Tipos de troninho para bebês

02 Julho, 2020
Os diferentes tipos de troninho para bebês vão evitar que esse importante passo de suas vidas seja traumático. Existem opções para todos os gostos, com cores, acessórios e até mesmo música!

Uma das fases mais esperadas e ao mesmo tempo mais complicadas para as crianças é a de sair das fraldas, ou pelo menos tentar fazer isso. Conseguir que o pequeno aprenda a fazer as necessidades no banheiro é um grande desafio, mas a boa notícia é que existem diferentes tipos de troninho para bebês que podem nos ajudar.

Quando usar o troninho?

Entre os dois e os três anos de idade, as crianças já são física e evolutivamente capazes de abandonar as fraldas. Essa fase geralmente é bastante conflituosa e importante porque, resumidamente, representa um sinal claro do desenvolvimento da criança.

Ninguém disse que seria fácil e, além disso, os acidentes estarão sempre presentes. Mas, se passarmos por essa fase da melhor maneira possível, ela será menos traumática e complicada para todos.

O troninho será um grande aliado nesse momento, e é necessário escolher um modelo com base na praticidade e no conforto, não tanto pelo preço ou pelas cores marcantes. Basicamente, deve cumprir com seu objetivo e permitir que a criança se sinta segura e confortável quando precisar passar vários minutos sentada na mesma posição.

Troninho ou redutor de assento?

Primeiramente, precisamos decidir de que ‘lado’ estamos: do lado dos pais que preferem que os filhos usem um troninho ou do lado daqueles que compram um redutor de assento. Existem até mesmo pais que têm as duas opções, de acordo com a ocasião.

As vantagens do troninho são, a princípio, o fato de que as crianças se sentem mais confortáveis ​​e seguras porque conseguem tocar o chão com os pés. 

Além disso, se elas já estiverem no maternal, costuma ser o objeto que usam na escola e é melhor que elas se acostumem a uma única opção. Não devemos nos esquecer de que a rotina é essencial para as crianças.

Tipos de troninho para bebês

Embora o troninho tenha a desvantagem de precisar ser esvaziado e limpo toda vez que a criança fizer as suas necessidades, o lado bom é que o pequeno se sentirá mais confiante e terá algo que é só dele. Mais tarde, poderemos comprar um redutor e passar para a próxima etapa.

Isso envolverá, sem dúvida, um aprendizado duplo e mais paciência por parte dos pais. No entanto, o lado bom é que o processo ‘básico’ já terá sido aprendido e será apenas uma questão de mudar de cenário, por assim dizer.

Quais são os tipos de troninho para bebês

Atualmente, temos inúmeras possibilidades para comprar um arsenal de produtos e objetos para o bebêO troninho não é uma exceção: tem de todas as cores, tamanhos e formatos que você possa imaginar! Poderíamos dividi-los em quatro grupos:

1. Troninho com música

Nesse primeiro grupo, existem modelos de troninhos que, além de terem um design divertido, também oferecem diferentes músicas divertidas. Como nem todas as crianças ficam sentadas durante longos períodos, a possibilidade de ouvir músicas faz com que elas fiquem pelo menos durante mais alguns minutos no troninho. 

2. Troninho sem música

Esses troninhos ‘básicos’, por assim dizer, não possuem tanta tecnologia quanto os anteriores. Certamente, são muito mais acessíveis.

Isso não significa que não sejam confortáveis ​​ou coloridos, mas talvez eles exijam um pouco mais de criatividade por parte dos pais para que as crianças fiquem quietas. Por exemplo, é possível ler uma história para elas.

“Entre os dois e os três anos de idade, as crianças já são física e evolutivamente capazes de abandonar as fraldas.”

3. Troninho 3 em 1

Essa opção é uma das mais interessantes, devido à sua adaptabilidade de acordo com a situação. É composto, assim como o próprio nome indica, por três partes.

Uma é o troninho em si, com um recipiente que pode ser facilmente removido para que seja esvaziado. Outra é o adaptador para o vaso sanitário. E o terceiro é a estrutura que contém tudo e que se transforma em um assento ou banco. É o troninho perfeito para o pequeno se levantar e alcançar a pia.

Tipos de troninho para bebês

4. Troninho de viagem

Se formos sair de férias justamente enquanto estamos na ‘missão de sair das fraldas’, podemos usar esse tipo de troninhoEle vem com um adaptador para o vaso sanitário, é dobrável, compacto, fácil de lavar e de transportar. Também podemos levá-lo quando formos visitar alguém, se não quisermos que o nosso filho ‘volte’ para as fraldas.

Sem dúvida, existem outros tipos de troninho para bebês, embora esses quatro sejam os mais conhecidos e populares. Não deixe visitar as lojas e verificar as opções e preços. Você verá que o esforço e a paciência serão recompensados!