Teste para avaliar a inteligência das crianças
O QI é uma unidade de medida das habilidades cognitivas gerais das pessoas em relação à sua faixa etária. Assim, para avaliar a inteligência das crianças, é necessário usar algum tipo de teste psicométrico. Mas isso não é o suficiente. Também é necessário realizar uma observação exaustiva e uma entrevista personalizada com a criança em questão.
“Inteligência é a capacidade de tomar e manter uma certa direção, adaptar-se a novas situações e ter a habilidade de criticar as próprias ações.”
– Alfred Binet –
Teste para avaliar a inteligência das crianças
TONI-2: teste de inteligência não verbal
Esse é um teste que serve para medir a capacidade cognitiva com base na capacidade para resolver problemas com figuras abstratas. O seu tempo de aplicação é de aproximadamente 20 minutos e pode ser usado com pessoas entre 5 e 85 anos de idade.
Ele é ideal para avaliar crianças pequenas, porque a linguagem não é necessária e também não é preciso ter grandes habilidades motoras.
Além disso, existem duas maneiras equivalentes de realizar o teste, cada uma composta por 55 elementos ordenados por dificuldade crescente, o que é conveniente para realizar avaliações periódicas e contrastar os resultados de forma objetiva.
Nesse teste, a pessoa avaliada deve identificar, em cada matriz figurativa apresentada, a relação entre as figuras abstratas e encontrar a solução entre as alternativas propostas, indicando a resposta escolhida.
Assim, o examinador deve dar instruções por meio de gestos ou com breves indicações verbais, tais como: “Qual desses desenhos deve ir aqui?“. E a pessoa avaliada deve indicar o espaço vazio correspondente.
K-BIT: teste de inteligência de Kaufman
Esse é um teste de rápida aplicação e fácil correção. Na verdade, são necessários apenas 15 ou 30 minutos para realizá-lo. Esse teste pode fornecer suporte e orientação para medir a capacidade intelectual.
O K-BIT tem como objetivo avaliar a inteligência verbal e não verbal em pessoas que tenham entre 4 e 90 anos. Assim, ele mede, por um lado, as habilidades verbais relacionadas à aprendizagem escolar, contando com o conhecimento das palavras e a formação de conceitos verbais.
Por outro lado, também avalia as habilidades não verbais e a capacidade de resolver novos problemas com base na capacidade do sujeito de perceber relações e completar analogias. Portanto, consiste em dois subtestes diferentes:
- De vocabulário. Com 45 itens de vocabulários expressivos e 37 itens sobre definições.
- De matrizes. Com 48 elementos não verbais com estímulos visuais tanto figurativos (pessoas ou objetos) quanto abstratos (formas geométricas ou símbolos).
Esse teste psicométrico fornece três tipos de QI:
- Verbal.
- Não verbal.
- Composto: desempenho total no teste.
WISC-V: escala de Inteligência Wechsler para crianças
O WISC-V é usado para medir as habilidades gerais de pensamento e raciocínio de crianças e jovens entre 6 e 16 anos de idade. Esse teste é baseado em uma abordagem de inteligência global composta por 10 testes principais e 5 complementares, para a avaliação de diferentes capacidades e habilidades que contribuem para a obtenção de um QI total.
Portanto, há seis pontuações principais:
- Compreensão verbal. É medida com atividades que exigem ouvir perguntas e fornecer respostas verbais (prova de semelhanças e vocabulário).
- Viso-espacial. É obtida por meio de atividades que requerem atenção aos detalhes e integração visomotora (cubos e quebra-cabeças visuais).
- Raciocínio fluido. É avaliado com testes que exigem o uso de operações mentais para enfrentar novas tarefas que não podem ser executadas automaticamente (matrizes e escalas).
- Memória de trabalho. É avaliada com atividades que exigem aprendizado e retenção de informações na memória enquanto são utilizadas as informações aprendidas para concluir uma atividade (dígitos e relação de desenhos).
- Velocidade de processamento. Concentra-se nas tarefas que exigem o exame rápido de símbolos e a tomada de decisões sobre eles (chaves e busca de símbolos).
- Escala total. Soma das pontuações nos 10 testes principais. Define a capacidade intelectual da criança ou do adolescente em comparação com a sua faixa etária e de acordo com as suas habilidades gerais de raciocínio e pensamento.
Qual é o melhor teste para avaliar a inteligência das crianças?
Para a avaliação da inteligência das crianças, o teste mais adequado é o WISC-V, principalmente porque ele fornece informações mais completas e específicas sobre as habilidades intelectuais.
Esses testes oferecem um QI total que pode ser classificado, de acordo com a curva normal de distribuição da população, como:
- Muito superior: 130 ou mais.
- Superior: 120-129.
- Normal-alto: 110-119.
- Médio: 90-109.
- Normal-baixo: 80-89.
- Inferior: 70-79.
- Muito baixo: 69 ou menos.
Além disso, com base nessa pontuação, podem ser detectadas deficiências intelectuais de diversos níveis:
- Capacidade Intelectual Limítrofe: entre 70 e 85.
- Leve: entre 50 e 69.
- Moderada: entre 35 e 49.
- Grave: entre 20 e 34.
- Profunda: inferior a 20.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Brown, L., Sherbenou, R. J. y Johnsen, S. K. (2009). Toni 2: test de inteligencia no verbal: apreciación de la habilidad cognitiva sin influencia del lenguaje: manual. TEA Ediciones. https://books.google.com.ec/books/about/TONI_2.html?id=NhGTPwAACAAJ&redir_esc=y
- Kaufman, A. S. y Kaufman, N. L. (2004). K-BIT: Test Breve de Inteligencia de Kaufman: Manual. Madrid: Pearson. https://www.pearsonclinical.es/k-bit-test-breve-de-inteligencia-de-kaufman
- Nader, M., & Benaím, D. (2004). La inteligencia de los niños. https://www.researchgate.net/publication/228939215_La_inteligencia_de_los_ninos
- Sipos, E. B. (2013). BAS-II: un nuevo instrumento para la evaluación de las aptitudes intelectuales en niños y adolescentes. Investigación e Innovación Educativa al Servicio de Instituciones y Comunidades Globales, Plurales y Diversas, 327–335. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4377406
- StanfordBinetTest.com. (s.f.). Web sobre el test de Stanford-Binet. Consultado el 18 de junio de 2023. https://stanfordbinettest.com/
- Wechsler, D. (2015). WISC-V, Escala de Inteligencia de Wechsler para niños-V: Manual. Pearson. https://www.pearsonclinical.es/wisc-v-escala-de-inteligencia-de-wechsler-para-ninos-v
- Sanz López, Yolanda, Guijarro Granados, Teresa, & Sánchez Vázquez, Vicente. (2007). Inventario de Desarrollo Battelle como instrumento de ayuda diagnóstica en el autismo. Revista de la Asociación Española de Neuropsiquiatría, 27(2), 31-45. Recuperado en 26 de junio de 2023. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0211-57352007000200004&lng=es&tlng=es.