, ao contrário de outras disciplinas, como a psicologia da educação ou as didáticas específicas, que tem como objetivo principal intervir no processo educacional.
- Foco na análise de problemas relacionados com socialização e educação; vínculo da educação e do poder social; igualdade e equidade social; mobilidade e estrutura social, e estrutura da escola; a sala de aula como um grupo…
- Proporcionar aos agentes educacionais, professores e alunos conhecimentos sobre o método ou a metodologia própria da pesquisa sociológica, como uma forma de compreender em profundidade os fatos sociais no âmbito educacional.
A sociologia da educação na atualidade
Atualmente, as diversas correntes, autores e pesquisas da sociologia da educação estão voltados para o conhecimento profundo dos processos sociais desenvolvidos em sala de aula, para analisar questões atuais relacionadas à função social da escola e ao trabalho docente, tais como:
- Bem-estar social.
- Participação social e política.
- Aquisição de competências ocupacionais (competências sociais e tecnológicas).
- Transmissão de valores dominantes.
- Construção de identidades sociais (de gênero, por exemplo).
- Controle social.
- Formação de uma atitude crítica diante da relação e da influência recíproca entre sociedade e educação.
- Desenvolvimento e mudança social.
- Igualdade de oportunidades.
- Fracasso escolar.
- Justiça social.
Por fim, é conveniente destacar a importância de uma interdisciplinaridade que reúna as teorias e metodologias no estudo da educação. O nosso sistema educacional atual, assim como a nossa sociedade, apresenta uma grande complexidade em seu tecido social.
Assim, a sociologia da educação requer a contribuição de outras disciplinas e perspectivas que ajudem a alcançar uma compreensão profunda da relação íntima e recíproca entre instituição educacional e instituição social, escola e comunidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aguirre, A. M., Caro Samada, M. D. C., Fernández, S., & Silvero, M. (2016). Familia, escuela y sociedad: Manual para maestros. Universidad Internacional de La Rioja. https://www.unir.net/wp-content/uploads/2016/03/Manual-familia-escuela-sociedad.pdf
- Brigido, A. M. (2016). Sociología de la educación: temas y perspectivas fundamentales. Editorial Brujas. Recuperado de https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=hOC3ac69ZacC&oi=fnd&pg=PA81&dq=sociolog%C3%ADa+de+la+educaci%C3%B3n+disciplina&ots=JCPYFAR3KU&sig=5YUC0DLd1OCGjcJLkk4vGceqyPs#v=onepage&q=sociolog%C3%ADa%20de%20la%20educaci%C3%B3n%20disciplina&f=false
- Guerrero, A. (2015). Manual de sociología de la educación. Recuperado de http://euaem1.uaem.mx/bitstream/handle/123456789/622/manual.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Rojas-León, A. (2014). Aportes de la sociología al estudio de la educación (Autores clásicos). Revista Educación, 38(1), pp. 33-58. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/440/44030587002.pdf